Efeito de um programa multicomponente sobre a aptidão física relacionada à saúde em escolares
DOI:
https://doi.org/10.17765/2176-9206.2021v14n1.e8863Palavras-chave:
Aptidão física, Atividades esportivas, Educação nutricional, Educação básicaResumo
Este estudo avaliou o efeito de um programa multicomponente sobre a aptidão física relacionada à saúde em escolares. A amostra foi composta por 120 alunos do ensino infantil e fundamental divididos aleatoriamente em dois grupos: grupo intervenção que realizou um programa multicomponente de atividades físico-desportivas e educação nutricional (GI; n=60) e grupo controle que não participou do programa (GC; n=60). Foram avaliados o estado nutricional, VO2máx., força/resistência muscular e flexibilidade no início e no final de 12 semanas. Os resultados mostraram que o grupo GI modificou o estado nutricional e aumentou o VO2máx., a força/resistência muscular e a flexibilidade (p<0,0001). No GC o VO2máx., não se alterou, a força/resistência muscular diminuiu (p<0,0001). A flexibilidade no GC foi menor, quando comparada ao GI (p<0,0001). Em conclusão, o programa multicomponente melhorou a aptidão física relacionada à saúde dos escolares da educação básica.Downloads
Referências
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