O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR PEDAGOGO

  • Tais Leal Murta Programa de Pós Graduação em Educação da UEM. (PPE). Àrea de concentração:Mestrado em educação
  • Geiva Carolina Calsa Programa de Pós Graduação em Educação da UEM. (PPE). Àrea de concentração:Mestrado em educação
Palavras-chave: Revisão bibliográfica, Formação de professor, Ensino de ciências da educação básica.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar revisão investigativa no estudo da arte para compreender como a mesma vem sendo investigada e efetivada na educação básica, a partir de assuntos referentes à formação do professor pedagogo do ensino de ciências, em início de carreira. O referido estudo abarcou o período de busca entre os anos 2010 a 2015, com detalhada revisão bibliográfica nos sites da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e no Scientific Electronic Library Online (Scielo). O desenvolvimento desta revisão evidencia-se inicialmente nas etapas e critérios que foram usados para busca dos trabalhos por meio de 15 composições de palavras-chave, com intuito de identificar as produções que existem sobre a referida temática. Como resultado, obteve-se um panorama bastante amplo que permite compreender a formação do professor pedagogo e do ensino de ciências do docente em início de carreira, defendida pelos trabalhos analisados. Destaca-se que as pesquisas são pontuais e específicas, mostrando problemas na efetivação da docência no ensino de ciências e a necessidade de aprofundamento e diretrizes dessa discussão. Desta forma, por meio desse percurso, considera-se que seja possível identificar parte do que existe de produção e pesquisas acadêmicas nesta área do conhecimento. Mediante as lacunas encontradas, pretende-se, com essa pesquisa, contribuir para que se alarguem os conhecimentos dessa abordagem científica.

Biografia do Autor

Tais Leal Murta, Programa de Pós Graduação em Educação da UEM. (PPE). Àrea de concentração:Mestrado em educação
Mestre em Educação pela UEM. Docente da Fainsep- Faculdade Instituto Superior de Educação de Maringá.
Geiva Carolina Calsa, Programa de Pós Graduação em Educação da UEM. (PPE). Àrea de concentração:Mestrado em educação
Doutora em Educação pela UNICAMP. Docente do Programa de Pós graduação em Educação da UEM.

Referências

AMARAL, L. C. do. Letramento científico em ciências: investigando processos de mediação para a construção dos saberes científicos em espaços não formais de ensino. 2014. 116f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

ARRUDA, S. M.; PASSOS, M. M. Da psicanálise ao ensino de ciências: o “desejo do docente” e o “professor como um lugar”. Ciência & Educação, Bauru, v.18, n.1, 2012.

AUGUSTO, T. G. S. A formação de professoras para o ensino de ciências nas series iniciais: análise dos efeitos de uma proposta inovadora. 2010. 315f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2010.

BELUSCI, H. T. Impasses na formação inicial de professores de ciências nas series iniciais. 2008. 114f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

BIZERRA, C.C. Tendências e formas de enfretamento da formação continuada, como profissional docente: um estudo em representações sociais. 2012. 115f. Tese (Doutorado em Letras e Ciências Humanas) – Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias, 2012.

BONELLI, S. M. S. O ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: ressignificando a formação de professores. 2014. 152f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

BOZZO, M. V. Identificação dos perfis das pesquisas em argumentação no ensino de ciências no período de 1988 a 2008. 2011. 159f. Dissertação (Mestrado em Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Biociência, Faculdade de Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

EPOGLOU, A. O ensino de ciências em uma perspectiva freireana: aproximações entre teoria e prática na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. 308f. Doutorado (Tese em Ensino de Química) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

FERREIRA, R. M. S. Letramento científico: conhecimentos construídos ao longo do ensino fundamental. 2013. 84f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

GALIAN, C. V. A. A prática pedagógica e a criação de um contexto favorável para a aprendizagem de ciências no ensino fundamental. Ciência & Educação, v. 18, n. 2, p. 419-433, 2012.

LABARCE, E. C. Atividades práticas no ensino de ciências: saberes docentes e formação do professor. 2014. 232f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, 2014.

LACAN, J. O seminário. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. (Livro 11: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise).

LEBOEUF, H. A. Formação de professores para os anos iniciais: uma experiência com o ensino de ciências. 2011. 171f. Dissertação (Mestrado Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Londrina, 2011.

LOPES, G. Z. L. Dimensões sociais de ciência e tecnologia: representações sociais de alunos de escolas públicas de um município paulista. 2010. 112f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de São Carlos. (2010).

LOUZADA, M. A. A ciência na educação formal: investigando possibilidades de problematização das questões socioambientais. 131f. Dissertação (mestrado em Cultura, organização e educação) - Faculdade de educação da Universidade de São Paulo, São Paulo. 2014.

MACHADO, L. B. Profissão docente: o consenso das representações sociais de professores iniciantes-UFPE. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPEd, 37., 2015. Anais... Florianópolis: Ed. UFSC, 2015.

MARTINELLI, R. O. Pensamento complexo: representações de professores de ciências e matemática. 2010. 153f. Dissertação (Mestrado Educação em Ciências e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

NIGRO, R. G.; AZEVEDO, M. N. Ensino de ciências no fundamental 1: perfil de um grupo de professores em formação continuada num contexto de alfabetização científica. Ciênc. educ. (Bauru) [online], v. 17, n. 3, p.705-720, 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132011000300012.

PEREIRA, T. Discursos que produzem sentidos sobre o ensino de ciências nos anos iniciais de escolaridade. Educação em Revista, v. 27 n. 2, p.151-176, 2011.

PILAN, F. C. O conhecimento do senso comum e os limites da inteligência artificial. 2012. 100f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, 2012.

POLINO, S. G. Políticas públicas educacionais e ensino de ciências: dificuldades e potencialidades. 2012. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

QUINTANILHA, E. C. Representações de estudantes do curso de pedagogia e de professores da rede pública sobre alunos dos anos iniciais. 2010. 155f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2010.

SANTOS, N. B. Representações sociais do ensino de ciências por professores da educação básica. 2011. 98f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, 2011.

SCHIRMER, S. B. Textos originais de cientistas e textos sobre história das ideias da ciência em uma proposta didática sobre ótica na formação inicial de professores de física. 2012. 154f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.

SILVA, A. S. Pesquisa no ensino de ciências: estudo de caso numa organização curricular por ciclos de formação. 2012. 101f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, 2012.

SILVA, F.; CUNHA, A. M. Método científico e prática docente: as representações sociais de professores de ciências do ensino fundamental. Ciência & Educação, v. 18, n. 1, p. 41-54, 2012.

STOQUE, F. M. V. Indicadores da alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental e aprendizagens profissionais da docência na formação inicial. 2011. 231f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, 2011.

Publicado
2018-12-28
Seção
Artigos de Revisão