Autopercepção visual e tátil como método de educação em saúde bucal

Visual and tactile self-perception as an oral health education method

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9206.2025v18e12895

Palavras-chave:

Cárie Dentária, Placa Dentária, Saúde Bucal

Resumo

O objetivo deste estudo foi desenvolver e avaliar a eficácia de um método de educação em saúde bucal, utilizando a autopercepção tátil e visual de crianças sobre o biofilme dental. Foi realizado um estudo experimental e longitudinal, com 13 crianças de 8 a 12 anos, de duas instituições de Maringá/PR, em dois momentos, com intervalo de 3 meses, tendo as seguintes atividades: questionário sobre conhecimentos acerca da cárie dentária e hábitos de higiene; autoavaliação da quantidade de biofilme utilizando imagens e painel sensorial tátil; evidenciação do biofilme; instrução de higiene bucal e escovação supervisionada. Verificou-se melhora nos conhecimentos sobre cárie dentária, uso de fio dental, aumento no número de escovações e redução no índice de biofilme após 3 meses. Conclui-se que os estímulos auxiliaram no grau de conhecimento e higiene bucal, além da diminuição do índice de placa, evidenciando a eficácia do método de educação em saúde bucal.

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Biografia do Autor

Maria Clara Barucci Araujo, Universidade Estadual de Maringá

Cirurgiã-Dentista pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Residente em Saúde Coletiva e da Família em Odontologia no Programa de Residência Multiprofissional da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil.

Clodoaldo Penha Antoniassi, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Odontologia Integrada, Departamento de Odontologia, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil

Maria Luiza Barucci Araujo Pires, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Mestre e aluna de Doutorado em Ciências Odontológicas, Faculdade de Odontologia de Araraquara, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), Araraquara, São Paulo, Brasil

Tânia Harumi Uchida, Universidade Estadual de Maringá

Doutora, Departamento de Odontologia, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil.

Luíza Sant'Anna Correa de Toledo , Universidade Estadual de Maringá

Cirurgiã-Dentista pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Residente em Saúde Coletiva e da Família em Odontologia no Programa de Residência Multiprofissional da Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil

Mitsue Fujimaki , Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Odontologia, na área de Cariologia pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Professora associada do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá, na área de Saúde Coletiva. Maringá, Paraná, Brasil

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Publicado

27-04-2025

Como Citar

Araujo, M. C. B. ., Antoniassi, C. P. ., Pires, M. L. B. A. ., Uchida, T. H. ., Toledo , L. S. C. de ., & Fujimaki , M. . (2025). Autopercepção visual e tátil como método de educação em saúde bucal : Visual and tactile self-perception as an oral health education method . Saúde E Pesquisa, 18, e12895. https://doi.org/10.17765/2176-9206.2025v18e12895

Edição

Seção

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