RELEITURA E DEBATE CRÍTICO: CURRÍCULO, CONHECIMENTO E CULTURA DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA

  • Juliana de Aquino Fonseca Doronin Assistente Social e Doutoranda em Ciências Sociais (PUC-SP)
  • Giovanna de Aquino Fonseca Araujo Historiadora com pós-doutorado em História (UFCG) e-mail:giovannaaquino@ig.com.br
  • Amanda Boza Gonçalves Carvalho Assistente Social da Prefeitura Municipal de Londrina e Docente da UNOPAR, Brasil.
Palavras-chave: Educação, Desigualdade, Coesão social, Política de educação, Projeto neoliberal.

Resumo

O objetivo do texto consiste no debate crítico da atual política educacional brasileira vinculada ao projeto neoliberal que possuí influência da política internacional e seus desdobramentos, com destaque para o currículo, conhecimento e a cultura. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e análise crítica do documento ministerial intitulado “Indagações sobre Currículo: currículo, conhecimento e cultura”, elaborado por Moreira e Cadau (2007). Realizamos estudo do texto trazendo discussões e reflexões de autores da educação e releituras de documentos específicos como o “Relatório Delors”; RCNEI; PCN’s e outros que serviram de aporte teórico e documentais para análise do citado documento ministerial. As análises partiram da percepção da identificação de mensagens trazidas nos termos utilizados na redação do relatório que ilustram diversas contradições e /ou conflitos conceituais, peculiares do projeto Neoliberal vigente em nosso país, a partir dos anos 90. Isso se evidencia, por exemplo, quando a política de educação defende a necessidade de respeito à diversidade para superação das desigualdades, sem refletir sobre os fatores causais de tais desigualdades, corroborando, portanto, com a manutenção dessa desigualdade, uma vez que utilizam termos como “coesão social”, no qual sabemos que não é sinônimo de “luta das desigualdades”, pelo contrário; ela é possibilidade de naturalização das desigualdades. Concluímos, que apesar dos especialistas elaboradores do texto analisado proporem reflexões para “um novo currículo”, acabam por reiterar o que já está posto pelos organismos internacionais, uma vez que trazem as proposições da política educacional com suas incoerências e contradições conceituais.

Biografia do Autor

Juliana de Aquino Fonseca Doronin, Assistente Social e Doutoranda em Ciências Sociais (PUC-SP)
Doutoranda em Ciências Sociais PUCSP (2016-atual), possui mestrado em Ciências Sociais UEM (2012-2014) , especialização em Saúde Coletiva UEM (2004-2005) e graduação em Serviço Social UEPB (1995-1999. Esteve recentemente por dois anos, como professora no Curso de Serviço Social da UNESPAR (campus Paranavaí-Pr), onde lecionou disciplinas, coordenou curso de extensão com discentes junto aos idosos do Município de Paranavaí, orientou TCC e Supervisionou Estágio. É integrante da equipe editorial da Revista Veredas (UNIFAVIP-DeVry) e presta serviços eventuais para Instituto AOCP/Maringá coordenando banca de Assistentes Sociais no Trabalho de Análise Socioeconômica de candidatos que solicitam isenção de taxa de inscrição e reserva de vagas em vestibulares e para ÁPICE Consultoria na elaboração de questões para Certame, Processo Seletivo Simplificado e Concurso Público. Possui experiência em: 1- Docência na FAFIPA -Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí em 2007 atualmente UNESPAR , tendo retornado em 2015 até 2017, no curso de Serviço Social . Ainda na docência atuou como Professora Tutora Externa da UNIASSELVI -Pólo Maringá do Curso de Serviço Social, ; Professora no CESUMAR , atual UNICESUMAR (Centro Universitário Cesumar); participação de banca enquanto Professora Convidada na Pós-graduação stricto sensu da UNOPAR (Curso de Especialização em Gestão Social: Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos) e elaboração de questões para ANHANGUERA; 2- Consultoria na elaboração de Projetos Social de Entidades para inscrição junto ao Conselho de Assistência Social ; 3- Enquanto profissional ocupou cargo como Assistente Social na ABEC - Colégio Marista de Maringá, responsável pela parte filantrópica da Instituição assim como na área organizacional , também no Colégio Sagrado Coração de Jesus em Nova Esperança-Pr; Hospital Universitário de Maringá (HUM) , Hospital Santa Rita em Maringá; SPA em água Boa-Pr e Clinica Santa Clara em Recife-PE, SEMAS (Centro de Convivência do Idoso), possuindo portanto experiência nas áreas de Serviço Social organizacional, Saúde, Educação e Assistência com ênfase no Idoso. Participou também de duas gestões do COMAS-Conselho Municipal de Assistência Social, na cadeira do NUCRESS (Trabalhadores de Setor) e ABEC (Captação de recursos) e do CMDCA-Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, também representando o NUCRESS, região de Maringá. Foi bolsista da CAPES na ocasião do Mestrado (2012-2014).
Giovanna de Aquino Fonseca Araujo, Historiadora com pós-doutorado em História (UFCG) e-mail:giovannaaquino@ig.com.br
Possui graduação em Licenciatura Plena Em História pela Universidade Estadual da Paraíba (1999), mestrado em Ciências da Sociedade pela Universidade Estadual da Paraíba (2005), doutorado em História pela Universidade do Minho (2011), doutorado em História pela Universidade Federal da Bahia (2011) e Pós-doutorado na Universidade Federal de Campina Grande, junto ao Programa de Pós Graduação em História (2017). Como profissional, desde 2006.1, é professora da Unifavip Devry- Caruaru; desde 2003, é estatutária da Prefeitura Municipal de Campina Grande, professora de história e desde 2006 é professora de história e filosofia da Prefeitura Municipal de Pocinhos. Além da História contemporânea, tem experiência na área de Patrimônio material e imaterial, cultura popular, cultura brasileira, diversidade cultural, história oral, análise do discurso, identidades plurais e Ensino de História. É Integrante do grupo de pesquisa: História da cultura do mundo luso-brasileiro, liderado pela Profa. Dra. Lígia Bellini (UFBA) e do Centro de Estudos Interdisciplinares do século XX- CEIS 20, Universidade de Coimbra, Portugal, coordenado pelo Prof. Antônio Pedro Pita.
Amanda Boza Gonçalves Carvalho, Assistente Social da Prefeitura Municipal de Londrina e Docente da UNOPAR, Brasil.
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (2004), pós-graduação em Gestão de Pessoas e mestrado em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Atualmente é docente do curso de Serviço Social da UNOPAR e Coordenadora do CREAS 2 - medidas socioeducativas, da Prefeitura do Município de Londrina. Tem experiência na área de Serviço Social na educação, socioeducação e organizacional.

Referências

CARVALHO, E.J.G. Educação e Diversidade Cultural. In: CARVALHO, E.J.G.; FAUSTINO, R.C. Educação e Diversidade Cultural. Maringá: EDUEM, 2010, p. 17-54.

DELORS, J. (Org.). Educação um tesouro a descobrir: relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

GALUCH, M.T.B.; PALANGANA, I. C. Experiência, cultura e formação no contexto das relações de produção capitalistas. Intermeio (UFMS), v. 15, p. 71-87, 2008.

GALUCH, M.T.B.; SFORNI, M.S.F. Interfaces entre políticas educacionais, prática pedagógica e formação humana. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 6, n. 1, p. 55-66, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/view/1862/199. 07 maio 2018

LIBÂNEO, J.C. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 1, jan/mar, 2012, p.13-28. Disponível em: . 07 maio 2018

MORAES, M. C. M. O Recuo da Teoria. In: MORAES, M.C. M. (Org.). Iluminismo às avessas: produção de conhecimento e políticas de formação docente. Rio de janeiro: DP&A, 2003. p.151-167.

MOREIRA, A. F.; CANDAU, V. Indagações sobre Currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gopv.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag3.pdf>. Acesso em: 07 maio 2018.

SAVIANI, D. O Neopositivismo e suas variantes: neo-ecolanovismo, neoconstrutivismo, neotecnicismo (1991-2001). In: SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

Publicado
2018-12-28
Seção
Artigos de Revisão