Conhecimento dos Professores da Pré-Escola Sobre Hábitos Posturais

  • Larissa Bertolini Andreatta Universidade Estadual de Londrina – UEL e Universidade Norte do Paraná – UNOPAR
  • Celita Salmaso Trelha Universidade Estadual de Londrina – UEL
  • Dirce Shizuko Fujisawa Universidade Estadual de Londrina – UEL
  • Alan Hideo Katayama Universidade Estadual de Londrina – UEL
  • Cássio Noboro Fuginam Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Claudia Patrícia Cardoso Martins Siqueira Universidade Estadual de Londrina - UEL
Palavras-chave: Conhecimento, Professores, Postura

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo avaliar o conhecimento dos professores da pré-escola sobre alterações e hábitos posturais. Foi realizado estudo descritivo com a utilização de um questionário autoaplicável, abordando aspectos sociodemográficos, presença de dor ou de desordem postural, suas causas e conhecimento dos professores sobre posturas. Participaram 27 professoras, com idade média de 29,7 + 6,5 anos, tempo médio de trabalho como professor de 17,6 + 4,19 e 20 (74,1%) referiram possuir pós-graduação completa.Todos os professores mencionaram preocupação e incômodo com o mau posicionamento dos alunos na escola, 20 (24,7%) demonstraram baixo conhecimento sobre a coluna vertebral e os prejuízos da postura incorreta, enquanto somente 6 (22,2%) alegaram conhecer o peso ideal da mochila para a criança e 7 (25,9%) se consideraram aptos a conduzir um programa preventivo sobre postura. Verificou-se que a maior parte dos professores apresentou conhecimento adequado sobre a postura e efetuou a correção postural de seus alunos. Porém, os professores não se consideram aptos a realizar um programa preventivo. Verifica-se a necessidade de estratégias de treinamento aos professores, que estão em contato direto com a criança.

Biografia do Autor

Larissa Bertolini Andreatta, Universidade Estadual de Londrina – UEL e Universidade Norte do Paraná – UNOPAR
M
Celita Salmaso Trelha, Universidade Estadual de Londrina – UEL
Doutora em Ciências da Saúde; Docente do Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina – UEL, Londrina, PR.
Dirce Shizuko Fujisawa, Universidade Estadual de Londrina – UEL
Doutora em Educação; Docente do Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina – UEL, Londrina, PR
Alan Hideo Katayama, Universidade Estadual de Londrina – UEL
Graduando em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Londrina – UEL, Londrina, PR; Bolsista de Iniciação Científica da Fundação Araucária
Cássio Noboro Fuginam, Universidade Estadual de Londrina - UEL
Graduando em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Londrina – UEL, Londrina, PR; Bolsista de Iniciação Científica do CNPq
Claudia Patrícia Cardoso Martins Siqueira, Universidade Estadual de Londrina - UEL
Doutora em Bases Gerais da Cirurgia; Docente do Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina – UEL, Londrina, PR.
Publicado
2013-03-18
Seção
Artigos Originais