Ocorrência de Lesões de Punho e Mão e Análise Álgica em Praticantes de Jiu-jítsu

  • Nelson Coimbra Ribeiro Neto Centro Universitário São Camilo - Espírito Santo
  • Hélio Gustavo Santos Centro Universitário São Camilo - Espírito Santo
  • Brenda Carreiro Centro Universitário São Camilo - Espírito Santo
  • Gleica Prenholato Dias Campanha Centro Universitário São Camilo - Espírito Santo
  • Lorena Liduíno Centro Universitário São Camilo - Espírito Santo
  • Isaías Leal Centro Universitário São Camilo - Espírito Santo
Palavras-chave: Artes marciais, Dinamômetro de força muscular, Goniometria articular, Lesões esportivas, Medição da dor.

Resumo

No jiu-jítsu predominam técnicas de luta sobre a imposição da força bruta e, juntamente com os princípios biomecânicos, otimiza a força muscular do lutador, anula a do oponente e utiliza as valências físicas deste contra ele próprio. Desse modo, buscou-se identificar a ocorrência de lesões de punho e mão e análise da dor em praticantes de jiu-jítsu. Esta é uma pesquisa de campo, descritiva, de análise quali-quantitativa, com 6 participantes avaliados em sua preensão palmar, goniometria de punho, além dos testes de Phalen e Finkelstein e aplicação da Escala Visual Analógica, diagrama corporal e questionário de McGill (Br-MPQ). Foram identificados 4 testes de Phalen positivos, 2 positivos para Finkelstein e 2 praticantes não apresentaram lesão. Ao analisar a força de preensão palmar da amostra, observou-se uma média de 54,83 ± 6,85 para a mão direita, e de 52,83 ± 6,01 para a esquerda. Já na goniometria 100% dos praticantes apresentaram alterações em um ou mais movimentos avaliados da articulação de punho. Ao avaliar a classificação da dor, verificou-se que os praticantes de jiu-jítsu referiram dor em duas ou mais regiões do corpo.

Biografia do Autor

Nelson Coimbra Ribeiro Neto, Centro Universitário São Camilo - Espírito Santo
Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente pelo Centro Universitário Anhanguera de Niterói (UNIAN); pós-graduado em Fisioterapia Pneumofuncional pela Universidade Castelo Branco (2004) e em Traumato-Ortopedia também pela UCB (2005), certificado em PNF níveis 1 e 2 pela IPNFA (2004) e graduado em Fisioterapia pela Universidade Iguaçu (2002). É Coordenador e professor do curso de Fisioterapia e Coordenador Geral de Pós-Graduação do Centro Universitário São Camilo-ES.
Publicado
2016-10-07
Seção
Artigos Originais