Ensino remoto: desafios da prática docente no Ensino de Física

  • Renata Carlos de Sousa Universidade Estadual do Piauí - UESPI
Palavras-chave: Ensino de Física, Ensino remoto, Prática docente

Resumo

A educação passa por um momento de reinvenção e adaptação do ensino remoto. É um processo desafiador de ressignificação da prática docente que a pandemia da COVID-19 trouxe. No que diz respeito ao ensino de Física, surgiu o seguinte problema: quais são os desafios da prática docente nessa modalidade de ensino? Para responder esta indagação, este trabalho tem como objetivos: analisar a prática docente no ensino de Física em tempos de pandemia; relatar as dificuldades dos professores com o ambiente virtual de ensino; verificar sob a perspectiva do professor o desempenho dos discentes com os conteúdos abordados; e ainda comentar sobre o processo de adaptação tanto pelos professores quanto pelos alunos com as plataformas digitais de ensino. A pesquisa é de caráter qualitativo e exploratório. Os sujeitos escolhidos para responder ao questionário foram quatro professores que exercem suas atividades no ensino médio e ensino superior da rede pública. Os resultados obtidos indicam que os desafios dos docentes em sua prática educacional foram a falta de qualidade da internet, a falta de recursos digitais por parte dos alunos e o pouco domínio da linguagem matemática. No entanto, apesar da queda no desempenho dos discentes, os mesmos conseguiram se adaptar e se acostumar com o novo método de ensino.

Biografia do Autor

Renata Carlos de Sousa, Universidade Estadual do Piauí - UESPI
Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) Piauí, Brasil.

Referências

COSTA, A. E. R.; NASCIMENTO, A. W. R. Os desafios do ensino remoto em tempos de pandemia no Brasil. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO–CONEDU, 7., 2020. Anais [...]. Maceió: Conedu, 2020.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. (Coleção magistério 2º grau. Série formação do professor).

MONTENEGRO, R. M. B.; MATOS, E. O. F.; LIMA, M. S. L. Desafios e possibilidades do trabalho docente em tempos de pandemia. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 1-10, 2021.

OLIVEIRA, E. A. Ensino remoto: o desafio na prática docente frente ao contexto da pandemia. Revista Educação Pública, v. 21, n. 28, jul. 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/28/ensino-remoto-o-desafio-na-pratica-docente-frente-ao-contexto-da-pandemia. Acesso em: 04 fev. 2022.

PAULO, A. E.; GOULART, I. C. V. Letramento digital: o professor alfabetizador no contexto das tecnologias digitais. In: ELIEZER, C. R.; RIBEIRO, E. A.; SCHUTZ, J. A. (org.). A educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Belo Horizonte: Dialética, 2020. E-book: 1 MB.

PIETROCOLA, M. A matemática como estruturante do conhecimento físico. Cad. Cat. Ens. Fis., v. 19, n. 1: p. 89-109, ago. 2002. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9297/8588. Acesso em: 07 fev. 2022.

XAVIER, S. L. B. Saberes, Formação e representações sociais: limites e possibilidades para uma retomada crítica na atuação do professor em tempos de pandemia. In: ELIEZER, C. R.; RIBEIRO, E. A.; SCHUTZ, J. A. (org.). A educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Belo Horizonte: Dialética, 2020. E-book: 1 MB.

Publicado
2022-12-08
Seção
Artigos Originais