Práticas coletivas de cuidado na Atenção Primária à Saúde durante a pandemia da covid-19

Collective care practices in Primary Health Care during the COVID-19 pandemic

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9206.2025v18e12886

Palavras-chave:

Primária à Saúde, Cuidados de Enfermagem, Pandemia

Resumo

 

As práticas coletivas de cuidado se configuram como importantes intervenções de cuidado de enfermagem. O estudo objetivou analisar como se constituíram as práticas coletivas de cuidado realizadas pelas enfermeiras, durante a pandemia, na Atenção Primária à Saúde. Metodologia: pesquisa qualitativa, inspirada no método genealógico de Michel Foucault. O instrumento para produção de dados foi a entrevista semiestruturada respondida por 59 enfermeiras atuantes na Atenção Primária à Saúde. Resultados: Na pandemia as práticas coletivas foram descontinuadas. Identificou-se o processo de precarização da Atenção Primária à Saúde. Discussão: Vivemos uma situação biopolítica na qual diversas populações estão sujeitas ao que chamamos de “precarização”. Conclusão: A manutenção das práticas coletivas de saúde na Atenção Primária à Saúde fortalece o enfrentamento aos processos de precarização da vida. Ao ocuparem o espaço público da Atenção Primária à Saúde, as práticas coletivas de cuidado evocam a desindividualização enfraquecendo a medicalização social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta de Pinho Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2020), Mestra em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2018), graduada em Fisioterapia pelo Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista - IPA - Faculdade de Ciências da Saúde (2000). Especialização em Acupuntura pela Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo (FACIS) e Centro de Ensino Superior de Homeopatia - IBEHE (2003). Pesquisadora no Grupo de Estudos em Promoção da Saúde - GPES no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGEnf/UFRGS.

Fernanda Carlise Mattioni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mãe da Luiza. Professora do Curso de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2021) e Mestra em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/FIOCRUZ (2010). Especialista em gestão pedagógica das Escolas Técnicas do SUS, pela Universidade Federal de Minas Gerais e Especialista em Linhas de Cuidado em Enfermagem - doenças crônicas não transmissíveis, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Promoção da Saúde, vinculado à UFRGS. Tem experiência na área da Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Promoção da Saúde, Atenção Básica/Atenção Primária em Saúde, Saúde da Família, Cuidado em Saúde, Enfermagem e Formação de Trabalhadores para o SUS.

Priscila Tadei Nakata Zago, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Especialista em saúde do quadro da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. Enfermeira no Hospital Sanatório Partenon. Enfermeira no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na Secretaria Municiapal de Saúde de Porto Alegre. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGENFUFRGS). Especialização em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família pela Uninter. Doutoranda no PPGENFUFRGS. Integrante do Grupo de Estudos em Promoção da Saúde (GEPS) desde março de 2028, cadastrado no Diretório de grupos de Pesquisa do CNPq (www.ufrgs.br/geps).

Michele Neves Meneses, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mãe. Liderança em Defesa do SUS. Educadora Popular. Enfermeira. Reikiana e Espiritualista Xamânica.Graduada pela Universidade Federal do Rio Grande-FURG, com graduação sanduíche em Portugal. Especialista em Dependência Química pela Universidade Federal do Rio Grande-FURG. Especialista em Gestão em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Especialista em Vigilância em Saúde Ambiental pela UFRJ. Especialista em Educação Permanente em Saúde - UFRGS. Mestra em Ensino na Saúde - UFRGS. Doutoranda PPGENF-UFRGS. Integrante dos Coletivos de Educação Popular, Arte e Saúde - Povaréu e o Povaréu Sul - Movimento Popular de Saúde (MOPS), com atuação na realização de Tendas de Afeto Popular. Membro da Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular em Saúde - ANEPS. Compõe, também, o Movimento Internacional pela Saúde dos Povos - MSP. Integrante do GT de Educação Popular e Saúde da ABRASCO. Realizou intercâmbio por 6 meses na cidade de Faro - Portugal, atuando no Centro de Apoio aos Toxicodependentes (CAT) e no Hospital de Faro no Serviço de Psiquiatria (2008-2009). Trabalhou como Enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da Sociedade Portuguesa de Beneficência ,em Pelotas-RS, sendo membro da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e também, atuou como presidente do grupo de Gerenciamento de Resíduos em Serviços de Saúde (2009-2010). Atuou como professora do Curso de Técnico em Enfermagem do Serviço Nacional de Atenção ao Comércio - Pelotas e dos Cursos Técnico em Enfermagem e Técnico em Radiologia Médica do Instituto Educacional Dimensão-Pelotas (2010). Atuou como Coordenadora municipal das Imunizações - Vigilância Epidemiológica na Prefeitura Municipal do Rio Grande (2011). Coordenou o Serviço Municipal de Urgência e Emergência da cidade do Rio Grande (2012). Coordenou a Vigilância Ambiental em Saúde 2012-2017. Participante do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva - NUMESC/RG e Representante Regional na Comissão de Integração Ensino-Serviço -CIES - 3CRS de 2012-2017. Docente na Faculdade Anhanguera Educacional, responsável pelas disciplinas Políticas Públicas de Saúde, Saúde Coletiva I e II, Doenças Transmissíveis, Vigilância em Saúde I e II e Enfermagem e Ciência. Coordenadora dos Projetos de Extensão de Educação Popular e Práticas Integrativas e Populares de 2012 até 2017. Superintendente da Vigilância em Saúde (2017-2020). Coordenadora do NUMESC/RG (2016-2018). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Área da Saúde - CEPAS Santa Casa/Rio Grande (2017-2020). Representante da gestão no Conselho Municipal de Saúde (2017-2020). Também, atualmente como membra da CEPICS/ Conselho Estadual de Saúde (2019-2023). Atualmente é conselheira municipal de saúde em Rio Grande/RS. Apoiadora da Fiocruz Brasília e da Fiocruz Ceará e parte da CPP de Especialização em Educação Popular em Saúde em Territórios Saudáveis e Sustentáveis.

Tiago Sousa Paiva, Secretaria Municipal de Saúde de Alvorada

Doutorando em Enfermagem na linha de pesquisa em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Especialista em Saúde da Família pela Universidade Aberta do SUS (UNA - SUS/UFCSPA). Possui experiência no desenvolvimento de projetos de pesquisa na área da Saúde e de gestão de cursos de graduação na área das Ciências Biológicas, Saúde e Humanas. Têm experiência na construção de materiais didáticos para formação de profissionais da Saúde de nível técnico e superior. Atualmente é docente no Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter). Áreas de interesse: Políticas Públicas de Saúde; HIV/aids; Saúde Coletiva.

Cristianne Maria Famer Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mãe e atuante na causa das mulheres na ciência. Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS). Realizou estágio de Pós-Doutorado junto à Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), em 2005, e junto à Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), em 2013. É, atualmente, Professora Associada III da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua junto ao Curso de Bacharelado em Saúde Coletiva. É Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF/UFRGS), desde 2017, e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFRGS), desde 2019. É Líder do GEPS - Grupo de Estudos em Promoção da Saúde, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Foi Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGCOL/UFRGS), de 2012 a 2017. Foi Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e Adolescente (PPGSCA/UFRGS), de 2007 a 2018. Foi Professora Visitante (2008) e Professora Colaboradora (2009-2010) do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT/UNL), em Portugal. E, de 2006 a 2013, foi Professora Convidada da Universidad para la Cooperación Internacional (UCI), na Costa Rica. Atua, desde 2006, como Consultora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), em diferentes projetos, no Brasil e no exterior. Suas áreas de atuação são Educação em Saúde, Comunicação em Saúde e Promoção em Saúde.

Referências

Rossetto M, Grahl F. Educational groups in Primary Care: an integrative literature review from 2009 to 2018. Research Society and Development. 2021;10(10):e174101018561. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i10.18561

Menezes ES, Kantorski LP, Ramos CI, Couto MLO, Ubessi LD. Atividades grupais na perspectiva de enfermeiros da Atenção Psicossocial. Vínculo. 2022;19(1):86-97. https://doi.org/10.32467/issn.19982-1492v19n1a9

Portaria n. 2.436 de 21 de setembro de 2017 (BR). Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da atenção básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), Diário Oficial da União (Brasília). 2017. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.

Organização Panamericana da Saúde. Atenção primária à saúde; 2024. Disponível em: https://www.paho.org/pt/topicos/atencao-primaria-saude

Giovanella L. Atenção básica ou atenção primária à saúde? Cadernos de Saúde Pública. 2018;34(8):e00029818. https://doi.org/10.1590/0102-311x00029818

Mendonça FF, Lima LD, Pereira AMM, Martins CP. As mudanças na política de atenção primária e a (in)sustentabilidade da Estratégia Saúde da Família. Saúde Debate. 2023;47(137):13-30. https://doi.org/10.1590/0103-1104202313701

Barreto ACO, Rebouças CBA, Aguiar MIF, Barbosa RB, Rocha SR, Cordeiro LM, Melo KM, Freitas RWJF. Perception of the Primary Care multiprofissional team on health education. Revista Brasileira de Enfermagem. 2019;(72):266–273. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0702

Kanno, Natália de Paula et al. A colaboração interprofissional na atenção primária à saúde na perspectiva da ciência da implementação. Cadernos de Saúde Pública. 2023;39(10):e00213322. https://doi.org/10.1590/0102-311XPT213322

Mattioni FC, Rocha CMF. Promoção da saúde na atenção primária: efeitos e limitações em tempos de neoliberalismo conservador. Ciênc saúde coletiva. 2023;28(8):2173–82. https://doi.org/10.1590/1413-81232023288.05752023

Ferreira, SR, Périco LAD, Dias VRFG. The complexity of the work of nurses in Primary Health Care. Revista Brasileira de Enfermagem. 2018;(71):704–709. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0471

Rocha SMM, Almeida MCP. O processo de trabalho da enfermagem em saúde coletiva e a interdisciplinaridade. Revista Latino-Americana de Enfermagem. 2000;8(6):96–101. https://doi.org/10.1590/S0104-11692000000600014

Moraes DR, Castiel LD. O salutarismo de Robert Crawford e as atualizações do autoritarismo sanitário nosso de cada dia. Reciis – Rev Eletron Comun Inf Inov Saúde. 2019;13(1). https://doi.org/10.29397/reciis.v13i1.1731

Dall’alba R, Rocha CMF, Silveira RP, Dresch LSC, Vieira LA, Germano MA. Covid-19 in Brazil: far beyond biopolitics. Lancet (London, England). 2021;397(10274):579-580. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(21)00202-6

Butler, J. Corpos em aliança e a política das ruas: notas para uma teoria performativa de assembleia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; 2019.

Foucault, M. Nietzsche, a genealogia e a história. Ditos e Escritos II. Rio de Janeiro: Forense Universitária; 2000.

Sousa MF. Práticas de Enfermagem no Contexto da Atenção Primária à Saúde (APS): Estudo Nacional de Métodos Mistos [Relatorio final]. Brasília: Editora ECoS; 2022.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Classificação e caracterização dos espaços rurais e urbanos do Brasil: uma primeira aproximação. Rio de Janeiro: Diretoria de Geociências; 2017.

Medina MG, Giovanella L, Bosquat A, Mendonça MHM, Aquino R. Atenção primária à saúde em tempos de COVID-19: o que fazer? Cad. Saúde Pública. 2020;36(7). https://doi.org/10.1590/0102-311X00149720

Daumas RP. O papel da atenção primária no enfrentamento da covid-19. Cad. Saúde Pública. 2020;36(6). https://doi.org/10.1590/0102-311X00104120

Foucault M. Microfísica do poder. 28 ed. São Paulo, SP (BR): Paz e Terra; 2014.

Silveira R de P, Rocha CMF. Verdades em (des)construção: uma análise sobre as práticas integrativas e complementares em saúde. Saude Sociedade. 2020;29(1):e180906. https://doi.org/10.1590/S0104-12902020180906

Zorzanelli RT, Ortega F, Bezerra Júnior B. Um panorama sobre as variações em torno do conceito de medicalização entre 1950-2010. Ciênc saúde coletiva. 2014;19(6):1859–68. https://doi.org/10.1590/1413-81232014196.03612013

Mbembe A. Necropolítica. 3 ed. São Paulo: N1-edições; 2018.

Damascena, DM.; Vale, PRLF. Tipologias da precarização do trabalho na Atenção Básica: estudo netnográfico. Trabalho, Educação e Saúde. 2020;1:e00273104. http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sol00273

Seixas CT, Merhy EE, Feuerwerker LCM, Santo TB do E, Slomp Junior H, Cruz KT da. A crise como potência: os cuidados de proximidade e a epidemia pela Covid-19. Interface (Botucatu). 2021;25:e200379. https://doi.org/10.1590/interface.200379

Publicado

2024-08-09

Como Citar

Silveira, R. de P., Mattioni, F. C., Zago, P. T. N., Meneses, M. N., Paiva, T. S., & Rocha, C. M. F. (2024). Práticas coletivas de cuidado na Atenção Primária à Saúde durante a pandemia da covid-19: Collective care practices in Primary Health Care during the COVID-19 pandemic. Saúde E Pesquisa, 18, e12886. https://doi.org/10.17765/2176-9206.2025v18e12886

Edição

Seção

Artigos Originais