THE TEACHING OF SCIENCE IN BASIC EDUCATION AND INITIAL FORMATION OF THE TEACHER-PEDAGOGUE

  • Tais Leal Murta Programa de Pós Graduação em Educação da UEM. (PPE). Àrea de concentração:Mestrado em educação
  • Geiva Carolina Calsa Programa de Pós Graduação em Educação da UEM. (PPE). Àrea de concentração:Mestrado em educação
Keywords: Bibliographical review, Teacher formation, Teaching of Science in Basic Education.

Abstract

A state-of-the-art investigation is undertaken to understand how it is being investigated and undertaken in Basic Education from themes referring to the formation of the teacher-pedagogue of the teaching of Science at the start of his career. Study ranged between 2010 and 2015, with detailed bibliography on the sites of The Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) Coordination for the upgrading of personnel in Higher Education (CAPES) and Scientific Electronic Library Online (Scielo). The development of the review may be seen in the states and criteria used to search for research works by fifteen keyword compositions to identify productions on the theme. Results provided a vast panorama that allowed one to understand the formation of the teacher-pedagogue and of the teaching of sciences of the teacher at the start of his career. Researches are specific and show issues in science teaching and the need of deeper studies and guidelines on the discussions. One may thus identify part of the production and academic research in this area of knowledge. Due to the gaps, current research shall contribute towards the widening of knowledge on this scientific approach.

Author Biographies

Tais Leal Murta, Programa de Pós Graduação em Educação da UEM. (PPE). Àrea de concentração:Mestrado em educação
Mestre em Educação pela UEM. Docente da Fainsep- Faculdade Instituto Superior de Educação de Maringá.
Geiva Carolina Calsa, Programa de Pós Graduação em Educação da UEM. (PPE). Àrea de concentração:Mestrado em educação
Doutora em Educação pela UNICAMP. Docente do Programa de Pós graduação em Educação da UEM.

References

AMARAL, L. C. do. Letramento científico em ciências: investigando processos de mediação para a construção dos saberes científicos em espaços não formais de ensino. 2014. 116f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

ARRUDA, S. M.; PASSOS, M. M. Da psicanálise ao ensino de ciências: o “desejo do docente” e o “professor como um lugar”. Ciência & Educação, Bauru, v.18, n.1, 2012.

AUGUSTO, T. G. S. A formação de professoras para o ensino de ciências nas series iniciais: análise dos efeitos de uma proposta inovadora. 2010. 315f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2010.

BELUSCI, H. T. Impasses na formação inicial de professores de ciências nas series iniciais. 2008. 114f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

BIZERRA, C.C. Tendências e formas de enfretamento da formação continuada, como profissional docente: um estudo em representações sociais. 2012. 115f. Tese (Doutorado em Letras e Ciências Humanas) – Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias, 2012.

BONELLI, S. M. S. O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: ressignificando a formação de professores. 2014. 152f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

BOZZO, M. V. Identificação dos perfis das pesquisas em argumentação no ensino de ciências no período de 1988 a 2008. 2011. 159f. Dissertação (Mestrado em Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Biociência, Faculdade de Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

EPOGLOU, A. O ensino de ciências em uma perspectiva freireana: aproximações entre teoria e prática na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. 308f. Doutorado (Tese em Ensino de Química) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

FERREIRA, R. M. S. Letramento científico: conhecimentos construídos ao longo do ensino fundamental. 2013. 84f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

GALIAN, C. V. A. A prática pedagógica e a criação de um contexto favorável para a aprendizagem de ciências no ensino fundamental. Ciência & Educação, v. 18, n. 2, p. 419-433, 2012.

LABARCE, E. C. Atividades práticas no ensino de ciências: saberes docentes e formação do professor. 2014. 232f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, 2014.

LACAN, J. O seminário. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. (Livro 11: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise).

LEBOEUF, H. A. Formação de professores para os anos iniciais: uma experiência com o ensino de ciências. 2011. 171f. Dissertação (Mestrado Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Londrina, 2011.

LOPES, G. Z. L. Dimensões sociais de ciência e tecnologia: representações sociais de alunos de escolas públicas de um município paulista. 2010. 112f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de São Carlos. (2010).

LOUZADA, M. A. A ciência na educação formal: investigando possibilidades de problematização das questões socioambientais. 131f. Dissertação (mestrado em Cultura, organização e educação) - Faculdade de educação da Universidade de São Paulo, São Paulo. 2014.

MACHADO, L. B. Profissão docente: o consenso das representações sociais de professores iniciantes-UFPE. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPEd, 37., 2015. Anais... Florianópolis: Ed. UFSC, 2015.

MARTINELLI, R. O. Pensamento complexo: representações de professores de ciências e matemática. 2010. 153f. Dissertação (Mestrado Educação em Ciências e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

NIGRO, R. G.; AZEVEDO, M. N. Ensino de ciências no fundamental 1: perfil de um grupo de professores em formação continuada num contexto de alfabetização científica. Ciênc. educ. (Bauru) [online], v. 17, n. 3, p.705-720, 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132011000300012.

PEREIRA, T. Discursos que produzem sentidos sobre o ensino de ciências nos anos iniciais de escolaridade. Educação em Revista, v. 27 n. 2, p.151-176, 2011.

PILAN, F. C. O conhecimento do senso comum e os limites da inteligência artificial. 2012. 100f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, 2012.

POLINO, S. G. Políticas públicas educacionais e ensino de ciências: dificuldades e potencialidades. 2012. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

QUINTANILHA, E. C. Representações de estudantes do curso de pedagogia e de professores da rede pública sobre alunos dos anos iniciais. 2010. 155f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2010.

SANTOS, N. B. Representações sociais do ensino de ciências por professores da educação básica. 2011. 98f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, 2011.

SCHIRMER, S. B. Textos originais de cientistas e textos sobre história das ideias da ciência em uma proposta didática sobre ótica na formação inicial de professores de física. 2012. 154f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.

SILVA, A. S. Pesquisa no ensino de ciências: estudo de caso numa organização curricular por ciclos de formação. 2012. 101f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, 2012.

SILVA, F.; CUNHA, A. M. Método científico e prática docente: as representações sociais de professores de ciências do ensino fundamental. Ciência & Educação, v. 18, n. 1, p. 41-54, 2012.

STOQUE, F. M. V. Indicadores da alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental e aprendizagens profissionais da docência na formação inicial. 2011. 231f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, 2011.

Published
2018-12-28
Section
Artigos de Revisão