A pesquisa em acervos digitais: um método possível em História da Educação

  • Bruna Luiz dos Santos IFRS - Campus Osório
  • Lorrana dos Santos Gouvêa IFRS - Campus Osório
  • Maria Augusta Martiarena de Oliveira IFRS - Campus Osório
Palavras-chave: Pesquisa, Acervos digitais, E-História da educação

Resumo

Este trabalho origina-se da necessidade de acesso a acervos digitais, decorrente das dificuldades enfrentadas por muitos pesquisadores frente a pandemia da Covid-19, a qual impossibilitou a continuidade de muitas pesquisas, isso porque muitos acervos físicos encontravam-se fechados. Assim, o presente trabalho traz uma breve exposição acerca dos chamados “acervos digitais” e da E-História da Educação e tem por objetivo refletir sobre possibilidades de utilização dos acervos virtuais, corroborando com perspectivas menos usuais de investigação histórica. Metodologicamente, esta investigação desenvolve-se a partir da sistematização de documentos digitais, os quais, em sua maioria, originalmente tinham outro suporte. Por fim, a pesquisa em espaços digitais contribui na democratização do acesso às fontes antes “perdidas”, e, por isso, é um método possível no desbravamento da pesquisa em História da Educação.

Biografia do Autor

Bruna Luiz dos Santos, IFRS - Campus Osório
Acadêmica do curso de Letras Português/Inglês do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Osório, e bolsista PIBIC-CNPq no projeto História da Educação, Educação Profissional e das relações Trabalho e Educação no Litoral Norte gaúcho (séculos XIX, XX e XXI).
Lorrana dos Santos Gouvêa, IFRS - Campus Osório
Acadêmica do curso de Letras Português/Inglês do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Osório, e bolsista PROBIC-FAPERGS no projeto História da Educação, Educação Profissional e das relações Trabalho e Educação no Litoral Norte gaúcho (séculos XIX, XX e XXI).
Maria Augusta Martiarena de Oliveira, IFRS - Campus Osório
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e Pós-doutorado em Educação, História e Políticas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Osório.

Referências

CASTELLS, Manoel. A sociedade em rede. 6 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

MARTINS, Dalton Lopes.; DIAS, Calíope Victor Spíndola de Miranda. Acervos Digitais: perspectivas, desafios e oportunidades para as instituições de memória no Brasil. Cetic. Brasília, n° 3, p. 1-13, set. 2019. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/1/18151020190930-ano-xi-n-3-acervos-digitais.pdf. Acesso em: 26 de Abril de 2022.

OLIVEIRA, Irabel Lago de. Etnografia digital: o uso das TIC na pesquisa social,
novos métodos de observar. Tabuleiro de Letras, Salvador, v. 12, n. 1, p. 190-203,
jun. 2018. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/4624. Acesso
em: 05 nov. 2021.

RAZZINI, Marcia de Paula Gregorio. Acervos e pesquisas em História da Educação: das vitrines do progresso aos desafios da conservação digital. História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel: Pelotas, v. 12, n. 25, p. 131-151, maio/ago.2008. Disponível em: .Acesso em: 02 ago. 2021.

SOUZA, Rosa Fátima de. Acervos digitais e preservação de fontes para a História da Educação Rural no Brasil. Poíesis Pedagógica, Catalão-GO, v.12, n.2, p. 192-208, jul./dez.2014.Disponívelem:. Acesso em: 02 ago. 2021.

VASCONCELOS, Maria Celi Chaves. Pesquisa em História da Educação: Acervos, arquivos e a utilização de fontes. FRONTEIRAS: Journal of Social, Technological and Environmental Science, Anápolis/GO, v.3, n.3, p. 33-47, jul./dez. 2014. Disponível em: . Acesso em: 23 jul. 2021.

VIDAL, Diana. 2000. Fim do mundo do fim: avaliação, preservação e descarte documental. In: Faria Filho LM. Arquivos, fontes e novas tecnologias: questões para a história da educação. Campinas: Autores Associados, p. 31-43.

VIDAL, Diana. História da Educação: trajetórias e perspectivas (nacional e internacional). Palestra proferida no 26º encontro da ASPHE, Pelotas/RS, 03 nov. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=os1q9SoBI_s. Acesso em: 24 nov. 2021.
Publicado
2022-12-26
Seção
Artigos de Iniciação Científica