Ensino remoto: desafios da prática docente no Ensino de Física
DOI:
https://doi.org/10.17765/2176-9192.2022v24n2e11230Palavras-chave:
Ensino de Física, Ensino remoto, Prática docenteResumo
A educação passa por um momento de reinvenção e adaptação do ensino remoto. É um processo desafiador de ressignificação da prática docente que a pandemia da COVID-19 trouxe. No que diz respeito ao ensino de Física, surgiu o seguinte problema: quais são os desafios da prática docente nessa modalidade de ensino? Para responder esta indagação, este trabalho tem como objetivos: analisar a prática docente no ensino de Física em tempos de pandemia; relatar as dificuldades dos professores com o ambiente virtual de ensino; verificar sob a perspectiva do professor o desempenho dos discentes com os conteúdos abordados; e ainda comentar sobre o processo de adaptação tanto pelos professores quanto pelos alunos com as plataformas digitais de ensino. A pesquisa é de caráter qualitativo e exploratório. Os sujeitos escolhidos para responder ao questionário foram quatro professores que exercem suas atividades no ensino médio e ensino superior da rede pública. Os resultados obtidos indicam que os desafios dos docentes em sua prática educacional foram a falta de qualidade da internet, a falta de recursos digitais por parte dos alunos e o pouco domínio da linguagem matemática. No entanto, apesar da queda no desempenho dos discentes, os mesmos conseguiram se adaptar e se acostumar com o novo método de ensino.Referências
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