Perda auditiva na infância: o que sabem estudantes e profissionais de enfermagem?
Hearing loss in childhood: what do nursing students and professionals know?
DOI:
https://doi.org/10.17765/2176-9206.2025v18e13139Palavras-chave:
Perda auditiva, Conhecimento, EnfermeirosResumo
O objetivo do estudo foi avaliar o conhecimento de enfermeiros e estudantes de enfermagem sobre a perda auditiva na infância. Participaram 52 indivíduos (20 estudantes de enfermagem e 32 enfermeiros) que responderam, via formulário on-line, a um questionário composto por 20 questões, dividido em quatro domínios sobre perda auditiva na infância. Realizou-se análise estatística descritiva dos dados e o Teste Mann-Whitney, com nível de significância de p<0,05. A pontuação média no questionário foi de 12,9 entre os estudantes e 13,13 entre os profissionais. Não houve diferença significativa entre os grupos com relação a pontuação total do questionário ou entre os resultados dos diferentes domínios (p>0,05). Na análise isolada das questões, observou-se diferença significativa na questão 11 (p=0,019) e na questão 15 (p=0,049). Concluiu-se que estudantes e profissionais de enfermagem apresentam conhecimento limitado sobre questões gerais de prevenção e cuidados em saúde auditiva infantil, não havendo diferença significativa entre os grupos.
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