Aplicativos para estimular a prática de atividade física em crianças e adolescentes brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.17765/2176-9206.2020v13n3p665-673Palavras-chave:
Adolescente, Aplicativos móveis, Atividade motora, Criança, SmartphoneResumo
Este estudo objetivou avaliar a qualidade de aplicativos para estimular a prática de atividade física de crianças e adolescentes brasileiros. Foi conduzida uma busca sistemática de aplicativos em português nas plataformas iTunese PlayStore, utilizando os seguintes termos: nível de atividades física, atividade física, aptidão física, exercício, exercício físico, atividade motora, esporte, caminhada, comportamento sedentário e inativo. A qualidade dos aplicativos foi avaliada através da Mobile App Rating Scale (MARS). A presença ou ausência de técnicas de mudança de comportamentos foi avaliada usando a taxonomia de técnicas de mudanças de comportamentos. A relação entre a qualidade dos aplicativos a as técnicas de mudanças de comportamento foram verificadas pelo coeficiente de correlação de Kendall’s Tau. Quatro aplicativos atenderam a todos os critérios e foram incluídos na análise, apresentando qualidade aceitável. Sobre as técnicas de mudança de comportamentos, apenas o feedback dos usuários é comum a todos os aplicativos. Aplicativos não são baseados em recomendações para promoção da atividade física.Downloads
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