Percepções médicas: o manejo do idoso demenciado na formação acadêmica e promoção da saúde

Palavras-chave: Brasil, Demência, Idoso, Faculdades de Medicina, Ensino

Resumo

Objetivou-se analisar a vivência e o conhecimento de profissionais médicos quanto à demência em idosos e as contribuições do tema para a formação acadêmica e promoção da saúde no envelhecimento. Estudo exploratório, qualitativo, realizado entre abril e agosto de 2017 em uma instituição de ensino superior do Paraná. Participaram nove docentes do curso de medicina, das especialidades de geriatria, psiquiatria e neurologia. Os dados foram extraídos a partir de questionário eletrônico semiestruturado e submetidos à análise lexicográfica através do software IRaMuTeQ® à luz da Práxis Freiriana. A similitude destacou quatro zonas centrais com os elementos diagnóstico, familiar, processo e médico. A nuvem de palavras realçou vocábulos referentes à abordagem da demência no ambiente acadêmico durante a graduação. As percepções profissionais configuram ferramenta importante para melhor explorar os conhecimentos e práticas gerontogeriátricas em módulos teóricos e ambientes práticos de aprendizagem, sendo estímulo a intervenções promotoras e preventivas de saúde

Biografia do Autor

Lorena Fernandes Kronbauer, Universidade Cesumar - UniCesumar
Discente do curso de Medicina da Universidade Cesumar - UniCesumar, Maringá, PR, Brasil.
Antonio Augusto Claudio Pereira, Universidade Cesumar - UniCesumar
Discente do curso de Medicina da Universidade Cesumar - UniCesumar, Maringá, PR, Brasil
Mayara Maria de Jesus Rozante, Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA
Professor do curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA, Marília, SP, Brasil.
Raquel Cristina Luis Mincoff, Universidade Cesumar - UniCesumar
Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do curso de medicina na Universidade Cesumar (UniCesumar), Maringá, PR, Brasil.

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Publicado
2020-06-12
Seção
Artigos Originas - Promoção da Saúde