Estratégia de educação por pares na prevenção de HIV/AIDS entre adolescentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9206.2020v13n2p253-263

Palavras-chave:

Educação em saúde, Saúde do adolescente, HIV, Síndrome da imunodeficiência adquirida

Resumo

Objetivou-se descrever a implementação de oficinas com os adolescentes utilizando a educação por pares para prevenção de HIV/aids. Trata-se de uma pesquisa-ação. Os sujeitos foram adolescentes com idades entre 15 e 19 anos, estudantes do ensino médio de duas escolas da rede estadual de educação em Natal/RN. As oficinas possibilitaram visualizar nuances acerca da vulnerabilidade do público-alvo sobre infecção pelo HIV e aids. Os participantes apresentaram pouco conhecimento sobre o vírus e suas implicações, por receberem muitas orientações inadequadas de amigos e mídias com fontes não confiáveis, enquanto pouco conversavam sobre o assunto com a família, professores e profissionais da saúde. Evidencia-se a necessidade de oferecer informações sólidas para esses estudantes, a fim de que eles possam compartilhá-las convenientemente entre si, tornando-se, por conseguinte, multiplicadores da prevenção ao HIV/aids e diminuindo, consequentemente, os índices de contaminação que os têm afetado atualmente.

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Biografia do Autor

Vanessa Pinheiro Barreto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Brasil

Jéssica de Oliveira Inácio, Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco

Enfermeira. Residente em Enfermagem em Pneumologia da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. Brasil.

Bárbara Coeli Oliveira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Enfermeira da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte e da Secretaria Municipal de Saúde de Parnamirim. Brasil.

Alana Rodrigues Guimarães de Aquino, Secretaria Municipal de Saúde de Natal

Enfermeira. Especialista em Terapia Intensiva Neonatal. Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Natal. Brasil.

Cristiane da Câmara Marques, Enfermeira da Clínica Integral Saúde

Enfermeira. Mestra em Enfermagem. Enfermeira da Clínica Integral Saúde. Brasil.

Alexsandra Rodrigues Feijão, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Brasil.

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Publicado

2020-06-12

Como Citar

Barreto, V. P., Inácio, J. de O., Silva, B. C. O. da, Aquino, A. R. G. de, Marques, C. da C., & Feijão, A. R. (2020). Estratégia de educação por pares na prevenção de HIV/AIDS entre adolescentes. Saúde E Pesquisa, 13(2), 253–263. https://doi.org/10.17765/2176-9206.2020v13n2p253-263

Edição

Seção

Artigos Originas - Promoção da Saúde