REREADING AND CRITICAL DEBATE: CURRICULUM, KNOWLEDGE AND CULTURE OF BRAZILIAN EDUCATIONAL POLICY

  • Juliana de Aquino Fonseca Doronin Assistente Social e Doutoranda em Ciências Sociais (PUC-SP)
  • Giovanna de Aquino Fonseca Araujo Historiadora com pós-doutorado em História (UFCG) e-mail:giovannaaquino@ig.com.br
  • Amanda Boza Gonçalves Carvalho Assistente Social da Prefeitura Municipal de Londrina e Docente da UNOPAR, Brasil.
Keywords: Education, inequality, Social cohesion, Education policy, Neoliberal project.

Abstract

A critical debate on current Brazilian educational policy is forwarded through a bibliographical review and a critical analysis of the Educational Ministry´s document titled ‘Investigations on the Curriculum: curriculum, knowledge and culture”, by Moreira and Cadau (2007). The policy is linked to the neoliberal project influenced by international policies and developments, especially with regard to curriculum, knowledge and culture. The text was analyzed through discussions and debates by educational authors and rereading of specific documents, such as the Report Delors, RCNEI, PCN and others that foregrounded theoretically the above mentioned ministerial document. Analyses comprised the identification of messages in the report on several conceptual contradictions and/or conflicts inherent to the neoliberal project executed in Brazil since the 1990s. This may be seen when educational policy defends respect to diversity to overcome inequalities without discussing the causes of inequalities. This boils down to the fact that it is corroborating with the maintenance of inequality. For example, the term ‘social cohesion’ is not synonymous with ‘the struggle against inequalities’. On the contrary, it may even naturalize inequalities. Results show that, although the authors of the text propose investigations for a ‘new curriculum’, they repeat what has already been posited by international organisms. In fact, they bring propositions of educational policy with their non-coherences and conceptual contradictions.

Author Biographies

Juliana de Aquino Fonseca Doronin, Assistente Social e Doutoranda em Ciências Sociais (PUC-SP)
Doutoranda em Ciências Sociais PUCSP (2016-atual), possui mestrado em Ciências Sociais UEM (2012-2014) , especialização em Saúde Coletiva UEM (2004-2005) e graduação em Serviço Social UEPB (1995-1999. Esteve recentemente por dois anos, como professora no Curso de Serviço Social da UNESPAR (campus Paranavaí-Pr), onde lecionou disciplinas, coordenou curso de extensão com discentes junto aos idosos do Município de Paranavaí, orientou TCC e Supervisionou Estágio. É integrante da equipe editorial da Revista Veredas (UNIFAVIP-DeVry) e presta serviços eventuais para Instituto AOCP/Maringá coordenando banca de Assistentes Sociais no Trabalho de Análise Socioeconômica de candidatos que solicitam isenção de taxa de inscrição e reserva de vagas em vestibulares e para ÁPICE Consultoria na elaboração de questões para Certame, Processo Seletivo Simplificado e Concurso Público. Possui experiência em: 1- Docência na FAFIPA -Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí em 2007 atualmente UNESPAR , tendo retornado em 2015 até 2017, no curso de Serviço Social . Ainda na docência atuou como Professora Tutora Externa da UNIASSELVI -Pólo Maringá do Curso de Serviço Social, ; Professora no CESUMAR , atual UNICESUMAR (Centro Universitário Cesumar); participação de banca enquanto Professora Convidada na Pós-graduação stricto sensu da UNOPAR (Curso de Especialização em Gestão Social: Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos) e elaboração de questões para ANHANGUERA; 2- Consultoria na elaboração de Projetos Social de Entidades para inscrição junto ao Conselho de Assistência Social ; 3- Enquanto profissional ocupou cargo como Assistente Social na ABEC - Colégio Marista de Maringá, responsável pela parte filantrópica da Instituição assim como na área organizacional , também no Colégio Sagrado Coração de Jesus em Nova Esperança-Pr; Hospital Universitário de Maringá (HUM) , Hospital Santa Rita em Maringá; SPA em água Boa-Pr e Clinica Santa Clara em Recife-PE, SEMAS (Centro de Convivência do Idoso), possuindo portanto experiência nas áreas de Serviço Social organizacional, Saúde, Educação e Assistência com ênfase no Idoso. Participou também de duas gestões do COMAS-Conselho Municipal de Assistência Social, na cadeira do NUCRESS (Trabalhadores de Setor) e ABEC (Captação de recursos) e do CMDCA-Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, também representando o NUCRESS, região de Maringá. Foi bolsista da CAPES na ocasião do Mestrado (2012-2014).
Giovanna de Aquino Fonseca Araujo, Historiadora com pós-doutorado em História (UFCG) e-mail:giovannaaquino@ig.com.br
Possui graduação em Licenciatura Plena Em História pela Universidade Estadual da Paraíba (1999), mestrado em Ciências da Sociedade pela Universidade Estadual da Paraíba (2005), doutorado em História pela Universidade do Minho (2011), doutorado em História pela Universidade Federal da Bahia (2011) e Pós-doutorado na Universidade Federal de Campina Grande, junto ao Programa de Pós Graduação em História (2017). Como profissional, desde 2006.1, é professora da Unifavip Devry- Caruaru; desde 2003, é estatutária da Prefeitura Municipal de Campina Grande, professora de história e desde 2006 é professora de história e filosofia da Prefeitura Municipal de Pocinhos. Além da História contemporânea, tem experiência na área de Patrimônio material e imaterial, cultura popular, cultura brasileira, diversidade cultural, história oral, análise do discurso, identidades plurais e Ensino de História. É Integrante do grupo de pesquisa: História da cultura do mundo luso-brasileiro, liderado pela Profa. Dra. Lígia Bellini (UFBA) e do Centro de Estudos Interdisciplinares do século XX- CEIS 20, Universidade de Coimbra, Portugal, coordenado pelo Prof. Antônio Pedro Pita.
Amanda Boza Gonçalves Carvalho, Assistente Social da Prefeitura Municipal de Londrina e Docente da UNOPAR, Brasil.
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (2004), pós-graduação em Gestão de Pessoas e mestrado em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Atualmente é docente do curso de Serviço Social da UNOPAR e Coordenadora do CREAS 2 - medidas socioeducativas, da Prefeitura do Município de Londrina. Tem experiência na área de Serviço Social na educação, socioeducação e organizacional.

References

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Published
2018-12-28
Section
Artigos de Revisão