Estratégia de educação por pares na prevenção de HIV/AIDS entre adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.17765/2176-9206.2020v13n2p253-263Palavras-chave:
Educação em saúde, Saúde do adolescente, HIV, Síndrome da imunodeficiência adquiridaResumo
Objetivou-se descrever a implementação de oficinas com os adolescentes utilizando a educação por pares para prevenção de HIV/aids. Trata-se de uma pesquisa-ação. Os sujeitos foram adolescentes com idades entre 15 e 19 anos, estudantes do ensino médio de duas escolas da rede estadual de educação em Natal/RN. As oficinas possibilitaram visualizar nuances acerca da vulnerabilidade do público-alvo sobre infecção pelo HIV e aids. Os participantes apresentaram pouco conhecimento sobre o vírus e suas implicações, por receberem muitas orientações inadequadas de amigos e mídias com fontes não confiáveis, enquanto pouco conversavam sobre o assunto com a família, professores e profissionais da saúde. Evidencia-se a necessidade de oferecer informações sólidas para esses estudantes, a fim de que eles possam compartilhá-las convenientemente entre si, tornando-se, por conseguinte, multiplicadores da prevenção ao HIV/aids e diminuindo, consequentemente, os índices de contaminação que os têm afetado atualmente.Downloads
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