Aplicativos para estimular a prática de atividade física em crianças e adolescentes brasileiros

Palavras-chave: Adolescente, Aplicativos móveis, Atividade motora, Criança, Smartphone

Resumo

Este estudo objetivou avaliar a qualidade de aplicativos para estimular a prática de atividade física de crianças e adolescentes brasileiros. Foi conduzida uma busca sistemática de aplicativos em português nas plataformas iTunese PlayStore, utilizando os seguintes termos: nível de atividades física, atividade física, aptidão física, exercício, exercício físico, atividade motora, esporte, caminhada, comportamento sedentário e inativo. A qualidade dos aplicativos foi avaliada através da Mobile App Rating Scale (MARS). A presença ou ausência de técnicas de mudança de comportamentos foi avaliada usando a taxonomia de técnicas de mudanças de comportamentos. A relação entre a qualidade dos aplicativos a as técnicas de mudanças de comportamento foram verificadas pelo coeficiente de correlação de Kendall’s Tau. Quatro aplicativos atenderam a todos os critérios e foram incluídos na análise, apresentando qualidade aceitável. Sobre as técnicas de mudança de comportamentos, apenas o feedback dos usuários é comum a todos os aplicativos. Aplicativos não são baseados em recomendações para promoção da atividade física.

Biografia do Autor

Thiago Silva Piola, Centro de Estudos em Atividade Física e Saúde - CEAFS/UFPR
Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Membro do Centro de Estudos em Atividade Física e Saúde - CEAFS/UFPR, Curitiba, (PR), Brasil.
Ana Beatriz Pacífico, Centro de Estudos em Atividade Física e Saúde - CEAFS/UFPR
Doutoranda em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Membro do Centro de Estudos em Atividade Física e Saúde - CEAFS/UFPR, Curitiba, (PR), Brasil.
Eliane Denise Araujo Bacil, Membro do Centro de Estudos em Atividade Física e Saúde - CEAFS/UFPR
Doutora em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Membro do Centro de Estudos em Atividade Física e Saúde - CEAFS/UFPR. Professora substituta da Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba, Brasil .
Michael Pereira da Silva, Membro do Centro de Estudos em Atividade Física e Saúde - CEAFS/UFPR
Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Membro do Centro de Estudos em Atividade Física e Saúde - CEAFS/UFPR. Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande, Brasil.
Wagner de Campos, Líder do Centro de Estudos em Atividade Física e Saúde - CEAFS/UFPR
Doutor em Desenvolvimento Motor e Estudos dos Esportes pela University of Pittsburgh, PITT, Estados Unidos. Líder do Centro de Estudos em Atividade Física e Saúde - CEAFS/UFPR. Professor titular na Universidade Federal do Paraná - UFPR, Curitiba, Brasil.

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Publicado
2020-09-01
Seção
Artigos de Revisão