Formação em enfermagem e a reforma psiquiátrica: conhecimento e desafios na prática de saúde mental

Nursing education and psychiatric reform: knowledge and challenges in mental health practice

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9206.2025v18e12545

Palavras-chave:

Saúde Mental, Conhecimento, Enfermagem

Resumo

 

Objetivo: Analisar o conhecimento, aprendizagem e aplicabilidade do saber de discentes do curso de enfermagem acerca da Reforma Psiquiátrica (RP). Método: Trata-se de um estudo observacional transversal, de natureza qualitativa, realizado com trinta e quatro acadêmicos de enfermagem de diferentes períodos que já tinham cursado a disciplina de Saúde Mental de um curso de enfermagem de universidade pública da região oeste do Maranhão. Resultados: Tal estudo revelou que o conhecimento sobre a reforma psiquiátrica é reconhecido, porém a aplicação prática não reflete totalmente os princípios da RP. A carga horária da disciplina é percebida como desproporcional, sugerindo a necessidade de mais conteúdo prático. A análise textual destaca a importância da saúde mental nas falas dos entrevistados e inter-relações de termos como "área" e "reforma". Conclusão: Os estudantes de enfermagem deste estudo desconheciam alguns dispositivos da Rede de Atenção Psicossocial, mas conheciam o papel do enfermeiro no modelo de atenção psicossocial proposto pela RP.

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Biografia do Autor

Gabriella Araujo Gomes, Universidade Federal do Maranhão

Bacharel em Enfermagem/UFMA

Ezequiel Almeida Barros, Universidade Federal do Maranhão

Estudante de Enfermagem do Curso de Enfermagem, Centro de Ciências de Imperatriz da Universidade Federal do Maranhão. Imperatriz, MA, Brasil.

Dhenifer Rodrigues Lima, Universidade Federal do Maranhão

Estudante de Enfermagem do Curso de Enfermagem, Centro de Ciências de Imperatriz da Universidade Federal do Maranhão. Imperatriz, MA, Brasil.

Elton Brás Camargo Júnior, Universidade de Rio Verde

Doutor. Professor Adjunto da Escola de Enfermagem da Universidade de Rio Verde, UniRV, Rio Verde, GO.

Edilaine Cristina da Silva Gherardi-Donato, Universidade de São Paulo

Professora Titular do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Maria Neyrian de Fátima Fernandes, Universidade Federal do Maranhão

Professora Adjunta do Curso de Enfermagem, Centro de Ciências de Imperatriz da Universidade Federal do Maranhão CCIM/UFMA. Imperatriz, MA, Brasil.

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Publicado

2024-07-24

Como Citar

Gomes, G. A. ., Barros, E. A. ., Lima, D. R., Camargo Júnior, E. B., Gherardi-Donato, E. C. da S. ., & Fernandes, M. N. de F. (2024). Formação em enfermagem e a reforma psiquiátrica: conhecimento e desafios na prática de saúde mental: Nursing education and psychiatric reform: knowledge and challenges in mental health practice . Saúde E Pesquisa, 18, e12545. https://doi.org/10.17765/2176-9206.2025v18e12545

Edição

Seção

Artigos Originais