Relação entre os níveis de atividade física e comportamentos de risco de estudantes Universitários Brasileiros

Relationship between physical activity levels and risk behaviors in Brazilian University students

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9206.2025v18e12887

Palavras-chave:

Atividade Física, Comportamentos de Risco à Saúde, Estilo de vida, Estudante Universitário

Resumo

 

Este estudo objetivou-se investigar os níveis de atividade física e os comportamentos de risco de estudantes de graduação. Participaram 63 estudantes (23,5±6 anos) dos cursos de Ciências Contábeis, Educação Física e Física da Universidade Federal do Mato Grosso. Versões online dos questionários IPAQ e NCHRBS foram utilizados para acessar níveis de atividade física e comportamentos de risco, respectivamente. A análise descritiva utilizou-se de frequência das categorias evidenciadas em cada instrumento e para análise inferencial, utilizou-se o teste qui-quadrado com p<0.05. Observou-se que 52% dos acadêmicos mostraram-se ativos e 18% sedentários. Na comparação entre as áreas de conhecimento, o curso de Educação Física apresentou melhores hábitos alimentares relacionados ao consumo de frutas e suco de frutas (83%). Conclui-se que não houve uma relação direta entre os níveis de atividade física e comportamentos de risco. Entretanto, comportamentos mais positivos referente a atividade fisica e alimentação foram observados entre os estudantes da curso de Educação Física.

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Biografia do Autor

Marcus Vinícius Mizoguchi, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2009), graduação em Educação Física- Bacharelado pela Universidade Estadual de Maringá (2010), mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Maringá (2012) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2018). Atualmente é docente da Universidade Federal de Mato Grosso.

Gustavo Bottega Lunardelli, Universidade Estadual de Maringá

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (2020). Mestre pelo programa de pós-graduação associado em Educação Física UEM/UEL (2023). Membro do grupo de Estudos de Metodologias de Ensino e Psicologia do Esporte (GEMEPE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Grupo de Estudos de Psicologia do Esporte e Desempenho Humano (GEPEDH) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente é aluno de doutorado pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL na linha de fatores psicossociais e motores relacionados ao desempenho humano. Professor da Rede Municipal de Campo Novo do Parecis - MT.

Amanda Aparecida Souza de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso

Bacharela em Educação Física pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Professora/Preparadora Física em Campo Novo do Parecis – MT.

Lucas Savassi Figueiredo, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado Governador Valadares. Doutor e Mestre em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Administração e Marketing Esportivo, pela Universidade Estácio de Sá. Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais. Licenciado em Educação Física pela Universidade FUMEC. Principais interesses focados nas áreas de Metodologia de Ensino dos Esportes (com ênfase no Handebol), Seleção de Talentos Esportivos, Análise de Jogo e Comportamento Motor. Possui experiência na atuação no Ensino Básico, Superior e como treinador de Handebol.

Henrique de Oliveira Castro, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor Adjunto I do Departamento de Educação Física da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso (FEF/UFMT); Professor permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física da UFMT (PPGEF/UFMT); Diretor de Formação da Federação Mato-grossense de Voleibol (FMTV); Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física e Esportes da UFMT (GEPEFE/UFMT); Coordenador do Laboratório de Análise Esportiva da UFMT (LAE/UFMT); Pesquisador Efetivo da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Pesquisador colaborador do Núcleo de Estudo e Pesquisa Avançada em Esportes da Universidade Federal de Goiás (NEPAE/UFG), do Núcleo de Estudos em Performance Analysis Esportiva da Universidade Federal de Santa Maria (NEPAE/UFSM), do Grupo de Estudos de Metodologias de Ensino e Psicologia do Esporte da UFMT (GEMEPE/UFMT) e do Centro de Estudos de Cognição e Ação da Universidade Federal de Minas Gerais (CECA/UFMG); Graduado em Bacharelado e Licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH); Especialista em Treinamento Esportivo pela UFMG; Especialista em Voleibol pela Faculdade Unyleya; Mestre e Doutor em Ciências do Esporte pela UFMG, com um período de visita técnica à Facultad de Ciencias del Deporte da Universidad de Extremadura (FCD/UEx) - Cáceres/Espanha; Investiga os processos cognitivos e desempenho tático-técnico em pequenos jogos, monitoramento de atletas, métodos/modelos de ensino-aprendizagem-treinamento, variáveis psicológicas e efeito da idade relativa nos esportes.

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Publicado

2024-07-24

Como Citar

Mizoguchi, M. V., Lunardelli, G. B., Oliveira, A. A. S. de ., Figueiredo, L. S., & Castro, H. de O. (2024). Relação entre os níveis de atividade física e comportamentos de risco de estudantes Universitários Brasileiros: Relationship between physical activity levels and risk behaviors in Brazilian University students. Saúde E Pesquisa, 18, e12887. https://doi.org/10.17765/2176-9206.2025v18e12887

Edição

Seção

Artigos Originais