Quick Massage como Tratamento Complementar da Hipertensão Arterial Sistêmica em Mulheres
Palavras-chave:
Hipertensão, Terapias Complementares, MassagemResumo
O objetivo deste estudo foi aplicar a quick massage como tratamento complementar em mulheres hipertensas, em sessão única, no intuito de avaliar a redução da pressão arterial (PA) e frequência cardíaca (FC). Participaram do estudo 16 mulheres hipertensas (56±11 anos) que faziam uso de anti-hipertensivo, e 14 mulheres normotensas (48±6 anos). A pressão arterial foi medida utilizando MAPA da marca WelchAllyn ABPM 6100® que foi colocado no braço não dominante, e programado para fazer as medições a cada 10 minutos, sendo os dados obtidos nesta avaliaçã submetidos a análise estatística descritiva por cálculo de média e desvio padrão. Para comparar as características gerais dos dois grupos, foram utilizados testes como Anova 3-way, na comparação entre os grupos, sessões e momentos, análises de correlação simples avaliando o nível inicial de PA e análise de proporção qui-quadrado, que prevê a contingência de pessoas em cada situação experimental. Os dados foram processados no programa estatístico Statistica versão 5.0 e o nível de significância adotado foi de P<0,05. Os resultados evidenciaram que 20 minutos de quick massage não promoveu redução estatisticamente significativa da PA e FC em nenhuma das duas populações estudadas; todavia, 80% das voluntárias relataram ao longo do tratamento proposto sensação de relaxamento. Conclui-se que a quick massage não promove redução dos níveis pressóricos e da FC, porém, esta técnica de massagem proporciona sensação de relaxamento na maioria das pacientes que receberam este tipo de tratamento. Ainda se faz necessário um número maior de pesquisas sobre esta técnica, entre outras de massoterapia devido à escassez de estudos publicados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
28-08-2014
Como Citar
Raymund Braz, A. C. de A., Salvagioni, D. A. J., Guinoza Siraichi, J. T., Fernandes, J. G., Pereira, R. M., Roecker, S., & Pinto, R. R. (2014). Quick Massage como Tratamento Complementar da Hipertensão Arterial Sistêmica em Mulheres. Saúde E Pesquisa, 7(2). Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/3458
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
A submissão de originais para a revista Saúde e Pesquisa implica na transferência da Carta Concessão de Direitos Autorais, pelos autores, dos direitos de publicação digital para a revista após serem informados do aceite de publicação.A Secretaria Editorial irá fornecer da um modelo de Carta de Concessão de Direitos Autorais, indicando o cumprimento integral de princípios éticos e legislação específica. Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de direito do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações, indicando claramente a revista Saúde e Pesquisa como o meio da publicação original. Em virtude de tratar-se de um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos artigos, principalmente em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte. A Saúde e Pesquisa adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.