Adolescentes com Diabetes Mellitus tipo 1: estresse, coping e adesão ao tratamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9206.2019v12n1p63-75

Palavras-chave:

Estresse psicológico, Enfrentamento, Cooperação e Adesão ao Tratamento, Diabetes mellitus Tipo 1, Adolescente

Resumo

Este estudo verificou as relações entre estressores do diabetes mellitus tipo 1 e seu enfrentamento e os comportamentos de autocuidados em 10 adolescentes, que responderam os seguintes instrumentos: Questionário Sociodemográfico, Summary of Diabetes Self-Care Activities Questionnaire, o Questionnaire on Stress in Patientes with Diabetes-Revised, Adolescent/Child’s Self-Report Responses to Stress-Diabetes, todos com validação linguística, e a Escala de Coping do Diabetes para Adolescentes, baseada na Motivational Theory of Coping. Observou-se baixa adesão aos autocuidados. São principais estressores a hipoglicemia, o regime terapêutico e as queixas somáticas, os quais ameaçam a necessidade psicológica básica de Competência e geram raiva. Os adolescentes lidam com o regime terapêutico de forma mal adaptativa, diminuindo a adesão à atividade física. Estressores relacionados à ansiedade/depressão apresentaram maior número de correlações, especialmente com respostas de estresse involuntárias e de desengajamento. Essa análise das variáveis motivacionais do processo de adesão ao tratamento fornece dados prescritivos para intervenções com essa população.

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Biografia do Autor

Vanessa Marques Gibran Victório, Pontifícia UNiversidade Católica de Campinas

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), doutora em Psicologia como Ciência e Profissão pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas(2016), mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007), Especialização em Psicologia Clínica - USP (2002), Psicologia da Saúde - UNESP (2002) e Terapia Cognitivo-Comportamental - ITECC (2009). Ministrou disciplinas de Psicologia Comportamental e Experimental, Supervisão Clinica Comportamental. Foi docente no curso de Psicologia na Fundação Educacional de Araçatuba (FEA, 2007-2017), no qual foi coordenadora por quatro anos (2011-2015). Psicóloga clínica e docente nos cursos de extensão e pós-graduação na abordagem Cognitivo-Comportamental no Instituto de TerapiaCognitivo-Comportamental. Terapeuta em EMDR. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em PSICOLOGIA CLÍNICA e SAÚDE. Bolsista CAPES

André Luiz Monezi Andrade, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Docente Pesquisador em Regime de Dedicação Exclusiva da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e Co-Orientador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde na mesma Instituição. Pós-Doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo. Foi Co-Orientador do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência da Universidade Federal de São Paulo. Pertence ao Corpo Editorial de periódicos nas áreas de Psicologia, Medicina e Qualidade de Vida. Como pesquisador, possui experiência em Saúde Mental (transtornos do impulso, estresse, uso e abuso de drogas, dependência digital), Análise de Dados, Avaliação de Programas Preventivos e Qualidade de Vida. Em relação a colaborações internacionais, é membro de um estudo multicêntrico coordenado pela Organização Mundial da Saúde em parceria com pesquisadores do México, Suíça, Holanda, Índia e Bielorrússia com o objetivo de avaliar novas intervenções virtuais para usuários de álcool. No Brasil, possui colaborações com pesquisadores de várias Universidades, e a mais importante é a implantação de um banco de dados de vigilância epidemiológica entre os estudantes da Rede Municipal de Educação da cidade de Santana do Parnaíba (SP), coordenado por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo.

Andressa Melina Becker da Silva, Universidade de Sorocaba

Educadora Física formada pela PUC-PR (CREF - 016442-G-PR), Psicóloga formada pela UNIP (CRP - 06/132752), Especialista em Personal Trainer pela UFPR, Especialista em Psicologia Corporal pelo Centro Reichiano (MFCR-040), Mestre em Educação Física pela UFPR, com bolsa REUNI (voltado para a Psicologia do Esporte), Doutora em Psicologia pela PUC -Campinas sendo bolsista da CAPES, com projeto direcionado à Psicologia do Esporte. Pós-Doutorado em Psicologia pela PUC-Campinas, com projeto direcionado à Psicologia do Esporte. Pesquisa nas áreas de Educação Física, Dança, Psicologia do Esporte, Psicometria, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia da Saúde e Psicologia Corporal, tanto qualitativamente quanto quantitativamente. Presta consultoria em Bioestatística e Metodologia da Pesquisa. Bailarina com atuação profissional na dança, como professora e coreógrafa desde 2002. Membro filiado ao Centro Reichiano.

Wagner de Lara Machado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Psicólogo (ULBRA, 2008), Doutor em Psicologia (UFRGS; 2013) e Pós-doutorado como consultor de análise quantitativa de dados e psicometria (UFRGS, 2015). É membro egresso do Grupo de Estudo, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Psicológica (GEAPAP/UFRGS), membro do Grupo de Trabalho (GT) "Avaliação em Psicologia Positiva e Criatividade" da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP), membro da diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Positiva (ABP+) e da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (CRIABRASILIS). Atualmente é professor da Escola de Ciências da Saúde, nos cursos de Graduação e Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Compõe a linha de pesquisa Teorias, Técnicas e Intervenções em Psicologia Clínica e é coordenador do Grupo de Pesquisa Avaliação em Bem-estar e Saúde Mental (ABES). Seus projetos de pesquisa organizam-se em três eixos: 1) construção e validade de medidas em bem-estar e saúde mental; 2) preditores e correlatos do bem-estar e da saúde mental; e, 3) métodos inovadores na pesquisa em bem-estar e da saúde mental. Possui interesse nas áreas de psicometria, bem-estar, saúde mental e ciência de dados.

Sônia Regina Fiorim Enumo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Tem licenciatura e bacharelado em Psicologia (PUC-Campinas, 1978, 1979), Mestrado em Educação Especial (UFSCar, 1985), Doutorado em Psicologia Experimental (USP, 1993) e pós-doutorado em avaliação assistida de crianças com deficiência visual (CEPRE/FCM/UNICAMP, 1998). Foi docente do Curso de Psicologia da PUC-Campinas (1981-1985). É Professora orientadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (desde 2012) e do Mestrado em Ciências da Saúde (desde 2015) da PUC-Campinas. Aposentou-se pela Universidade Federal do Espírito Santo [UFES] (1986-2011), recebendo o título de Professora Emérita em 2014. Orientou no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES (PPGP/UFES) entre 1992-2016. Foi Chefe do Depto. Psicologia Social e do Desenvolvimento da UFES (1999-2000), Coordenadora do PPGP/UFES (2000-2002) e Tutora do Grupo PET/CAPES da Psicologia/UFES (1994-1997). Foi Primeira-Secretária da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental - ABPMC (1998-1999), e da Sociedade Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento - ABPD (2006-2007). Foi representante da UFES no Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Vitória, ES ? CMCT/FACITEC (2008-2012). Foi bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq entre 2001-2018. É líder do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Saúde e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (PUC-Campinas) e pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Psicologia Pediátrica (USP-RP) do CNPq; é Coordenadora do GT- Psicologia da Saúde da Criança e do Adolescente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) desde 2012. É Editora Associada da Revista Estudos de Psicologia (PUC-Campinas) desde 2012. Coordena pesquisas nas áreas de Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia Pediátrica sobre avaliação, intervenção e prevenção de problemas de desenvolvimento, com temas como processos de estresse-coping e Avaliação Assistida. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-9038-6151.

Referências

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Publicado

2019-03-04

Como Citar

Victório, V. M. G., Andrade, A. L. M., Silva, A. M. B. da, Machado, W. de L., & Enumo, S. R. F. (2019). Adolescentes com Diabetes Mellitus tipo 1: estresse, coping e adesão ao tratamento. Saúde E Pesquisa, 12(1), 63–75. https://doi.org/10.17765/2176-9206.2019v12n1p63-75

Edição

Seção

Artigos Originais