Crioterapia: Métodos e Aplicações em Pesquisas Brasileiras uma Revisão Sistemática

  • Natamia Angeoles Lima Universidade Federal do Amazonas
  • Vanderlane de Souza Duarte Universidade Federal do Amazonas
  • Grasiely Faccin Borges Universidade Federal do Amazonas
Palavras-chave: Crioterapia, Hipotermia Induzida, Resposta ao Choque Frio

Resumo

O termo crioterapia é utilizado para descrever a aplicação de modalidades de frio que tem uma variação de temperatura de 0º C a 18,3º C. Desse modo, o objetivo deste trabalho é apresentar e discutir os métodos de aplicação da crioterapia divulgados nas publicações científicas brasileiras nos últimos dez anos. Para a realização desta revisão sistemática da literatura, utilizou-se como fonte de pesquisa os artigos de periódicos científicos nacionais nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) e Google Acadêmico. Os descritores na língua portuguesa utilizados na pesquisa foram: “crioterapia”, “hipotermia induzida” e “resposta ao choque frio”. Foram utilizados artigos publicados entre os anos de 2004 e 2014. Foram classificados 21 artigos de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. O método de aplicação da crioterapia mais frequente foi a aplicação com bolsa de gelo ou compressa de gelo, que consiste em resfriamento que se concentra na pele em até 1 cm de profundidade, geralmente aplicado com um tempo estimado entre 15 a 30 minutos. Com a realização deste trabalho verificou-se que a crioterapia é um excelente recurso terapêutico, sendo utilizada de forma efetiva para provocar redução da sensibilidade, da dor, pode também ajudar na redução da resistência à movimentação passiva e espasticidade. Não se mostrou eficaz no aumento da força muscular, da flexibilidade e em tratamentos para redução da gordura corporal.

Biografia do Autor

Natamia Angeoles Lima, Universidade Federal do Amazonas
Fisioterapeuta da Prefeitura Municipal de Coari (AM), Brasil.
Vanderlane de Souza Duarte, Universidade Federal do Amazonas
Docente Especialista do Instituto de Saúde e Biotecnologia. Universidade Federal do Amazonas; Grupo de Pesquisa Saúde e Desempenho Humano-GPeSDH/UFAM-AM, Brasil.
Grasiely Faccin Borges, Universidade Federal do Amazonas
Docente Adjunta do Instituto de Saúde e Biotecnologia; Universidade Federal do Amazonas; Grupo de Pesquisa Saúde e Desempenho Humano-GPeSDH/UFAM-AM, Brasil.
Publicado
2015-09-28
Seção
Artigos de Revisão