A pesquisa em acervos digitais: um método possível em História da Educação
DOI:
https://doi.org/10.17765/2176-9192.2022v24n2e11316Palavras-chave:
Pesquisa, Acervos digitais, E-História da educaçãoResumo
Este trabalho origina-se da necessidade de acesso a acervos digitais, decorrente das dificuldades enfrentadas por muitos pesquisadores frente a pandemia da Covid-19, a qual impossibilitou a continuidade de muitas pesquisas, isso porque muitos acervos físicos encontravam-se fechados. Assim, o presente trabalho traz uma breve exposição acerca dos chamados “acervos digitais” e da E-História da Educação e tem por objetivo refletir sobre possibilidades de utilização dos acervos virtuais, corroborando com perspectivas menos usuais de investigação histórica. Metodologicamente, esta investigação desenvolve-se a partir da sistematização de documentos digitais, os quais, em sua maioria, originalmente tinham outro suporte. Por fim, a pesquisa em espaços digitais contribui na democratização do acesso às fontes antes “perdidas”, e, por isso, é um método possível no desbravamento da pesquisa em História da Educação.Referências
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Publicado
2022-12-26
Como Citar
Luiz dos Santos, B., dos Santos Gouvêa, L., & Martiarena de Oliveira, M. A. (2022). A pesquisa em acervos digitais: um método possível em História da Educação. Iniciação Científica Cesumar, 24(2), 1–11. https://doi.org/10.17765/2176-9192.2022v24n2e11316
Edição
Seção
Artigos de Iniciação Científica
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