Análise das Habilidades Motoras em Adolescentes com Perdas Auditivas em Decorrência da Síndrome da Rubéola Congênita
Palavras-chave:
Surdez, Coordenação, Equilíbrio.
Resumo
A rubéola, quando contraída no primeiro trimestre de gestação, ocasiona a síndrome da rubéola congênita. Esta síndrome pode ocasionar defeitos congênitos como a surdez, a cegueira, anomalias cardíacas, sendo estes considerados a tríade clássica. O retardo mental, problemas neurológicos, alterações comportamentais e autismo também podem estar associados a esta síndrome. O objetivo deste trabalho foi identificar a prevalência de alterações nas habilidades motoras em adolescentes com surdez em decorrência desta síndrome. Participaram desta pesquisa quinze (15) adolescentes com perda auditiva congênita decorrente da rubéola, acometidos no primeiro trimestre de gestação, de ambos os sexos, com média de idade de 16,3 anos. Na avaliação fisioterapêutica, considerou-se o tônus muscular, a medida real e aparente dos membros inferiores, a coordenação motora global e o equilíbrio estático e dinâmico. Todos os procedimentos foram acompanhados por uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais para a comunicação entre o avaliador e o participante. Como resultado: o tipo de surdez congênita foi a neurossensorial profunda bilateral (100% dos avaliados); em relação ao tônus muscular, apenas 7% apresentou hipertonia muscular, sendo no hemicorpo direito. A discrepância dos membros inferiores não foi relevante, pois variou de 0,50 a 1,0 cm quando presente. Nas habilidades motoras, 93% dos participantes apresentaram coordenação motora global, equilíbrio estático e dinâmico dentro dos parâmetros normais e 7% apresentaram alteração nas mesmas. Concluiu-se que a surdez neurossensorial profunda bilateral não foi fator limitante para a aquisição das habilidades motoras e não houve predominância de sequelas motoras decorrentes da síndrome da rubéola congênita.
Publicado
2010-02-22
Edição
Seção
Artigos Originais
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