Correlação dos Métodos de Avaliação Nutricional de Pacientes Submetidos à Hemodiálise

Autores

  • Marcela Rossini Montenegro Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Renata Monteiro Walter Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Juliana Masami Morimoto Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Ana Carolina Almada Colucci Paternez Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.17765/1983-1870.2015v8n2p267-275

Palavras-chave:

Avaliação Nutricional, Diálise Renal, Insuficiência Renal Crônica.

Resumo

A Doença Renal Crônica (DRC) constitui-se da perda lenta, progressiva e irreversível das funções renais excretoras, endócrinas e metabólicas. O objetivo do trabalho foi correlacionar os métodos de avaliação nutricional em pacientes submetidos à hemodiálise em uma clínica particular do município de São Paulo. O estudo foi realizado em uma clínica especializada em doença renal crônica situada no município de São Paulo com pacientes de ambos os sexos e com idade superior a 18 anos, que realizavam hemodiálise no período na coleta de dados. Para a coleta de dados foi aplicada a Avaliação Subjetiva Global para pacientes com doença renal. Foi calculado o índice de Massa Corporal (IMC) e aferidas a dobra cutânea de tríceps (DCT) e circunferência de braço (CB) após a sessão de diálise. Com as medidas aferidas, foi calculada a circunferência muscular do braço (CMB). Calculou-se a correlação de Spearman entre os resultados da avaliação subjetiva e as variáveis antropométricas. A amostra final foi composta por 60 pacientes, 36,6% do sexo masculino e 63,3% do sexo feminino, sendo 37 idosos e 23 adultos. A intensidade das correlações entre as variáveis IMC vs. Questionário, IMC vs. CMB, DCT vs. CB e CMB vs. Questionário se mostrou muito fraca, fraca, fraca e muito fraca respectivamente. Destaca-se que as correlações IMC vs. CMB e DCT vs. CB, apesar de fracas, apresentaram significância estatística (p<0,05). Conclui-se que o uso de diferentes métodos de avaliação nutricional representa significativa melhoria do padrão diagnóstico de pacientes com DRC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela Rossini Montenegro, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Nutricionista graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil.

Renata Monteiro Walter, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Nutricionista graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil.

Juliana Masami Morimoto, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutora em Nutrição em Saúde Pública, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil.

Ana Carolina Almada Colucci Paternez, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutora em Saúde Pública, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-09-28

Como Citar

Montenegro, M. R., Walter, R. M., Morimoto, J. M., & Paternez, A. C. A. C. (2015). Correlação dos Métodos de Avaliação Nutricional de Pacientes Submetidos à Hemodiálise. Saúde E Pesquisa, 8(2), 267–275. https://doi.org/10.17765/1983-1870.2015v8n2p267-275

Edição

Seção

Artigos Originais