GAMETERAPIA NA COORDENAÇÃO MOTORA E INTEGRAÇÃO VISO-MOTORA EM PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN

  • Maysa Venturoso Gongora Buckeridge Serra Universidade de Franca
  • Cynthia Yukiko Hiraga Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Danielle de Freitas Gonçalves Universidade de Franca
  • Letícia Hellen Pereira Silva
  • Carolina Moreira Martins Universidade de Franca
  • Maria Georgina Marques Tonello
Palavras-chave: Jogos de Vídeo, Deficiência Intelectual, Exercício

Resumo

O objetivo deste estudo foi examinar os efeitos da gameterapia na coordenação motora e integração viso-motora em indivíduos com síndrome de Down (SD). Quatro indivíduos com SD participaram do estudo. Os testes de Coordenação Corporal para Crianças (Körperkoordinationstest Für Kinder – KTK) e o Teste do Desenvolvimento da Integração Viso-Motora (Test of Visual-Motor Integration – VMI) foram aplicados. Os participantes realizaram 12 sessões de gameterapia, com duração de 20 minutos cada, com jogos do console Nintendo Wii. Os participantes foram submetidos aos testes KTK e VMI antes e após o programa de gameterapia. Todos os participantes apresentaram aumento no escore do teste KTK e no teste VMI, dois participantes apresentaram aumento do escore final nas duas partes que compõem o teste. Os resultados sugerem que a gameterapia altera variáveis relativas a coordenação motora e componentes que envolvem a percepção em indivíduos com SD.

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Publicado
2017-09-28
Seção
Artigos Originas - Promoção da Saúde