Formação em enfermagem e a reforma psiquiátrica: conhecimento e desafios na prática de saúde mental
Nursing education and psychiatric reform: knowledge and challenges in mental health practice
DOI:
https://doi.org/10.17765/2176-9206.2025v18e12545Palavras-chave:
Saúde Mental, Conhecimento, EnfermagemResumo
Objetivo: Analisar o conhecimento, aprendizagem e aplicabilidade do saber de discentes do curso de enfermagem acerca da Reforma Psiquiátrica (RP). Método: Trata-se de um estudo observacional transversal, de natureza qualitativa, realizado com trinta e quatro acadêmicos de enfermagem de diferentes períodos que já tinham cursado a disciplina de Saúde Mental de um curso de enfermagem de universidade pública da região oeste do Maranhão. Resultados: Tal estudo revelou que o conhecimento sobre a reforma psiquiátrica é reconhecido, porém a aplicação prática não reflete totalmente os princípios da RP. A carga horária da disciplina é percebida como desproporcional, sugerindo a necessidade de mais conteúdo prático. A análise textual destaca a importância da saúde mental nas falas dos entrevistados e inter-relações de termos como "área" e "reforma". Conclusão: Os estudantes de enfermagem deste estudo desconheciam alguns dispositivos da Rede de Atenção Psicossocial, mas conheciam o papel do enfermeiro no modelo de atenção psicossocial proposto pela RP.
Downloads
Referências
Becker T, Vázquez-Barquero JL. The European perspective of psychiatric reform. Acta Psychiatr Scand Suppl. [internet] 2001 [cited 2024 May 29];104(410):8–14. doi: https://doi.org/10.1034/j.1600-0447.2001.1040s2008.x
Muijen M, McCulloch A. Reform of mental health services in Eastern Europe and former Soviet republics: progress and challenges since 2005. BJPsych Int. [internet] 2019 Feb [cited 2024 May 29];16(1):6–9. doi: https://doi.org/10.1192/bji.2017.34
Honyashiki M, Decoster J, Lo WTL, Shimazu T, Usuda K, Nishi D. Mental Health Reform Processes and Service Delivery Shift From the Hospital to the Community in Belgium and Hong Kong. Heal Serv Insights. [internet] 2023 Jan 1 [cited 2024 May 29];16. doi: https://doi.org/10.1177/11786329231211
Almeida JMC, Horvitz-Lennon M. Mental Health Care Reforms in Latin America: An Overview of Mental Health Care Reforms in Latin America and the Caribbean. Psychiatr Serv. [internet] 2010 Mar [cited 2024 May 29];61(3):218–21. doi: https://doi.org/10.1176/ps.2010.61.3.218
Almeida JMC. Mental health policy in Brazil: What’s at stake in the changes currently under way. Cad Saude Publica. [internet] 2019 [cited 2024 May 29];35(11). doi: https://doi.org/10.1590/0102-311X00129519
Silva JS, Ribeiro HKP, Fernandes MA, Rocha DDM. O cuidar de enfermagem em saúde mental na perspectiva da reforma psiquiátrica. Enferm em Foco. [internet] 2020 [cited 2024 Jan 30];11(1). Available from: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/2743/724
Estevam AS, Feitosa DVS, Silva NSO, Melo SN, Aragão APS, Almeida TF. A enfermagem em saúde mental pós reforma psiquiátrica. Rev Eletrônica Acervo Saúde [Internet] 2020 [cited 2024 May 30];(45):e2631. doi: https://doi.org/10.25248/reas.e2631.2020
Rosa EZ, Vicentin MCG, Sereno D, Concilio IL, Cohen MC, Vieira MCT. Formação em Saúde Mental: trajetórias do curso de Psicologia em diálogo e compromisso com a Reforma Psiquiátrica Antimanicomial. Psicol Rev. [internet] 2020 [cited 2024 Feb 4];28:650–80. doi: https://doi.org/10.23925/2594-3871.2019v28i3p650-680
World Health Organization. State of the World’s Nursing 2020: investing in education, jobs and leadership. [internet] 2020 [cited 2020 May 29]. Available from: https://www.who.int/publications-detail/nursing-report-2020
Gabrielsson S, Tuvesson H, Wiklund Gustin L, Jormfeldt H. Positioning Psychiatric and Mental Health Nursing as a Transformative Force in Health Care. Issues Ment Health Nurs [internet] 2020 [cited 2022 Aug 29];41(11):976–84. doi: https://doi.org/10.1080/01612840.2020.1756009
United Nations. Covid-19 and the need for action on mental health. United Nations Policy Br. [internet] [cited 2022 Aug 29] 2020;1–17. Available from: https://unsdg.un.org/resources/policy-brief-covid-19-and-need-action-mental-health
Fusar-Poli P, Salazar Pablo G, De Micheli A, Nieman DH, Correll CU, Kessing LV, et al. What is good mental health? A scoping review. Eur Neuropsychopharmacol. [internet] 2020 [cited 2022 Aug 29];31:33–46. doi: https://doi.org/10.1016/j.euroneuro.2019.12.105
Silva JVS, Santos RA. Atividades práticas em Centros de Atenção Psicossocial como estratégia na formação de estudantes de Enfermagem. Rev Docência do Ensino Super. [internet] 2020 [cited 2022 Aug 29];10:1–16. doi: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.20051
Soares AN, Silveira BV, Reinaldo AMS. Serviços de saúde mental e sua relação com a formação do enfermeiro. Rev Rene. [internet] 2010 [cited 2022 Aug 29];11(3):47–56. doi: https://doi.org/10.15253/2175-6783.2010000300005
Bredimus B. Mental Health Preparedness: A Nurse Leader’s Role. Nurse Lead. [internet] 2020 [cited 2022 Aug 29];18(1):48–53. doi: https://doi.org/10.1016/j.mnl.2019.11.008
Vargas D, Maciel MED, Bittencourt MN, Lenate JS, Pereira CF. O ensino de Enfermagem Pisiquiátrica e Saúde Mental no Brasil: análise curricular da graduação. Texto Context Enferm. [internet] 2018 [cited 2022 Aug 29];27(2):2610016. doi: https://doi.org/10.1590/0104-070720180002610016
Nóbrega MPSS, Venzel CMM, Sales ES, Próspero AC. Mental health nursing education in Brazil: Perspectives for primary health care. Texto Context Enferm. [internet] 2020 [cited 2022 Aug 29];29. doi: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2018-0441
Baião JJ, Marcolan JF. Labyrinths of nursing training and the Brazilian National Mental Health Policy. Rev Bras Enferm. [internet] 2020 [cited 2022 Aug 29];73. doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0836
Souza MC, Afonso MLM. Saberes e práticas de enfermeiros na saúde mental: desafios diante da Reforma Psoquiátrica. Rev Interinstitucional Psicol [internet] 2015 [cited 2024 Feb 4];8(2):332–47. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-82202015000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Bogdan RC, Biklen SK. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora; 2013.
Tong A, Sainsbury P, Craig J. Consolidated criteria for reporting qualitative research (COREQ): A 32-item checklist for interviews and focus groups. Int J Qual Heal Care [internet] 2007 [cited 2024 Jun 10];19(6):349–57. Available from: https://dx.doi.org/10.1093/intqhc/mzm042
Fontanella BJB, Ricas J, Turato ER. Saturation sampling in qualitative health research: Theoretical contributions. Cad Saude Publica. [internet] 2008 [cited 2024 Jun 10];24(1):17–27. doi: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2008000100003
Glaser BG, Strauss AL. Discovery of grounded theory: Strategies for qualitative research. Taylor and Francis. [internet] [cited 2024 Jun 10]; 2017. doi: https://doi.org/10.4324/9780203793206
Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: Almedina; 2015.
Camargo BV, Justo AM. IRAMUTEQ: Um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicol. [internet] 2013 [cited 2024 Jun 10];21(2):513–8. doi: https://dx.doi.org/10.9788/TP2013.2-16
Morcerf CCP, Acero PHC. Saúde Mental nas Escolas Médicas: Trabalhando com Percepções de Acadêmicos de Medicina. Rev PsicoFAE Plur em Saúde Ment [Internet] 2021 [cited 2024 Feb 10];10(1). Available from: https://revistapsicofae.fae.edu/psico/article/view/352
Santos BP, Sá FM, Pessan JE, Criveralo LR, Bergamo LN, Gimenez VCA, et al. The training and praxis of the nurse in the light of nursing theories. Rev Bras Enferm. [internet] 2019 [cited 2024 Jun 10];72(2):566–70. doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0394
Querino RA, Limírio CRJ, Assunção LM, Aragão AS. Formation of (new) arms for the struggle: experiences of academics in the psychosocial network. Physis. [internet] 2022 [cited 2024 Jun 10];32(3):e320307. doi: https://doi.org/10.1590/S0103-73312022320307
Almeida JCP, Barbosa CA, Almeida LY, Oliveira JL, Souza J. Mental health actions and nurse’s work. Rev Bras Enferm. [internet] 2020 [cited 2024 Jun 10];73 1:e20190376. doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0376
Wenceslau LD, Ortega F. Mental health within primary health care and Global Mental Health: International perspectives and Brazilian context. Interface Commun Heal Educ. [internet] 2015 [cited 2024 Jun 10];19(55):1121–32. doi: https://doi.org/10.1590/1807-57622014.1152
Tavares CM, Mesquita LM. Sistematização da assistência de enfermagem e clínica ampliada: desafios para o ensino de saúde mental. Enferm em Foco. [internet] 2020 [cited 2024 Feb 15];10(7):121–6. Available from: http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/2810
Conselho Federal de Enfermagem. RESOLUÇÃO COFEN No 678/2021 | Cofen. [internet] 2021 [cited 2024 Feb 15]. Available from: https://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-678-2021/
Garcia GDV, Silva IF, Cavalcante M, Cervo MD, Zambenedetti G, Zanoti-Jeronymo DV. Apoio matricial na atenção à saúde mental em uma Regional de Saúde, Paraná, Brasil. Revista Saúde e Pesquisa. [internet] 2017;10(3) [cited 2024 May 15];p.423-432. doi: https://doi.org/10.17765/1983-1870.2017v10n3p423-432
Cassiani SHB, Fernandes MNF, Lecorps K, Silva FAM. Leadership in nursing: why should we discuss it? Rev Panam Salud Pública. [internet] 2019 [cited 2024 May 15];43:1. doi: https://doi.org/10.26633/RPSP.2019.46
Ong HL, Seow E, Chua BY, Xie H, Wang J, Lau YW, et al. Why is psychiatric nursing not the preferred option for nursing students: A cross-sectional study examining pre-nursing and nursing school factors. Nurse Educ Today. [internet] 2017 [cited 2024 May 15];52:95–102. doi: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2017.02.014
Shaygan M, Jaberi A, Hosseini FA, Moghadam MF. How to prepare nursing students for mental health clinical engagement: a qualitative study. BMC Med Educ. [internet] 2023 [cited 2024 May 15];23(1):1–11. doi: https://doi.org/10.1186/s12909-023-04657-8
Buchli G, Lourenço HLO, Santos KCO, Parreira KA. Psicofobia: percepção da saúde mental em estudantes de medicina. Rev Saúde Multidiscip. [internet] 2019 [cited 2024 Feb 24];(2):1–9. Available from: http://revistas.famp.edu.br/revistasaudemultidisciplinar/article/view/81
Vargas D, Maciel MED, Bittencourt MN, Lenate JS, Pereira CF. Teaching psychiatric and mental health nursing In Brazil: Curricular analysis of the undergraduation course. Texto e Context Enferm. [internet] 2018 [cited 2024 Feb 24];27(2). doi: https://doi.org/10.1590/0104-070720180002610016
Esperidião E, Silva NS, Caixeta CC, Rodrigues J. The psychiatric nursing, ABEn and the Scientific Department of Psychiatric and Mental Health Nursing: progress and challenges. Rev Bras Enferm. [internet] 2013 [cited 2024 Feb 25];66 Spec:171–6. Available from: https://doi.org/10.1590/S0034-71672013000700022
Peralta PEC, Nascimento AKC, Santiago E. Medicalização, saúde mental e biopolítica: uma revisão integrativa. Saúde e Pesqui. [internet] 2023 [cited 2024 Feb 25];16(2):1–19. doi: https://doi.org/10.17765/2176-9206.2023v16n2.e11360
Rodrigues J, Lazzari DD, Martini JG, Testoni AK. Professors´ perception of mental health teaching in nursing. Texto e Context Enferm. [internet] 2019 [cited 2024 Feb 25];28. doi: https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2017-0012
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Saúde e Pesquisa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. A submissão de originais para a revista Saúde e Pesquisa implica na transferência da Carta Concessão de Direitos Autorais, pelos autores, dos direitos de publicação digital para a revista após serem informados do aceite de publicação.
A Secretaria Editorial irá fornecer da um modelo de Carta de Concessão de Direitos Autorais, indicando o cumprimento integral de princípios éticos e legislação específica. Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de direito do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações, indicando claramente a revista Saúde e Pesquisa como o meio da publicação original. Em virtude de tratar-se de um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos artigos, principalmente em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte. A Saúde e Pesquisa adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.