JOHN DEWEY CONTRIBUIÇÕES EDUCACIONAIS: UM NOVO MODO DE PENSAR A ESCOLA

Palavras-chave: John Dewey, Escola, Ensino

Resumo

A presente pesquisa se constitui como um breve estudo bibliográfico, que objetivou discutir as contribuições de John Dewey como teórico que pensava e escrevia sobre e para a educação, considerando suas principais propostas para uma nova concepção de escola. Por meio da análise de algumas de suas obras como Democracia e educação (1959); Vida e educação (1975); e Experiência e educação (2010), abordam-se conceitos fundantes no pensamento do autor para a construção de uma nova proposta educativa, essa análise é feita a partir de sua crítica à escola e ao ensino tradicional. As discussões abordadas refletem a intencionalidade do autor em inovar a escola e a educação por meio da centralidade do aluno no processo de ensino e aprendizagem, da atuação mediadora do professor a partir do conceito de experiência.

Biografia do Autor

Gabriela Chem de Souza do Rosário, UEPG/Unicesumar
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2013). Especialização em Atendimento Educacional Especializado pela Unicesumar (2014) e em Gestão Educacional: Organização Escolar e Trabalho Pedagógico pela UEPG (2019) . Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa na linha de Ensino e Aprendizagem, pesquisa Coordenação Pedagógica e inclusão. Docente no curso de Pedagogia na Unicesumar Ponta Grossa.
Simone Aparecida Pinheiro de Almeida, Universidade Cesumar - UniCesumar
Doutora em Educação - UEPG. Mestre em Turismo e Hotelaria - UNIVALI. Especialista em Educação Patrimonial - UEPG, em Educação de Jovens e Adultos, em Mídias na Educação e em Educação do Campo pela UFPR. Especialista em Gestão Municipal pela UEPG. Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG. Bacharelado em Turismo pela Universidade Católica de Brasília. Graduada em Ciências Sociais e em Pedagogia pela UNIMES, Brasil.

Referências

ARANHA, M. L. A. Filosofia da educação. São Paulo: Moderna, 1996.

BRANCO, M. L. O sentido da educação democrática: revisitando o conceito de experiência educativa em John Dewey. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.2, p. 599-610, maio/ago. 2010.

DEWEY, J. Democracia e educação: introdução a filosofia da educação. São

Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.

DEWEY, J. Vida e educação. São Paulo: Melhoramentos, 1975.

DEWEY, J. Experiência e educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

DURANT, W. História da filosofia: vida e ideias dos grandes filósofos. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.

FERNANDES, J. P. M.; ARAÚJO, A. F.; DUJO, A. G. Democracia, inteligência e (boa) educação, na perspectiva de John Dewey. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, 2018.

Publicado
2020-07-31
Seção
Artigos de Revisão