PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE ACESSIBILIDADE PARA ESTUDANTES AUTISTAS NO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17765/1516-2664.2021v26n1p115-127

Palavras-chave:

Acessibilidade, Autismo, Ensino superior, Professores

Resumo

Este artigo analisa as condições de acessibilidade de estudantes com autismo no ensino superior a partir da percepção de professores(as). A pesquisa qualitativa, optou pelo questionário online como técnica de coleta de informações, com questões aberta e fechadas. Participaram dez professores(as) de estudantes com autismo matriculados em suas disciplinas de graduação. A análise dos dados teve como base a análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram ações dos docentes voltadas à acessibilidade para os estudantes com autismo se centram mais na dimensão metodológica do que na atitudinal. Destacam a importância do diagnóstico e a tendência tê-lo como determinante da ação pedagógica. Denunciam as condições imposta pelas IES, como o número alto de estudantes por turma e as demandas cotidianas na instituição, os quais dificultam o trabalho docente.

Biografia do Autor

Solange Cristina da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutora em Psicologia e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis (SC), Brasil.

Daniela Ribeiro Schneider, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), São Paulo (SP); Professora titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis (SC), Brasil.

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

Cristina da Silva, S. ., & Ribeiro Schneider, D. . (2021). PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE ACESSIBILIDADE PARA ESTUDANTES AUTISTAS NO ENSINO SUPERIOR . Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 26(1), 115–127. https://doi.org/10.17765/1516-2664.2021v26n1p115-127

Edição

Seção

Artigos Originais