A (DES)MOTIVAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavras-chave: (Des)motivação, Educação infantil, Professor(a)

Resumo

Este artigo tem o objetivo de discutir sobre a (des)motivação de professores no contexto de educação infantil, para isso, realizou-se um estudo bibliográfico que trabalhos acadêmicos disponíveis no Google Scholar, assim foram selecionados na construção deste texto os que se aproximaram da temática em discussão. A educação infantil atende crianças pequenas entre zero a cinco anos, em que o trabalho é ancorado nos pilares educar, cuidar e brincar que são importantes para o seu desenvolvimento, por isso a ação educativa deve ser voltada para o lúdico, incentivando a sua imaginação. Há necessidade de pesquisas que discutem acerca da (des)motivação na educação infantil. Observou-se que entre as causas da desmotivação desses profissionais estão a precarização do trabalho pela falta de materiais e o baixo salário que é pago, a falta de formação e de valorização por parte tanto dos pais, da direção da instituição e das políticas públicas.

Biografia do Autor

Daiane Medina Larroza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Graduada em pedagogia, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campus de Ponta Porã- MS.
Maria Luzia Silva Santana , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Doutora e Mestra em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília; Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS; Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da FAED/UFMS, Brasil.

Referências

ANDRADE, Lucimary Bernabé Pedrosa de. Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. Disponível em: http://books.scielo.org. Acesso em: 10 ago. 2019.

BARBOSA, M. C. S.; HORN, M. G. S. Organização do espaço e do tempo na escola infantil. In: CRAIDY, Carmem Maria; KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva. Educação infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 67-79.

BERTONCELI, Mariane; MARTINS, Suely. A valorização ou precarização do trabalho docente na educação infantil. In: SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR, 10., 2016, Campinas–SP. Anais [...]. Campinas, SP2016. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/eventos/histedbr2016/anais/pdf/1080-2874-1-pb.pdf. Acesso em: 15 set. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - Educação é a Base, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 05 ago. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BROOKER, Liz. Modificando o panorama da infância inicial. In: MOYLKES, Janet (org.). Fundamentos da educação infantil: enfrentando o desafio. Porto Alegre: Artmed, 2010.

CANDAU, Vera Maria. Formação Continuada de Professores: Tendências Atuais. In: CANDAU, Vera Maria (org.). 4. ed. Magistério: construção cotidiana. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

CARVALHO, Darcilane Maria de; ARAÚJO, Sabrina Costa Feitosa; PINHEIRO, Francisco Vinícius Rocha; DIAS, Luciana Silva. Educação infantil: desafios eperspectivas. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE-SIPD (CÁTEDRA UNESCO), 5., 2015. Anais [...]. UNESCO, 2015.

FERREIRA, Andre; DEMUTTI, Carolina Medeiros; GIMENEZ, Paulo Eduardo Oliveira. A teoria das necessidades de Maslow: a influência do nível educacional sobre a sua percepção no ambiente de trabalho. In: SEAMAD, 13., 2010. Anais […]. Disponível em: https https://www.etica.eco.br/sites/textos/teoria-de-maslow.pdf. Acesso em: 06 dez. 2018.

FIGUEIREDO, Ana Carolina Gimenes et al. A motivação influencia no desempenho das pessoas nas organizações?. In: ENCONTRO CIENTÍFICO E SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO UNISALESIANO, 5., 2015, Lins, São Paulo. Anais [...]. Lins, São Paulo 2015. Disponível em: http://www.unisalesiano.edu.br/simposio2015/publicado/artigo0143.pdf. Acesso em: 12 dez. 2018.

FURTADO, B. M. A. S. M.; ARAÚJO JÚNIOR, J. L. C. Percepção de enfermeiros sobre condições de trabalho em setor de emergência de um hospital. Acta Paul Enferm, 23(2), 169- 174, 2010.

GARCÍA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Editora. 1999.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HESKETH, J. L.; COSTA, M. T. P. M. Construção de um instrumento para medida de satisfação no trabalho. Revista de Administração de Empresas. Rio de Janeiro, 20(3): 59-68, jul./set. 1980. Disponível em: https://www.google.com/search?q=necessidades+maslow&oq=necessidades+maslow&aqs=chrome..69i57j0l5.5787j0j9&sourceid=chrome&ie=UTF-8#. Acesso em: 15 dez. 2018.

IBERNÓN, F. Formação do profissional da educação: forma-se para mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2001.

IRANDA, Maria do Rosário Amaral Correia. O impacto da desmotivação no desempenho dos professores. 168 f. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidade Católica Portuguesa, Porto, 2012. Disponível em: https://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/11906/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20Final%20-%20Ros%C3%A1rio-.pdf. Acesso em: 16 dez. 2018.

JESUS, Saul N. Motivação e formação de professores. Coimbra: Quarteto, 2000.

KISHIMOTO, T. M. Política de formação profissional para educação infantil: Pedagogia e Normal Superior. Educação & Sociedade, ano 20, n.68. dez. 1999.

MARTINS, Maria de Fátima Duarte et al. O trabalho das docentes da Educação Infantil e o mal-estar docente: o impacto dos aspectos psicossociais no adoecimento. Cad. psicol. soc. trab. São Paulo, v. 17, n. 2, p. 281-289, dez. 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-37172014000300010&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 set. 2018.

MASLOW, A. H. A Theory of human motivation. 1943. Disponível em: http://psychclassics.yorku.ca/Maslow/motivation.htm. Acesso em: 08 maio 2018.

PACHECO, Willyan Ramon de Souza; BARBOSA, João Paulo da Silva; FERNANDES, Dorgival Gonçalves. A relação teoria e prática no processo de formação docente. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, Cajazeiras, n. 2, suplementar, p. 332- 340, set. 2017. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/pesquisainterdisciplinar/article/view/380 Acesso em: 18 dez. 2018.

PASCHOAL, Jaqueline Delgado; MACHADO, Maria Cristina Gomes. A história da educação infantil no Brasil: avanços, retrocessos e desafios dessa modalidade educacional. Revista HISTEDBR On-Line, 9(33), 78-95, 2009. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639555/7124. Acesso em: 08 ago. 2019. Doi: https://doi.org/10.20396/rho.v9i33.8639555

SANTOS, Andressa Veida Nerisdos; MAMEDIO, Marilda de Paula. Desmotivação do profissional da educação. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, ESTÁGIO E DOCÊNCIA, 2016, Formosa. Anais [...]. Formosa: Universidade Estadual de Goiás, Formosa, 2016.

SILVA, Daniella Neves da. A desmotivação do professor em sala de aula, nas escolas públicas do município de São José dos Campos -SP. 2012. 51 f. Monografia (Especialização em Gestão Pública Municipal) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/1822/1/CT_GPM_II_2012_87.pdf. Acesso em: 20 dez. 2018.

VARGAS, Alessandra. Satisfação do professor municipal da região sul. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL - ANPED, 9., 2012, Caxias do Sul, RS. Anais [...]. Caxias do Sul: Universidade Caxias do Sul, 2012.

VIEIRA, Jarbas Santos; GONCALVES, Vanessa Bugs; MARTINS, Maria de Fátima Duarte. Trabalho docente e saúde das professoras de educação infantil de Pelotas, Rio Grande do Sul. Trab. educ. saúde, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 559-574, ago. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462016000200559&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 17 jan. 2018. Doi: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sip00119.

VIEIRA, Lívia Fraga; OLIVEIRA, Tiago Grama. As condições do trabalho docente na educação infantil no Brasil: alguns resultados de pesquisa (2002-2012). Revista Educação em Questão, Natal, v. 46, n. 32, p. 131-154 maio/ago. 2013.

VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Publicado
2020-07-31
Seção
Artigos de Revisão