Análise da estrutura do ramo interventricular anterior da artéria coronária esquerda de indivíduos com aterosclerose da porção ascendente da aorta

  • Priscilla da Costa Martins CESUMAR
  • Sônia Maria Marques Gomes Bertolini CESUMAR / UEM
Palavras-chave: artérias coronárias, aorta, coração

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar a estrutura de parede do ramo interventricular anterior da artéria coronária esquerda de 10 corações com aterosclerose de porção ascendente da aorta de indivíduos de ambos os sexos e diferentes faixas etárias. Após a coleta, o material foi fixado em formol a 10% pelo período de 10 dias. De cada coração foram retirados segmentos do ramo interventricular anterior e da porção ascendente da aorta, e a seguir os segmentos do ramo interventricular anterior foram submetidos a tratamento histológico de rotina. Os resultados obtidos revelaram a presença de lesões ateroscleróticas na parede da aorta associadas a alterações na túnica íntima do ramo intraventricular anterior, s quais variaram desde um leve espessamento até à formação de placas de ateroma. Conclui-se que existe relação entre a aterosclerose aórtica e a coronariana, e que as lesões das artérias coronárias são mais acentuadas que as alterações apresentadas na parede da aorta.

Biografia do Autor

Priscilla da Costa Martins, CESUMAR
Acadêmica do Curso de Fisioterapia do CESUMAR - Centro Universitário de Maringá, Bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Científica do CESUMAR/PROBIC)
Sônia Maria Marques Gomes Bertolini, CESUMAR / UEM
Orientadora, Docente do CESUMAR - Centro Universitário de Maringá e Universidade Estadual de Maringá
Publicado
2007-07-19
Seção
Artigos Originais