Percepção e conscientização de universitários sobre o Sistema Único de Saúde
Resumo
O objetivo desse estudo foi avaliar a percepção dos acadêmicos participantes do Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e elucidá-los sobre os serviços disponibilizados pelo sistema, bem como seus direitos e deveres enquanto usuários. Um questionário semiestruturado foi aplicado e simultaneamente desenvolveu-se um processo de conscientização dos acadêmicos sobre a importância e funções do sistema para o Brasil por meio de dinâmicas e debates. Ao final do processo de conscientização, 97,97% dos petianos afirmaram ser usuário do SUS, comparado aos 72,97% que inicialmente declararam fazer uso do sistema. O conhecimento dos acadêmicos do PET-UEM sobre o SUS, embora satisfatório, é ainda limitado e carece de informações a respeito dos direitos e deveres enquanto usuários, sendo influenciado pela perspectiva midiática.Referências
ASCARI, R. A.e t al. Estratégia Saúde da Família: automedicação entre os usuários. Rev. UningáReview, v. 18, n. 2, p.42-47, 2014. Disponível em: <https://www.mastereditora.com.br/periodico/20140501_121413.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2017.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Carta dos direitos dos usuários da saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2011 (Série E. Legislação de Saúde).
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Diretrizes nacionais para o processo de educação permanente no controle social do SUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2006 (Série A. Normas e Manuais Técnicos).
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Para entender o Controle Social na Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Legislação em saúde: caderno de legislação em saúde do trabalhador. Brasília: Ministério da Saúde, 2005 (Série E. Legislação de Saúde).
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Diretrizes operacionais dos Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão. Brasília: Ministério da Saúde, 2006 (Série A. Normas e Manuais Técnicos).
BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. ANVISA: Institucional. Disponível em:<http://portal.anvisa.gov.br/institucional>. Acesso em: 28 fev. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de educação superior. Programa de Educação Tutorial (PET): manual de orientações básicas. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=338-manualorientabasicas&category_slug=pet-programa-de-educacao-tutorial&Itemid=30192> . Acesso em: 28 fev. 2017.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Conselhos de saúde: a responsabilidade do controle social democrático do SUS. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/conselhos_saude_responsabilidade_controle_2edicao.pdf>. Acesso em 05 jan. 2016.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Pacto pela Saúde. Disponível em: <http://conselho.saude.gov.br/webpacto/index.htm>. Acesso em: 24 jun. 2015.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portal da Saúde. Estratégia Saúde da Família. Disponível em: <http://dab.saude.gov.br/portaldab/ape_esf.php>. Acesso em: 23 fev. 2017.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portal da Saúde. Programa Academia da Saúde. Disponível em: <http://dab.saude.gov.br/portaldab/ape_academia_saude.php>. Acesso em: 28 fev. 2017.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portal da Saúde. Programa Farmácia Popular do Brasil. Disponível em: <http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/sctie/farmacia-popular>. Acesso em: 20 mar. 2017.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portal da Saúde. Programa Nacional de Imunizações: O que é. Disponível em: <http://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/pni/o-que-e.html>. Acesso em: 22 fev. 2017.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portal da Saúde. Vigilância em Saúde Ambiental. Disponível em: <http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/svs/vigilancia-ambiental>. Acesso em: 28 fev. 2017.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Sistema único de Saúde (SUS): princípios e conquistas. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/sus_principios.pdf>. Acesso em: 24 jun. 2015.
BUSANA, J. A. et al. Participação popular em um conselho local de saúde: limites e potencialidades. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, v. 24, n. 2, p. 442-9, 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tce/v24n2/pt_0104-0707-tce-24-02-00442.pdf>. Acesso em: 04 dez. 2017.
BISPO JÚNIOR, J. P.; Gerschman, S. Ciênc. saúde coletiva, v. 18, n. 1, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232013000100002>. Acesso em: 02 dez. 2017.
DOMINGUES, P. H. F. et al. Prevalência da automedicação na população adulta do Brasil: revisão sistemática. Rev Saúde Pública, 2015. Disponível em: <http://www.journals.usp.br/rsp/article/view/101891/100359>. Acesso em: 02/12/2017.
EMERICH, T. B. et al. Necessidades de saúde e direito à comunicação em tempos de midiatização. Rev Eletron Comun Inf Inov Saúde, v. 10, n. 4, 2016. Disponível em: . Acesso em: 02 dez. 2017.
LAVOR, A. et al. O SUS que não sevê. Radis, Rio de Janeiro, n. 104, p. 9-17, 2011.Disponível em: <http://www6.ensp.fiocruz.br/radis/sites/default/files/104/radis-104.pdf>. Acesso em: 24 jun. 2015.
OLIVEIRA, V. C. A comunicação midiática e o Sistema Único de Saúde. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 4, n. 7, p. 71-80, 2000. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/icse/v4n7/06.pdf>. Acesso em: 24 jun. 2015.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Atividade Física. Disponível em: <http://www.who.int/dietphysicalactivity/media/en/gsfs_pa.pdf>. Acesso em: 22 fev. 2017.
ROLIM, L. B. et al. Participação popular e o controle social como diretriz do SUS: uma revisão narrativa. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 37, n. 96, p. 139-147, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/sdeb/v37n96/16.pdf>. Acesso em: 02 dez. 2017.
SATO, A. P. S. Programa Nacional de Imunização: Sistema Informatizado como opção a novos desafios. Rev Saúde Pública, 2015. Disponível em: <http://www.periodicos.usp.br/rsp/article/view/101899/100367>. Acesso em: 02 dez. 2017.
SOUZA, P. S. et al.Abordagem interdisciplinar de educação em saúde: a prática da automedicação entre universitários. Rev. de Pesquisa Interdisciplinar, v. 1, p. 106-13, 2016. Disponível em: <http://revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/pesquisainterdisciplinar/article/view/74>. Acesso em: 22 fev. 2017.
TEIXEIRA, S. A. Avaliação dos usuários sobre o Programa de Saúde da Família em Vitória da Conquista – Bahia – Brasil. Brasília: Organização Pan Americana de Saúde, 2004.
VILARINO, J. F. et al. Perfil de automedicação em município do sul do Brasil. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 32, n. 1, p. 43-49, 1998. Disponível em:<http://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/24342/26266>. Acesso em: 22 fev. 2017.
A Secretaria Editorial irá fornecer da um modelo de Carta de Concessão de Direitos Autorais, indicando o cumprimento integral de princípios éticos e legislação específica. Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de direito do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações, indicando claramente a revista Saúde e Pesquisa como o meio da publicação original. Em virtude de tratar-se de um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos artigos, principalmente em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte. A Saúde e Pesquisa adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.