Tempo de exposição a telas em lactentes: comparação pré e durante a pandemia da COVID-19
Resumo
Comparar o tempo de exposição a telas de lactentes entre os períodos pré e durante a pandemia da COVID-19 e averiguar fatores relacionados a exposição de tela durante esse período. Responderam ao “Questionário tempo de exposição a telas”, 63 responsáveis de lactentes, em dois períodos: pré e durante a pandemia COVID-19. Para a comparação entre os períodos, foi utilizado o teste de Wilcoxon Rank. Durante a pandemia da COVID-19, aumentou-se significativamente o tempo de telas, passando de mediana de 4 para 7 horas semanais, destacando-se a televisão como dispositivo mais utilizado. Observou-se a correlação entre idade do lactente e tempo de exposição a telas. Houve aumento do tempo de exposição a telas durante a pandemia da COVID-19 nos lactentes avaliados. O tempo total de telas apresentou uma correlação proporcional com a idade nos períodos avaliados, porém não se correlacionou com a realização de home-office dos responsáveis.Referências
1. Hill D, Ameenuddin N, Chassiakos YR, et al. Media and young minds. Pediatrics; 138. Epub ahead of print 2016. DOI: 10.1542/peds.2016-2591.
2. Duch H, Fisher EM, Ensari I, et al. Screen time use in children under 3 years old: A systematic review of correlates. International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity 2013; 10: 1.
3. Sociedade Brasileira de Pediatria. Uso saudável de telas, tecnologias e mídias nas creches, berçários e escolas. 2019; 1–5.
4. Pediatria SB de. Manual de Orientação: Menos telas Mais Saúde. Sociedade Brasileira de Pediatria 2019; 829: 11.
5. Sá C dos SC de, Pombo A, Luz C, et al. Covid-19 social isolation in brazil: effects on the physical activity routine of families with children TT - Distanciamento social covid-19 no brasil: efeitos sobre a rotina de atividade física de famílias com crianças. Rev Paul Pediatr (Ed Port, Online) 2021; 39: e2020159–e2020159.
6. Araújo LA de, Veloso CF, Souza M de C, et al. The potential impact of the COVID-19 pandemic on child growth and development: a systematic review. J Pediatr (Rio J) 2021; 97: 369–377.
7. Carroll N, Sadowski A, Laila A, et al. The impact of covid-19 on health behavior, stress, financial and food security among middle to high income canadian families with young children. Nutrients 2020; 12: 1–14.
8. Paudel S, Jancey J, Subedi N, et al. Correlates of mobile screen media use among children aged 0-8: A systematic review. BMJ Open 2017; 7: 1–12.
9. Hulley S, Cummings S, Browner W, et al. Delineando a pesquisa clínica. 4th ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.
10. Dawson B, Trapp RG. Basic & Clinical Biostatistics. 4th ed. McGraw-Hill, 2004.
11. Ozturk Eyimaya A, Yalçin Irmak A. Relationship between parenting practices and children’s screen time during the COVID-19 Pandemic in Turkey. J Pediatr Nurs 2021; 56: 24–29.
12. Kahn M, Schnabel O, Gradisar M, et al. Sleep, screen time and behaviour problems in preschool children: an actigraphy study. Eur Child Adolesc Psychiatry 2021; 30: 1793–1802.
13. Shinomiya Y, Yoshizaki A, Murata E, et al. Sleep and the general behavior of infants and parents during the closure of schools as a result of the covid-19 pandemic: Comparison with 2019 data. Children; 8. Epub ahead of print 1 February 2021. DOI: 10.3390/children8020168.
14. Waisman I, Hidalgo E, Rossi ML. Screen use among young children in a city of Argentina. Arch Argent Pediatr 2018; 116: e186–e195.
15. Wagner BE, Folk AL, Hahn SL, et al. Recreational screen time behaviors during the COVID-19 pandemic in the U.S.: A mixed-methods study among a diverse population-based sample of emerging adults. Int J Environ Res Public Health; 18. Epub ahead of print 1 May 2021. DOI: 10.3390/ijerph18094613.
16. Siegle CBH, Pombo A, Luz C, et al. Influences of family and household characteristics on children’s level of physical activity during social distancing due to covid-19 in Brazil. Revista Paulista de Pediatria; 39. Epub ahead of print 2020. DOI: 10.1590/1984-0462/2021/39/2020297.
17. Morrongiello BA, Cox A. Motor development as a context for understanding parent safety practices. Dev Psychobiol 2016; 58: 909–917.
18. Fox SE, Levitt P, Nelson CA. How the timing and quality of early experiences influence the development of brain architecture. Child Development 2010; 81: 28–40.
19. Knudsen EI. Sensitive Periods in the Development of the Brain and Behavior.
20. Kolb B, Mychasiuk R, Muhammad A, et al. Brain plasticity in the developing brain. In: Progress in Brain Research. Elsevier B.V., 2013, pp. 35–64.
21. Lenroot RK, Giedd JN. Brain development in children and adolescents: Insights from anatomical magnetic resonance imaging. Neuroscience and Biobehavioral Reviews 2006; 30: 718–729.
22. Azevedo Garcia P, Estevam Brom Vieira M, Kayenne Martins Roberto Formiga C, et al. Influência de fatores de risco no desenvolvimento neuromotor de lactentes pré-termo no primeiro ano de vida, https://www.revista.ueg.br/index.php/movimenta/article/view/7140 (2011).
23. Silva P, Santos D, Gonçalves V. Influência de práticas maternas no desenvolvimento motor de lactentes do 6o ao 12o meses de vida. Rev bras fisioter 2006; 10: 225.
24. Maia Morais JL, Alves da Silva PH, Mendonça Cavalcante C. O apego está na relação? Revisão sobre a sensibilidade materna no Brasil / Is the attachment in the relationship? Review on maternal sensitivity in Brazil. Revista de Psicologia 2022; 13: 112–125.
25. Anderson DR, Subrahmanyam K. Digital screen media and cognitive development. Pediatrics 2017; 140: S57–S61.
26. Schmidt SCE, Anedda B, Burchartz A, et al. Physical activity and screen time of children and adolescents before and during the COVID-19 lockdown in Germany: a natural experiment. Sci Rep; 10. Epub ahead of print 1 December 2020. DOI: 10.1038/s41598-020-78438-4.
27. Sperber JF, Hart ER, Troller-Renfree S V., et al. The effect of the COVID-19 pandemic on infant development and maternal mental health in the first 2 years of life. Infancy 2023; 28: 107–135.
28. Federica G, Renata T, Marzilli E. Parental Postnatal Depression in the Time of the COVID-19 Pandemic: A Systematic Review of Its Effects on the Parent–Child Relationship and the Child’s Developmental Outcomes. Int J Environ Res Public Health 2023; 20: 2018.
29. Moore SA, Faulkner G, Rhodes RE, et al. Impact of the COVID-19 virus outbreak on movement and play behaviours of Canadian children and youth: A national survey. International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity; 17. Epub ahead of print 6 July 2020. DOI: 10.1186/s12966-020-00987-8.
Copyright (c) 2023 Saúde e Pesquisa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License. A submissão de originais para a revista Saúde e Pesquisa implica na transferência da Carta Concessão de Direitos Autorais, pelos autores, dos direitos de publicação digital para a revista após serem informados do aceite de publicação.
A Secretaria Editorial irá fornecer da um modelo de Carta de Concessão de Direitos Autorais, indicando o cumprimento integral de princípios éticos e legislação específica. Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de direito do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações, indicando claramente a revista Saúde e Pesquisa como o meio da publicação original. Em virtude de tratar-se de um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos artigos, principalmente em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte. A Saúde e Pesquisa adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.