Normatização do teste de função Manual Jebsen-Taylor para população brasileira

  • Christian Guimarães Cilento Negrão Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Larissa Albuquerque Rufino Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Aline Bernardes de Souza Centro Universitário de Brusque - Unifebe
  • Raquel Cymrot Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Silvana Maria Blascovi-Assis Universidade Presbiteriana Mackenzie https://orcid.org/0000-0002-5437-891X
Palavras-chave: Destreza motora, Desempenho psicomotor, Lateralidade funcional

Resumo

O objetivo deste estudo foi apresentar dados normativos para o TFMJT para a população brasileira. Participaram do estudo 360 pessoas, entre 06 e 49 anos, divididas em seis grupos por faixa etária, sendo 178 do sexo masculino e 182 do sexo feminino. Os dados foram apresentados separadamente para as diferentes faixas etárias, para sexo masculino e feminino. Os valores referentes às médias e ao desvio padrão foram calculados para cada uma das sete tarefas, considerando mão dominante e mão não dominante. Observou-se desempenho superior para mão dominante, com diferença significante para a soma das sete tarefas, em ambos os sexos (p=0,001). Os resultados obtidos poderão servir de parâmetros de referência para a população brasileira e contribuir para avaliações quantitativas do desempenho manual em programas de avaliação ou reabilitação do membro superior.

Biografia do Autor

Christian Guimarães Cilento Negrão, Universidade Presbiteriana Mackenzie
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo (SP), Brasil.
Larissa Albuquerque Rufino, Universidade Presbiteriana Mackenzie
Graduado em Fisioterapia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo (SP), Brasil.
Aline Bernardes de Souza, Centro Universitário de Brusque - Unifebe
Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Docente do Centro Universitário de Brusque (Unifebe), Brusque (SC), Brasil.
Raquel Cymrot, Universidade Presbiteriana Mackenzie
Mestre em Estatística pela Universidade de São Paulo. Docente da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo (SP), Brasil.
Silvana Maria Blascovi-Assis, Universidade Presbiteriana Mackenzie
Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo (SP), Brasil.

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Publicado
2022-01-31
Seção
Artigos Originais