A LICENCIATURA EM QUÍMICA DE UM INSTITUTO FEDERAL: RACIONALIDADES FORMATIVAS SOB ANÁLISE
DOI:
https://doi.org/10.17765/1516-2664.2021v26n1p9-21Palavras-chave:
Licenciatura em Química, Institutos federais, Formação docenteResumo
Este trabalho relata a pesquisa sobre o curso de Licenciatura em Química (que iniciou suas atividades no ano de 2015) do campus de um instituto federal situado no Rio Grande do Sul. Trata-se de um estudo de caso qualitativo, baseado em fonte documental e nos dados obtidos pela aplicação de questionários a docentes e discentes do curso. Busca-se investigar quais são os afastamentos ou as aproximações do curso investigado (em termos de concepção curricular e práticas formativas que são proporcionadas, suas racionalidades subjacentes) em relação a outros cursos de licenciatura (que possuem tempo de existência maior), com características já explicitadas/ criticadas pela literatura acadêmica. Foi utilizada a análise de conteúdo para categorização dos dados textuais obtidos e adotada a escala Likert, em perguntas feitas aos sujeitos. Os dados curriculares obtidos revelam espaço majoritário para disciplinas que abordam conhecimentos específicos de Química, indicando uma possível predominância de processos transmissivos de conteúdos, sem que sejam previstas formas efetivas de articulação com conhecimentos pedagógicos (típicos do magistério). Contudo, as respostas fornecidas pelos sujeitos, representantes do curso, também mostram que são valorizados aspectos práticos e críticos na formação proporcionada. Ao final, são apontados alguns desafios emergentes deste trabalho, pertinentes ao tema da formação docente nos institutos federais e à área de Educação em Ciências da Natureza.Referências
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