Satisfação de pessoas com hipertensão acerca dos atributos da Atenção Primária à Saúde
Resumo
Estudo transversal, que avaliou a satisfação de pessoas com hipertensão acerca dos atributos da Atenção Primaria à Saúde. A coleta de dados ocorreu no primeiro semestre de 2016, utilizando um instrumento desenvolvido e validado, específico para população com hipertensão, que avaliou o acesso ao diagnóstico e ao tratamento; adesão/vínculo; elenco de serviços; coordenação do cuidado; enfoque familiar e orientação comunitária. Utilizou-se estatística descritiva e inferencial no tratamento das variáveis. Participaram do estudo 417 pessoas com hipertensão, que avaliaram como satisfatório as oito dimensões da atenção básica. A análise de regressão multivariada evidenciou que aqueles com controle pressórico inadequado possuíam maiores chances de avaliar o elenco de serviços e coordenação do cuidado como insatisfatórios. Conclui-se que os serviços ofertados foram avaliados como satisfatório na maioria das dimensões avaliadas, no entanto, as pessoas com inadequação pressórica apontam necessidade de melhoria na coordenação do cuidado e na integralidade dos serviços prestados.Referências
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