Point-of-care ultrasound no diagnóstico e na decisão terapêutica de pacientes com insuficiência renal aguda: série de casos

Point-of-care ultrasound in diagnosis and decisions for patients with acute renal failure: case series

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9206.2025v18e13103

Palavras-chave:

Relatos de casos, Lesão renal aguda, Ultrassonagrafia

Resumo

A ultrassonografia à beira do leito, conhecida como Point-of-Care Ultrasound (POCUS), tem se mostrado uma ferramenta valiosa em várias áreas da medicina. Na nefrologia, o POCUS tem ganhado destaque como uma técnica não invasiva e de fácil aplicação para auxiliar no diagnóstico e manejo de diversas condições renais. Objetivo: avaliar o point-of-care ultrasound como ferramenta auxiliar no diagnóstico e decisão terapêutica de pacientes com insuficiência renal aguda. Neste estudo, relatamos uma série de casos que ilustram o uso bem-sucedido do POCUS na prática nefrológica, no período de outubro a dezembro de 2022. Foram incluídos, seis casos de pacientes internados em centro de terapia intensiva com diferentes manifestações clínicas relacionadas a doenças renais agudas. Todos os pacientes foram submetidos a exames de ultrassonografia renal utilizando um aparelho móvel de POCUS. Nossos resultados demonstraram que o POCUS foi capaz de fornecer informações clínicas relevantes em todos os eventos estudados, permitindo a tomada de decisão mais rápida e assertiva, em pacientes com apresentação clínica diversas como: na rabdomiólise, lesão pré-renal, doença hepática, insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida (ICEFER), Uropatia obstrutiva e sepse. Concluímos que o POCUS é uma ferramenta promissora na prática nefrológica, oferecendo vantagens significativas em termos de agilidade e segurança. Sua utilização permitiu uma avaliação rápida e precisa das estruturas renais, auxiliando no diagnóstico, monitoramento e manejo de diversas condições nefrológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yoshimi José Ávila Watanabe, Universidade Federal de São João del Rei

Início de Doutorado pela UFSJ (Universidade Federal São João del Rei) em Ciências da Saúde, com ênfase em Epidemiologia e Saúde Coletiva em que tem como alvo o estudo de "Desmame da hemodiálise em paciente portador de disfunção renal aguda em tratamento intensivo" orientado pela Dra Alba Otoni. Mestrado em Biotecnologia pela UFSJ (Universidade Federal São João del Rei) com ênfase em Empreendedorismo. Iniciado em 2013, concluído em 2015. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991) e graduação em Ciência da Computação pelo Centro Universitário de Formiga (2002). Atualmente é Médico Nefrologista do Hospital São Joao de Deus - Divinópolis. Admitido como Preceptor em Nefrologia na Universidade de Itaúna, MG no ano de 2013 e encerrado as atividades em 2015. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação área de banco de dados. Desenvolvemos os sistemas computacionais para gestão em Clínicas de Nefrologia (NEFRODATA, 1998)), o sistema de gestão para Laboratório de Análises Clínicas (AUTOLAC, 2005)) e atua no processo de desenvolvimento do sistema para gestão de Clíncas com ênfase em tecnologias móveis e leves (MEU CONSULTÓRIO, 2017). Participa da composição do Registro Brasileiro de Diálise, fazendo a consultoria técnica do processo junto a Sociedade Brasileira de Nefrologia. Atualmente participa da composição de um grupo de apoio para realização do Registro Brasileiro de Nefrologia. O Registro Brasileiro é composto por membros da Sociedade Brasileira de Nefrologia que tem como objetivo, captar dados dos Centros de Nefrologia nos estados brasileiros que realizam Terapia Renal Substitutiva. O Grupo que compõe a comissão deverá publicar periodicamente dados epidemiológicos nacionais com eficiência e presteza, municiando a comunidade científica, órgãos públicos e setores privados de informações que poderão alicerçar tomada de decisões e planejamento na assistência à saúde do paciente renal crônico no Brasil.

João Victor Marques Guedes, Universidade Federal de São João del Rei

Possui Graduação em Farmácia pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ-CCO) e Graduação em Psicologia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG - Unidade Divinópolis). Possui título de Mestre em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (UFSJ-CCO). Atualmente trabalha como Psicólogo em consultório particular. Realiza pesquisas nas áreas de Epidemiologia e Saúde Coletiva, Farmácia Clínica, Bioquímica e Hematologia Clínica, Nefrologia e Psicologia.

Lívia Maria Rezende Carvalho, Universidade Federal de São João del Rei

Enfermeira pela Universidade Federal de São João del Rei Campus Centro Oeste Dona Lindu (UFSJ-CCO). Participante do Núcleo de Estudos e Pesquisas na Saúde do Adulto e Idoso (NEP-SAI), reconhecido pelo DGP-CNPq. Bolsista nos projetos de Iniciação Cientifica intitulados: Análise das Práticas dos Profissionais de Erros de Imunização (2021-2022), Prevalência de proteinúria em pacientes com doença renal do diabetes não dialíticos e fatores associados (2022-2023); Fatores associados a readmissão no centro de terapia intensiva de pacientes que desenvolveram Injúria Renal Aguda em internação prévia (2023-2024). Voluntária da pesquisa "Ultrassom como critério complementar para indicação de desmame da hemodiálise em paciente com disfunção renal aguda". Produções técnico-cientificas: Doenças Renais, Diabetes Mellitus e Saúde do Trabalhador.

André Oliveira Baldoni, Universidade Federal de São João del Rei

Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e bolsista de Produtividade do CNPq - PQ-2 (Chamada CNPq n. 09/2022). . Graduado em Farmácia, modalidade Análises Clínicas, pela Universidade Federal de Alfenas-MG (UNIFAL-MG) em 2006. Mestrado (2010) e Doutorado (2013) em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FCFRP-USP) (2010), na área de Assistência Farmacêutica e Farmácia Clínica. Organizador das duas edições do livro Farmacoterapia: Guia terapêutico de doenças mais prevalentes (2013 e 2017). Orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFSJ. Coordenador do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Farmácia Clínica (NEPeFaC) http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0689581579898478 e https://ufsj.edu.br/nepefac/index.php. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFSJ (2019-2020). É membro da Sociedade Brasileira de Ciências Farmacêuticas (ABCF), do "Brazil Chapter - International Society for Pharmacoepidemiology (ISPE)" e do Grupo Brasileiro de Desprescrição http://www.sbrafh.org.br/inicial/desprescricao/. Foi membro do Comitê de Ética em Pesquisa UFSJ/CCO (2014 a 2017), da Comissão Assessora de Farmácia Clínica do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Minas Gerais (CRF-MG), de 2016 a 2017 e da Comissão de Iniciação Científica da UFSJ (2015 - 2019). Foi coordenador do serviço de Farmácia Clínica do ambulatório universitário da UFSJ e do PET-Saúde/GraduaSUS (Programa de Educação pelo trabalho para a saúde) Farmácia Clínica. Atua na área de Farmacoterapia, Assistência Farmacêutica, Farmácia Clínica, Cuidado Farmacêutico, Farmacoepidemiologia, Geriatria.

Alba Otoni , Universidade Federal de São João del Rei

Enfermeira pela Escola de Enfermagem da UFMG; Especialista em Enfermagem em Nefrologia pela Sociedade Brasileira de Enfermagem em Nefrologia; Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFMG- área de pesquisa- Marcadores de integridade da membrana peritoneal de pacientes renais crônicos em DPAC; Doutora em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós Graduação Infectologia e Medicina Tropical/ Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) / área de pesquisa - Imunologia das lesões renais em pacientes esquistossomóticos forma hepatoesplênica (2011). Pós Doutora em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós Graduação Infectologia e Medicina Tropical/ Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)/ foco- Imunologia das lesões renais (2015). Atualmente professora Associada II na Universidade Federal de São João Del Rei - Campus CCO- D.Lindu. Divinópolis-MG; pesquisadora colaboradora dos Grupos de Pesquisas: Núcleo de Pesquisas em Epidemiologia e Saúde Coletiva- UFSJ; e Núcleo de Excelência no Estudo de Biomarcadores em Doenças Humanas (NEBiD)- UFMG. Atualmente em Pós Doutorado pela Universidade Federal de Alfenas. Foco: Nefrologia Preventiva: Assistência a Doença Renal Crônica na Atenção Primária de Saúde.

Referências

1. Joannidis M, Druml W, Forni LG, Groeneveld ABJ, Honore PM, Hoste E, et al. Prevention of acute kidney injury and protection of renal function in the intensive care unit: update 2017. Intensive Care Med. 2017 Jun;43(6):730-749. https://doi.org/10.1007/s00134-017-4832-y

2. Mendu ML, Ciociolo GR, McLaughlin SR, Graham DA, Ghazinouri R, Parmar S, et al. A Decision-Making Algorithm for Initiation and Discontinuation of RRT in Severe AKI. Clin J Am Soc Nephrol. 2017 Feb 7;12(2):228-236. https://doi.org/10.2215/CJN.07170716

3. Corradi F, Bell M, Rosa SD. Kidney Doppler Ultrasonography in Critical Care Nephrology. Nephrol Dial Transplant. 2024 Aug 30;39(9):1416-1425. https://doi.org/10.1093/ndt/gfae103.

4. McDonald R, Watchorn J, Hutchings S. New ultrasound techniques for acute kidney injury diagnostics. Curr Opin Crit Care. 2024 Dec 1;30(6):571-576. https://doi.org/10.1097/MCC.0000000000001216.

5. Abebe A, Kumela K, Belay M, Kebede B, Wobie Y. Mortality and predictors of acute kidney injury in adults: a hospital-based prospective observational study. Sci Rep. 2021 Aug 2;11(1):15672. https://doi.org/10.1038/s41598-021-94946-3.

6. Watanabe YJA, Carvalho LMR, Guedes JVM, Baldoni AO, Belo VS, Otoni A. Acute renal failure, COVID-19 and deaths, worrying rates in intensive care units: a cross-sectional study. Sao Paulo Med J. 2024 Aug 9;142(6):e2023150. https://doi.org/10.1590/1516-3180.2023.0150.R1.13052024.

7. Romero-González G, Manrique J, Slon-Roblero MF, Husain-Syed F, De la Espriella R, Ferrari F, et al. PoCUS in nephrology: a new tool to improve our diagnostic skills. Clin Kidney J. 2022 Sep 12;16(2):218-229. https://doi.org/10.1093/ckj/sfac203

8. Narula J, Chandrashekhar Y, Braunwald E. Time to Add a Fifth Pillar to Bedside Physical Examination: Inspection, Palpation, Percussion, Auscultation, and Insonation. JAMA Cardiol. 2018 Apr 1;3(4):346-350. https://doi.org/10.1001/jamacardio.2018.0001

9. Gagnier JJ, Kienle G, Altman DG, Moher D, Sox H, Riley D, et al. The CARE guidelines: consensus-based clinical case reporting guideline development. Headache. 2013 Nov-Dec;53(10):1541-7. https://doi.org/10.1111/head.12246.

10. CARE Study Group. CARE Checklist: information to include when writing a case report [Internet]. 2013. Available from: https://smj.org.sa/sites/default/files/PDF/CAREchecklist-English-2013.pdf

11. Muniz Pazeli J, Fagundes Vidigal D, Cestari Grossi T, Silva Fernandes NM, Colugnati F, Baumgratz de Paula R, et al. Can Nephrologists Use Ultrasound to Evaluate the Inferior Vena Cava A Cross-Sectional Study of the Agreement between a Nephrologist and a Cardiologist. Nephron Extra. 2014 Apr 30;4(1):82-88. https://doi.org/10.1159/000362170

12. Moore PK, Hsu RK, Liu KD. Management of Acute Kidney Injury: Core Curriculum 2018. Am J Kidney Dis. 2018 Jul;72(1):136-148. https://doi.org/10.1053/j.ajkd.2017.11.021

13. Turgut F, Awad AS, Abdel-Rahman EM. Acute Kidney Injury: Medical Causes and Pathogenesis. J Clin Med. 2023 Jan 3;12(1):375. https://doi.org/10.3390/jcm12010375

14. Robbin ML, Chamberlain NE, Lockhart ME, Gallichio MH, Young CJ, Deierhoi MH, et al. Hemodialysis Arteriovenous Fistula Maturity: US Evaluation. Radiology. 2002 Oct;225(1):59-64. https://doi.org/10.1148/radiol.2251011367

15. Woodward CW, Lambert J, Ortiz-Soriano V, Li Y, Ruiz-Conejo M, Bissell BD, et al. Fluid Overload Associates With Major Adverse Kidney Events in Critically Ill Patients With Acute Kidney Injury Requiring Continuous Renal Replacement Therapy. Crit Care Med. 2019 Sep;47(9):e753-e760. https://doi.org/10.1097/CCM.0000000000003862

16. Torino C, Gargani L, Sicari R, Letachowicz K, Ekart R, Fliser D, et al. The Agreement between Auscultation and Lung Ultrasound in Hemodialysis Patients: The LUST Study. Clin J Am Soc Nephrol. 2016 Nov 7;11(11):2005-2011. https://doi.org/10.2215/CJN.03890416

17. Nash DM, Przech S, Wald R, O’Reilly D. Systematic review and meta-analysis of renal replacement therapy modalities for acute kidney injury in the intensive care unit. J Crit Care. 2017 Oct;41:138-144. https://doi.org/10.1016/j.jcrc.2017.05.002

18. Ostermann M, Liu K, Kashani K. Fluid Management in Acute Kidney Injury. Chest. 2019 Sep;156(3):594-603. https://doi.org/10.1016/j.chest.2019.04.004

19. Patel S, Puri N, Dellinger RP. Sepsis Management for the Nephrologist. Clin J Am Soc Nephrol. 2022 Jun;17(6):880-889. https://doi.org/10.2215/CJN.14381121

20. Scholz H, Boivin FJ, Schmidt-Ott KM, Bachmann S, Eckardt KU, Scholl UI, et al. Kidney physiology and susceptibility to acute kidney injury: implications for renoprotection. Nat Rev Nephrol. 2021 May;17(5):335-349. https://doi.org/10.1038/s41581-021-00394-7

21. Beaubien-Souligny W, Bouchard J, Denault A. Point-of-care ultrasound in end-stage kidney disease: beyond lung ultrasound. Curr Opin Nephrol Hypertens. 2018 Nov;27(6):487-496. https://doi.org/10.1097/MNH.0000000000000453

22. Jeon J, Kim DH, Baeg SI, Lee EJ, Chung CR, Jeon K, et al. Association between diuretics and successful discontinuation of continuous renal replacement therapy in critically ill patients with acute kidney injury. Crit Care. 2018 Oct 10;22(1):255. https://doi.org/10.1186/s13054-018-2192-9

23. Chen JJ, Chang CH, Huang YT, Kuo G. Furosemide stress test as a predictive marker of acute kidney injury progression or renal replacement therapy: a systemic review and meta-analysis. Crit Care. 2020 May 7;24(1):202. https://doi.org/10.1186/s13054-020-02912-8

Publicado

30-04-2025

Como Citar

Watanabe, Y. J. Ávila, Guedes, J. V. M., Carvalho, L. M. R., Baldoni, A. O., & Otoni , A. (2025). Point-of-care ultrasound no diagnóstico e na decisão terapêutica de pacientes com insuficiência renal aguda: série de casos : Point-of-care ultrasound in diagnosis and decisions for patients with acute renal failure: case series . Saúde E Pesquisa, 18, e13103. https://doi.org/10.17765/2176-9206.2025v18e13103

Edição

Seção

Relato de Casos