Treinamento pliométrico e virtual para prevenção de lesões em mulheres jovens: uma abordagem qualitativa

Palavras-chave: Grupo focal, Pesquisa qualitativa, Terapia de exposição à realidade virtual, Treinamento pliométrico

Resumo

O objetivo do estudo foi explorar as opiniões das voluntárias de um protocolo de treinamento pliométrico associado a exercícios resistidos (TPER) e virtual (TV) para prevenção de lesões. Essa abordagem foi escolhida, pois as percepções dos pacientes em geral podem ser negligenciadas. A coleta de dados ocorreu com dois grupos focais (GFs), e para isso formalizou-se o convite a sete participantes de cada um deles que já houvessem finalizado o treinamento. Realizou-se um encontro, com duração média de 60 minutos para cada grupo de intervenção, e um moderador treinado o conduziu; as sessões foram gravadas em áudio e transcritas posteriormente para análise. As participantes relataram em ambos os treinos o aumento do condicionamento físico, resistência e força muscular. Concluiu-se que no TPER foi mais destacada a melhora do equilíbrio e estabilidade de membros inferiores, já no TV isso ocorreu em relação à concentração e à disposição para a rotina diária.

Biografia do Autor

Marina Andrade Donzeli, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Atenção à Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba (MG), Brasil.
Daniel Ferreira Moreira Lobato, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
Docente permanente do Departamento de Fisioterapia Aplicada da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba (MG), Brasil.
Sheila Aparecida da Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Atenção à Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba (MG), Brasil
Victor Silva Alves, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
Fisioterapeuta graduado pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba (MG), Brasil
Lucas Gabriel Coelho Gomes, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
Fisioterapeuta graduado pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba (MG), Brasil
Dernival Bertoncello, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
Docente permanente do Departamento de Fisioterapia Aplicada da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba (MG), Brasil

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Publicado
2021-08-10
Seção
Artigos Originais