Atividade Farmacológica do Óleo Essencial de Lippia sidoides em Odontologia: Uma Revisão de Literatura

  • Patrícia Leal Dantas Lobo Universidade Federal do Ceará
  • Lídia Audrey Rocha Valadas Marques Universidade Federal do Ceará http://orcid.org/0000-0002-3568-3089
  • Mariana Fernandes Gurgel Universidade Federal do Ceará
  • Juliana Leite Soares Universidade Federal do Ceará
  • Said Gonçalves da Cruz Fonseca Universidade Federal do Ceará
  • Maria Elisabete Amaral de Moraes Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave: Cárie Dentária, Doença Periodontal, Lippia sidoides

Resumo

Durante um longo período, plantas têm sido avaliadas como fonte de produtos naturais para preservar a saúde humana, inclusive para prevenção de doenças orais, especialmente cárie e doença periodontal. A cárie e a doença periodontal estão associadas a patógenos orais. A atividade antimicrobiana de várias plantas tem sido avaliada contra estes microrganismos patogênicos, dentre elas a Lippia sidoides Cham, uma planta popularmente conhecida como alecrim-pimenta, comumente encontrada no Nordeste do Brasil. Este artigo apresenta uma revisão das diversas atividades biológicas da Lippia sidoides Cham, destacando o seu potencial farmacológico no tratamento e/ou cura de várias doenças como a cárie e a doença periodontal possibilitando, assim, o desenvolvimento de formulações farmacêuticas seguras e eficazes a partir desta fonte natural.

Biografia do Autor

Patrícia Leal Dantas Lobo, Universidade Federal do Ceará
Especialista em Odontopediatria e Ortodontia; Mestre em Odontologia; Doutora em Farmacologia; Professora Adjunta do curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará.
Lídia Audrey Rocha Valadas Marques, Universidade Federal do Ceará
Cirurgiã-dentista, Especialista em Farmacologia Clínica pelo instituto Ateneu, Doutoranda em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos programa de pós-graduação em rede das Universidades Federais do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Rural de Pernambuco.
Mariana Fernandes Gurgel, Universidade Federal do Ceará
Cirurgiã-dentista pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Brasil; Especialista em Ortodontia.
Said Gonçalves da Cruz Fonseca, Universidade Federal do Ceará
Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco - URPE; Docente Assistente de Farmacoténica da Universidade Federal do Ceará - UFC, Brasil.
Maria Elisabete Amaral de Moraes, Universidade Federal do Ceará
Docente Titular de Farmacologia da Universidade Federal do Ceará - UFC, Brasil; Coordenadora da Unidade de Farmacologia Clínica do Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento de Medicamentos.
Publicado
2015-09-28
Seção
Artigos de Revisão