O relacionamento com o treinador pode afetar a motivação de atletas paranaenses de futsal?
DOI:
https://doi.org/10.17765/2176-9206.2019v12n1p29-38Palavras-chave:
Esporte, Motivação, Relacionamento treinador-atleta.Resumo
Objetivou-se analisar a motivação e a relação treinador-atleta em atletas do futsal feminino paranaense. Participaram 42 atletas, com média de idade de 22,1 anos (± 3,6 anos), inscritas no Campeonato Paranaense de Futsal Feminino Adulto 2017. Os instrumentos foram a Escala de Motivação para o Esporte e o Questionário de Relacionamento Treinador-atleta. As análises foram realizadas pelos testes de Friedman, U de Mann Whitney e Coeficiente de Correlação de Spearman (p < 0,05). Os resultados revelaram valores elevados para a motivação intrínseca (Md = 6,7), integrada (Md = 6,7) e identificada (Md = 6,3) e no relacionamento treinador-atleta para as dimensões proximidade (Md = 6,7) e complementaridade (Md = 6,5). Foram identificadas correlações significantes e positivas entre a dimensão motivação identificada e as dimensões proximidade, comprometimento e complementaridade (p < 0,05); a motivação intrínseca correlacionou-se com a dimensão proximidade. As atletas do futsal feminino paranaense mostram-se motivadas intrinsecamente para suas práticas esportivas, percebem um relacionamento com o treinador baseado na confiança, respeito e comportamentos amigáveis.Downloads
Referências
Rosolen M, Voser, RC Hernandez JAE. A motivação para o esporte em atletas universitárias de futsal feminino. Futsal Brasil: O Portal do Futsal Mundial. Porto Alegre. Disponível em: http://www.futsalbrasil.com.br/artigos/artigo.php?cd_artigo=143. Acesso em: 25 set. 2017.
Mourão L, Morel M. As narrativas sobre o futebol feminino: o discurso da mídia imprensa em campo. Rev. Bras. Ciênc. Esporte. 2005; 26(2):73-8.
Samulski D. Psicologia do esporte: conceitos e novas perspectivas. 2. ed. 2009.
Dosil J. Motivación: motor del deporte. Psicologia de la atividade física y del deportes. Madrid: McGrawHill. 2004.
Ré AHN, Rose Jr D, Böhme, MTS. Stress e nível competitivo: considerações sobre jovens praticantes de futsal. R. bras. ci. e mov. 2014; 14(4):83-7.
Gomes AR, Pereira AP, Pinheiro AR. Liderança, coesão e satisfação em equipes desportivas: um estudo com atletas portugueses de futebol e futsal. Psicol. Refl. Crít. 2008; 21(3):482-91.
Bocchini D, Morimoto L, Rezende D, Cavinato G, Luz LMR. Análise dos tipos de ansiedade entre jogadores titulares e reservas de futsal. Conexões: Educ. Fís., Esporte e Saúde. 2008; Campinas. 6. ed. Especial: 522-32.
Motta MAM, Motta SM, Liberali R. A motivação e a autoestima de adolescentes em um projeto de dança. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. 2012; 11(2):55-67.
Gomes SS, Miranda R, Bara Filho MG, Brandão MRF. O fluxo no voleibol: relação com a motivação, autoeficacia, habilidade percebida e orientação às metas. Rev. Educ. Fís/UEM. 2009; 23(3):379-87.
Nascimento Jr JRA, Vieira LF, Souza EA, Vieira JLL. Nível de satisfação do atleta e coesão de grupo em equipes de futsal adulto. Rev. bras. cineantropom. desempenho hum. 2011; 13(2):138-44.
Jowett S, Ntoumanis N. The Coach-Athlete Relationship Questionnaire (CART-Q): development and initial validation. Scand J Med Sci Sports 2004. 14(4): 245-57.
Sullivan P, Jowett S, Rhind D. Communication in sport teams. In: Papaioannou AG, Hackfort D, editors. Routledge Companion to Sport and Exercise Psychology: Global perspectives and fundamental concepts. London: Taylor & Francis; 2014. p. 559-70.
Cruz JF, Gomes RA. Liderança de equipes desportivas e comportamentos do treinador. In: Cruz JF (Ed.). Manual de psicologia do desporto. Braga: SHO; 1996. p. 389-409.
Jowett S. Interdependence Analysis and the 3+1Cs in the Coach-Athlete Relationship. In: Jowett S, Lavalee D, editors. Social Psychology in Sport. Champaign, IL: Human Kinetics; 2007. p. 15-27.
Jowett S, Poczwardowski A. Understanding the coach-athlete relationship. In: Jowett S, Lavalee D, editors. Social Psychology in Sport. Champaign, IL: Human Kinetics; 2007. p. 3-14.
Gomes R, Paiva P. Liderança, compatibilidade treinador-atleta e satisfação no andebol: percepção de atletas novatos e experientes. Psico-USF. 2010; 2(15): 235-48.
Ribeiro CC. Qualidade da relação treinador-atleta em contextos desportivos: Relações com fatores de grupo e diferenças em função do sexo [dissertação]. Portugal: Universidade do Minho; 2016. 34p.
Vieira JLL et al. Impacto do relacionamento treinador-atleta sobre a eficácia coletiva de jovens atletas de voleibol. Rev. bras. cineantropom. desempenho hum. 2015; 17(6):650-60.
Cheuczuk F, Ferreira L, Flores PP, Vieira LF, Vieira JLL, Nascimento Jr JRA. Qualidade do Relacionamento Treinador-Atleta e Orientação às Metas como preditores de Desempenho Esportivo. Psic.: Teor. e Pesq. 2016; 32(2)01-08.
Jowett S, Shanmugam V. Relational Coaching in Sport: Its psychological underpinnings and practical effectiveness. In: Schinke R, Mcgannon KR.
Thomas JR, Nelson JK, Silverman SJ. Metodologia de pesquisa em atividade física. 2012; 6. ed. Porto Alegre: Artmed.
Pelletier LG, Rocchi MA, Vallerand RJ, Deci EL, Ryan M. Validation of the revised sport motivation scale (SMS-II). Psychol Esporte Exerc 2013; 14(3):329-41.
Nascimento Jr JRA, Vissoci JRN, Balbim GM, Moreira CR, Pelletier LG, Vieira LF. Adaptação transcultural e análise das propriedades psicométricas da Sport Motivation Scale-II no contexto brasileiro. Rev. Educ. Fís/UEM. 2014; 25(3):441-58.
Vieira LF, Nascimento Jr JRA, Pujals C, Jowett S, Codonhato R, Vissoci JRN. Cross-cultural adaptation and psychometric properties of the Brazilian coach-athlete relationship questionnaire (CART-Q) - Athlete Version. Rev. bras. cineantropom. desempenho hum. 2015; 17(6):635-49.
Giusti ML. Caracterização e perfil motivacional das atletas de futsal feminino de alto rendimento no Brasil [dissertação]. Pelotas: Universidade Católica de Pelotas; 2014. 51p.
Campos LTS, Vigário OS, Lürdof SMA. Fatores motivacionais de jovens atletas de vôlei. Rev. Bras. Ciênc. Esporte. 2011; 33(2):303-17.
Contreira AR. Impacto mediador do relacionamento treinador-atleta nas necessidades psicológicas básicas e satisfação atlética de treinadores e atletas brasileiros [tese]. Maringá: Universidade Estadual de Maringá; 2016. 143p.
Philippe RA. Sagar, SS, Huguet S, Paquet Y, Jowett S. From teacher to friend: the evolving nature of the coach-athlete relationship. Int. J. Sport Psychol. 2011; [s.i]: 1-23.
Deci EL, Ryan RM. Motivation, personality, and development within embedded social contexts: An overview of self-determination theory. The Oxford handbook of human motivation. Oxford, England: Oxford University Press. 2012;6:85-107.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a revista Saúde e Pesquisa implica na transferência da Carta Concessão de Direitos Autorais, pelos autores, dos direitos de publicação digital para a revista após serem informados do aceite de publicação.A Secretaria Editorial irá fornecer da um modelo de Carta de Concessão de Direitos Autorais, indicando o cumprimento integral de princípios éticos e legislação específica. Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de direito do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações, indicando claramente a revista Saúde e Pesquisa como o meio da publicação original. Em virtude de tratar-se de um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos artigos, principalmente em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte. A Saúde e Pesquisa adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.