Autopercepção visual e tátil como método de educação em saúde bucal
Visual and tactile self-perception as an oral health education method
DOI:
https://doi.org/10.17765/2176-9206.2025v18e12895Palavras-chave:
Cárie Dentária, Placa Dentária, Saúde BucalResumo
O objetivo deste estudo foi desenvolver e avaliar a eficácia de um método de educação em saúde bucal, utilizando a autopercepção tátil e visual de crianças sobre o biofilme dental. Foi realizado um estudo experimental e longitudinal, com 13 crianças de 8 a 12 anos, de duas instituições de Maringá/PR, em dois momentos, com intervalo de 3 meses, tendo as seguintes atividades: questionário sobre conhecimentos acerca da cárie dentária e hábitos de higiene; autoavaliação da quantidade de biofilme utilizando imagens e painel sensorial tátil; evidenciação do biofilme; instrução de higiene bucal e escovação supervisionada. Verificou-se melhora nos conhecimentos sobre cárie dentária, uso de fio dental, aumento no número de escovações e redução no índice de biofilme após 3 meses. Conclui-se que os estímulos auxiliaram no grau de conhecimento e higiene bucal, além da diminuição do índice de placa, evidenciando a eficácia do método de educação em saúde bucal.Downloads
Referências
Cheng L, Zhang L, Yue L, Ling J, Fan M, Yang D, Huang Z et al. Expert consensus on dental caries management. Int J Oral Sci. 2022;14(1). https://doi.org/10.1038/s41368-022-00167-3
Pitts N, Baez R, Diaz-Guallory C. Early childhood caries: IAPD Bangkok Declaration. Int J Paediatr Dent. 2019;29(3):384-6. https://doi.org/10.1111/ipd.12490
Hugo FN, Bailey JA, Stein C, Cunha AR, Iser BPM, Malta DC et al. Prevalence, incidence, and years-lived with disability due to oral disorders in Brazil: an analysis of the Global Burden of Disease Study 2019. Rev Soc Bras Med Trop. 2022;55(1):e0284-2021. https://doi.org/10.1590/0037-8682-0284-2021
Rather MA, Gupta K, Mandal M. Microbial Biofilm: formation, architecture, antibiotic resistance, and control strategies. Braz J Microbiol. 2021;54(4):1407-1718. https://doi.org/10.1007/s42770-021-00624-x
Ansari G, Torabzadeh H, Nabavi ZS, Hassani PS. Comparing the effect of dry and wet brushing on dental plaque removal in children. J Indian Soc Pedod Prev Dent. 2019;37(3):292-6. https://doi.org/10.4103/JISPPD.JISPPD-71-19
D’Elia G, Floris W, Marini L, Corridore D, Rojas MA, Ottolenghi L et al. Methods for evaluating the effectiveness of home oral hygiene measures – a narrative review of dental biofilm indices. Dent J. 2023;11(7):172. https://doi.org/10.3390/dj11070172
Greene JC, Vermillion JR. The simplified oral hygiene index. J Am Dent Assoc. 1964;68(1):7-13. https://doi.org/10.14219/jada.archive.1964.0034
Silva LF, Rossi RM. A importância dos programas de educação e motivação para a saúde bucal nas escolas. Rev Ibero Am Humanidades Cienc Educ. 2022;8(10):346-58. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7035
Ghaffari M, Rakhshanderou S, Ramezankhani U, Buunk-Werkhoven Y, Norozi M, Armoon B. Are educating and promoting interventions effective in oral health? A systematic review. INt J Dent Hyg. 2018;16(1):4-58. https://doi.org/10.1111/igh.12305
Subedi K, Shrestha A, Bhagat T, Baral D. Effectiveness of oral health education intervention among 12-15-year-old school children in Dharan, Nepal: a randomized controlled trial. BMC Oral Health. 2021;21(1):525. https://doi.org/10.1186/s12903-021-01877-6
Kim S, Kim SY. Effectiveness of school-based oral health education for children and adolescents in low- and middle-income countries: a systematic review and meta-analysis. Asia Pac J Public Health. 2024;36(4):312-21. https://doi.org/10.1177/10105395241240959
Campestrini NT de F, da Cunha BM, Kublitski PM de O, Kriger L, Caldarelli PG, Gabardo MCL. Atividades educativas em saúde bucal desenvolvidas por cirurgiões-dentistas com escolares: uma revisão sistematizada da literatura. Rev ABENO. 2019;19(4):46-54. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i4.886
Carneiro VR, Queiroz AM. Educar para uma vida saudável: a inclusão da saúde bucal como forma de prevenção à cárie dentária em uma creche municipal do Rio Grande do Norte. Braz J of Develop. 2020;6(10):74286-96. https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-016
Meneses PVS, Barbosa EP, Wanderley FAC, Bandini CSM. Atividades lúdicas para a promoção de saúde bucal e escolares: revisão de literatura. REAS. 2021; 13(2):e5726. https://doi.org/10.25248/reas.e5726.2021
Silva JHR, Carvalho ES, Barcelar Junior FF, Silva RG, Diniz NM. Nuances do Saber Científico: o uso do lúdico como ferramenta de educação em saúde bucal à crianças escolares. Extensão em Foco. 2021;X:1-2. https://doi.org/10.5380/ef.v0i22.74476
Clinical Affairs Committee-Behavior Management Subcommittee, American Academy of Pediatric Dentistry. Guideline on Behavior Guidance for the Pediatric Dental Patient. Pediatr Dent. 2015;37(5):57-70.
Peres MA, Macpherson LMD, Weyant RJ, Daly B, Venturelli R, Mathur MR et al. Oral Diseases: a global public health challenge. Lancet. 2019;394(10194):249-60. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(19)31146-8
Fujimaki M, Umeda JE, Pereira MC, Rocha MFE. Sorrir com Saúde: construindo ações intersetoriais para a promoção da saúde bucal em Centros de Educação Infantil. 1 ed. Maringá-PR:PGO-UEM. 2018.
Lustosa LLC, de Faria MD, de Sousa PSA, de Souza DMOR. Avaliação da efetividade de um programa educativo-preventivo em saúde bucal aplicado e escolares de Petrolina (PE). REVASF. 2018;8(15):30-45.
Oliveira MF, Zanchett S, Oliveira AWC. Avaliação do índice de placa visível antes e depois de sessões de educação em saúde bucal com crianças. Ver Aten Saúde. 2019;17(60):37-46. https://doi.org/10.13037/ras.vol17n60.5429
Soofi M, Karami-Matin B, Pasdar Y, Hamzeh B, Moradina-Nazar M, Ameri H et al. What explains socioeconomic inequalities in dental flossing? Cross-sectional results from the RaNCD cohort study. J Prev Med Hyg. 2020;61(2):E215-20. https://doi.org/10.15167/2421-4248/jpmh2020.61.2.1394
Mattos-Silveira J, Lima BBM, Oliveira TA, Jarroug K, Rego RV, Reyes A et al. Why do children and adolescents neglect dental flossing? Eur Arch Paediatr Dent. 2017;18(1):45-50. https://doi.org/10.1007/s40368-016-0266-4
Wigen TI, Wang NJ. Characteristics of teenagers who use dental floss. Community Dent Health. 2021;38(1):10-4. https://doi.org/10.1922/CDH_00006Wigen05
Pinelli C, Loffredo LCM. Reproducibility and validity of self-perceived oral health conditions. Clin Oral Investig. 2007;11(4):431-7. https://doi.org/10.1007/s00784-007-0133-0
Silva DD, de Souza MLR, Wada RS. Autopercepção e condições de saúde bucal em uma população de idosos. Cad de Saúde Pública. 2005;21(4):1251-9. https://doi.org/10.1590/S0102-311X2005000400028
Nascimento LP. Desenvolvimento do teste de sensibilidade tátil da mão [dissertação]. São Paulo: Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo; 2014. https://doi.org/10.11606/D.5.2014.tde-29102014-144147
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Saúde e Pesquisa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. A submissão de originais para a revista Saúde e Pesquisa implica na transferência da Carta Concessão de Direitos Autorais, pelos autores, dos direitos de publicação digital para a revista após serem informados do aceite de publicação.
A Secretaria Editorial irá fornecer da um modelo de Carta de Concessão de Direitos Autorais, indicando o cumprimento integral de princípios éticos e legislação específica. Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de direito do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações, indicando claramente a revista Saúde e Pesquisa como o meio da publicação original. Em virtude de tratar-se de um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos artigos, principalmente em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte. A Saúde e Pesquisa adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.