Desenvolvimento infantil e práticas parentais de crianças brasileiras no segundo ano da pandemia de COVID-19

Palavras-chave: Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, COVID-19, Desenvolvimento infantil

Resumo

Usando o modelo biopsicossocial da CIF, este estudo teve o objetivo de examinar a associação entre o desenvolvimento infantil e as práticas parentais de famílias brasileiras no segundo ano da pandemia de COVID-19. Trata-se de uma pesquisa descritiva transversal que envolveu 30 crianças e suas respectivas famílias. O teste Denver-II foi aplicado presencialmente, e, de forma virtual, as famílias responderam perguntas sobre fatores biológicos e ambientais relacionados à interferência da pandemia no cotidiano da criança. Verificou-se que 83,3% das crianças foram classificadas com desenvolvimento típico, e 16,7%, com desenvolvimento questionável. Quanto às práticas parentais durante a COVID-19, identificou-se que as crianças tiveram tempo excessivo de tela (60%) e diferentes impactos comportamentais e emocionais (43,3%). Apesar do potencial da pandemia de afetar o desenvolvimento das crianças, não houve efeito negativo do segundo ano da pandemia no desenvolvimento global, o que pode dever-se às características dos participantes e suas famílias.

Biografia do Autor

Rafael Nunes Briet, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Departamento de Educação Física, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru (SP), Brasil
Tainá Ribas Mélo, Universidade Federal do Paraná
Departamento de Saúde Pública, Universidade Federal do Paraná, Matinhos (PR), Brasil
Paula Fávaro Polastri, Universidade Estadual Paulista
Departamento de Educação Física, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru (SP), Brasil

Referências

1. Penna AL, Aquino CM, Pinheiro MSN, Nascimento RLF, Farias-Antúnez S, Araújo DABS, et al. Impact of the COVID-19 pandemic on maternal mental health, early childhood development, and parental practices: a global scoping review. BMC Public Health. 2023;23(1):388. DOI: 10.1186/s12889-023-15003-4

2. Sá CDSC, Pombo A, Luz C, Rodrigues LP, Cordovil R. COVID-19 social isolation in Brazil: effects on the physical activity routine of families with children. Rev Paul Pediatr. 2020;39:e2020159. DOI: 10.1590/1984-0462/2021/39/2020159

3. Andrade GN, Matoso LF, Silva TMR, Beinner MA, Romano MCC, Vieira EWR. Covid-19 pandemic impacts on follow-up of child growth and development. Rev Saude Publica. 2022;56:56. DOI: 10.11606/s1518-8787.2022056004279

4. Viola TW, Nunes ML. Social and environmental effects of the COVID-19 pandemic on children. J Pediatr. 2022;98(Suppl 1):S4-S12. DOI: 10.1016/j.jped.2021.08.003

5. Shuffrey LC, Firestein MR, Kyle MH, Fields A, Alcántara C, Amso D, et al. Association of birth during the COVID-19 pandemic with neurodevelopmental status at 6 months in infants with and without in utero exposure to maternal SARS-CoV-2 infection. JAMA Pediatr. 2022;176(6):e215563. DOI: 10.1001/jamapediatrics.2021.5563

6. Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. O impacto da pandemia do COVID-19 no desenvolvimento das crianças na pré-escola. [Internet]. São Paulo: FMCSV; 2021 [acesso em 5 mar 2023]. Disponível em: https://www.fmcsv.org.br/pt-BR/biblioteca/impacto-covid-criancas/

7. González M, Loose T, Liz M, Pérez M, Rodríguez-Vinçon JI, Tomás-Llerena C, et al. School readiness losses during the COVID-19 outbreak: a comparison of two cohorts of young children. Child Dev. 2022;93(4):910-24. DOI: 10.1111/cdev.13738

8. World Health Organization. CIF: Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. São Paulo: Edusp; 2015.

9. Lucas DF, Souza SF, Carvalho BK, Biernaski J, Borato M, Mélo TR, et al. Impacts of COVID-19 on Neuropsychomotor Development from the Perspective of the International Classification of Functioning, Disability and Health in a Case Series of Children Aged 4 to 24 Months Assessed in Land and Aquatic Settings. Health Serv Insights. 2023;16:11786329221147270. DOI: 10.1177/11786329221147270.

10. Ministério da Saúde (Brasil). COVID-19 no Brasil. [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2020 [acesso em 5 mar 2023]. Disponível em: https://infoms.saude.gov.br/

11. Frankenburg WK, Dodds J, Archer P, Shapiro H, Bresnick B. DENVER II: training manual. 2nd ed. Denver, USA: Denver Developmental Materials; 1992.

12. Santos JAT, Ayupe KMA, Lima ALO, Albuquerque KA, Morgado FFR, Gutierres Filho PJB. Propriedades psicométricas da versão brasileira do Denver II: teste de triagem do desenvolvimento. Ciência & Saúde Coletiva. 2022;27(3):1097-106. DOI: 10.1590/1413-81232022273.40092020.

13. World Health Organization. WHO Anthro for personal computers, version 3.2. 2, 2011: Software for assessing growth and development of the world’s children. Geneva: WHO; 2010.

14. Mélo TR, Araujo LB, Novakoski KRM, Israel VL. Sistematização de instrumentos de avaliação para os dois primeiros anos de vida de bebês típicos ou em risco conforme o modelo da CIF. Fis & Pesq. 2019;26(4):380-93. DOI: 10.1590/1809-2950/18026126042019

15. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Indicadores sociais mínimos. [Internet]. Rio de Janeiro: IBGE; 2021 [acesso em 5 mar 2023]. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/

16. World Health Organization. Guidelines on physical activity, sedentary behaviour and sleep for children under 5 years of age, 2019. [Internet]. Geneva: WHO; 2019 [cited 2023 Mar 5]. Available from: https://apps.who.int/iris/handle/10665/311664

17. Hirshkowitz M, Whiton K, Albert SM, Alessi C, Bruni O, DonCarlos L, et al. National Sleep Foundation's sleep time duration recommendations: methodology and results summary. Sleep Health. 2015;1(1):40-3. DOI: 10.1016/j.sleh.2014.12.010

18. Mélo TR, Araujo LB, Rosa JDC, Arantes M, Israel VL, Signorelli MC. Intimate Partner Violence Against Brazilian Mothers is Associated With Their Children's Lower Quality-of-Life Scores: A Cross-Sectional Study During the COVID-19 Pandemic. Health Serv Insights. 2023;16:11786329231157550. DOI: 10.1177/11786329231157550

19. Mélo TR, Araujo LB, Ferreira MP, Israel VL. Effects of an early intervention program by the ICF model on the neuropsychomotor development and quality of life in babies in daycare. Early Child Develop Care. 2021;191(13):2103-15. DOI: 10.1080/03004430.2019.1691545

20. Araujo LB, Mélo TR, Israel VL. Improvements in babies’ neuropsychomotor development after family-centered Kids Intervention Therapy – Aquatic Environment (KITE): biopsychosocial approach. Early Child Dev Care. 2023;193(1):33-45. DOI: 10.1080/03004430.2022.2048828

21. Hessami K, Norooznezhad AH, Monteiro S, Barrozo ER, Abdolmaleki AS, Arian SE, et al. COVID-19 Pandemic and Infant Neurodevelopmental Impairment: A Systematic Review and Meta-analysis. JAMA Netw Open. 2022;5(10):e2238941. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2022.38941

22. Almeida ILL, Rego JF, Teixeira ACG, Moreira MR. Social isolation and its impact on child and adolescent development: a systematic review. Rev Paul Pediatr. 2022;40:e2020385. DOI: 10.1590/1984-0462/2022/40/2020385

23. Imboden A, Sobczak BK, Griffin V. The impact of the COVID-19 pandemic on infant and toddler development. J Am Assoc Nurse Pract. 2021. DOI: 10.1097/JXX.0000000000000653

24. Deoni SC, Beauchemin J, Volpe A, Dâ Sa V, RESONANCE Consortium. The COVID-19 Pandemic and Early Child Cognitive Development: A Comparison of Development in Children Born During the Pandemic and Historical References. medRxiv. 2022. DOI: 10.1101/2021.08.10.21261846

25. Swartz JR, Hariri AR, Williamson DE. An epigenetic mechanism links socioeconomic status to changes in depression-related brain function in high-risk adolescents. Mol Psychiatry. 2017;22(2):209-14. DOI: 10.1038/mp.2016.82

26. Madigan S, Browne D, Racine N, Mori C, Tough S. Association Between Screen Time and Children's Performance on a Developmental Screening Test. JAMA Pediatr. 2019;173(3):244-50. DOI: 10.1001/jamapediatrics.2018.5056

27. Jiao WY, Wang LN, Liu J, Fang SF, Jiao FY, Pettoello-Mantovani M, et al. Behavioral and Emotional Disorders in Children during the COVID-19 Epidemic. J Pediatr. 2020;221:264-6.e1. DOI: 10.1016/j.jpeds.2020.03.013

28. Briet RN, Polastri PF. Educação física desenvolvimentista na educação infantil amplia a aquisição e refinamento das habilidades motoras fundamentais. SciELO Preprints. 2022. DOI: 10.1590/scielopreprints.3898

29. Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. Primeira Infância Primeiro. [Internet]. São Paulo: FMCSV; 2021 [acesso em 5 mar 2023]. Disponível em: https://primeirainfanciaprimeiro.fmcsv.org.br/capitais/sao-paulo-sp

30. Lopez-Leon S, Wegman-Ostrosky T, Del Valle NCA, Perelman C, Sepulveda R, Rebolledo PA, et al. Long-COVID in children and adolescents: a systematic review and meta-analyses. Sci Rep. 2022;12:9950. DOI: 10.1038/s41598-022-13495-5

31. Walker SP, Wachs TD, Grantham-McGregor S, Black MM, Nelson CA, Huffman SL, et al. Inequality in early childhood: risk and protective factors for early child development. The Lancet. 2011 Oct;378(9799):1325-38. DOI: 10.1016/S0140-6736(11)60555-2

Publicado
2023-11-14
Seção
Artigos Originais