Dislipidemia em pacientes com Diabetes tipo 2
Resumo
O objetivo do estudo foi analisar a presença de dislipidemias em diabéticos tipo 2 atendidos pelas Unidades Básicas de Saúde do município de Coxim-MS. Estudo transversal observacional com abordagem quantitativa, composto por pacientes diabéticos tipo 2 cadastrados no programa Hiperdia, maiores de 18 anos, ambos os sexos, e que realizaram durante o ano de 2014 ao menos um exame de colesterol total, triglicerídeo e glicemia em jejum. Os resultados demonstram que 53,4% dos indivíduos tinham associações entre diabetes e dislipidemias reforçando que Diabetes Mellitus influi no metabolismo de lipídeos corroborando para aparecimento da dislipidemia e que o estilo de vida, sedentarismo e fatores sociodemográficos influem diretamente nesses resultados. Diante dos achados desse estudo vale ressaltar a importância em conhecer e planejar ações voltadas para promoção e prevenção desses agravos.Referências
ALMEIDA et al. Dislipidemias e Diabetes Mellitus: fisiopatologia e tratamento. Rev. Ciênc.Méd. v.16, n. 4-6, Campinas, 2007.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde. Vigitel Brasil 2016: vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico: estimativas sobre frequência e distribuição sociodemográfica de fatores de risco e proteção para doenças crônicas nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal em 2016. Brasília: Ministério da Saúde, 2017.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 162p. (Cadernos de Atenção Básica, n. 35). Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br>. Acesso em: 18 out 2015.
CAROLINO et al. Fatores de risco em pacientes com Diabetes Mellitus tipo 2. Rev. Latino Am Enfermagem. v. 16, n. 2, Maio-Abril, 2008.
CDC – Centro de Diabetes Curitiba. 2014. Diabetes no paciente idoso. Disponível em: <http://www.centrodediabetescuritiba.com.br/artigos/diabetes-no-paciente-idoso/>. Acesso em: 25 nov. 2017.
CORRÊA H. FERMANDA. Diabetes Mellitus tipo 2 na criança e no adolescente. Adolescência & Saúde, v.01, n.2, jun. 2004.
Milech, Adolfo et al. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (2015-2016). São Paulo: A.C. Farmacêutica, 2016.
FALUD, A. A. et al. Atualização da diretriz brasileira de dislipidemias e prevenção da aterosclerose – 2017. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 109, n. 2 (supl. 1), 2017.
GABBAY, M., CESARINI, R. P.; DIB, A. S. Diabetes Mellitus do tipo 2 na infância e adolescência: revisão da literatura. Jornal de Pediatria, v. 79, n. 3, 2003.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades. Disponível em:<https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ms/coxim/panorama>. Acesso em: 25 nov. 2017.
INTERNATIONAL DIABETES FEDERATION. Disponível em: <http://www.idf.org>. Acesso em: 5 mar. 2015.
MENEZES et al. Diabetes Mellitus e fatores associados em idosos residentes em Campina Grande, Paraíba. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol., v. 17, n. 4, 2014.
MORAES A. S.; CHECCHIO V. M.; FREITAS M. C. I. Dislipidemia e fatores associados em adultos residentes em Ribeirão Preto, SP. Resultados do Projeto EPIDCV. Arq Bras Endocrinol Metab. v. 57, n. 9, 2013.
OPAS – Organização Pan-Americana de Saúde. Doenças cardiovasculares. 2016. Disponível em: <http://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5253:doencas-cardiovasculares&Itemid=839>. Acesso em: 27 nov. 2017.
PEREIRA, R. A relação entre dislipidemias e Diabetes Mellitus tipo 2. Cadernos UniFOA, v. 17, dez. 2011.
PINHO, L. et al. Hipertensão e dislipidemias em pacientes Diabetes Mellitus tipo2: uma revisão integrativa. Renome: Revista Norte Mineira de Enfermagem. v. 4, n. 1, 2015.
PNS – Pesquisa Nacional de Saúde 2013. Percepção do estado de saúde, estilo de vida e doenças crônicas: Brasil, Grandes regiões e unidades da federação. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv91110.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2017.
SBD – Sociedade Brasileira de diabetes. Diabetes tipo 2. Disponível em: <http://www.diabetes.org.br/publico/diabetes-tipo-2>. Acesso em: 25 nov. 2017.
SCHOFIELD, J. D. et al. Diabetes Dyslipidemia. Diabetes Ther. v. 7, p. 203-219, 2016.
VIEGAS, K. Prevalência de Diabete Mellitus na população de idosos de Porto Alegre e suas características sociodemográficas e de saúde. 2009. 197f. Tese (Doutorado em Gerontologia Biomédica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
A Secretaria Editorial irá fornecer da um modelo de Carta de Concessão de Direitos Autorais, indicando o cumprimento integral de princípios éticos e legislação específica. Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de direito do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações, indicando claramente a revista Saúde e Pesquisa como o meio da publicação original. Em virtude de tratar-se de um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos artigos, principalmente em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte. A Saúde e Pesquisa adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.