Análise da estrutura do ramo interventricular anterior da artéria coronária esquerda de indivíduos com aterosclerose da porção ascendente da aorta

  • Priscilla da Costa Martins CESUMAR
  • Sônia Maria Marques Gomes Bertolini CESUMAR / UEM

Resumen

Esta pesquisa teve como objetivo analisar a estrutura de parede do ramo interventricular anterior da artéria coronária esquerda de 10 corações com aterosclerose de porção ascendente da aorta de indivíduos de ambos os sexos e diferentes faixas etárias. Após a coleta, o material foi fixado em formol a 10% pelo período de 10 dias. De cada coração foram retirados segmentos do ramo interventricular anterior e da porção ascendente da aorta, e a seguir os segmentos do ramo interventricular anterior foram submetidos a tratamento histológico de rotina. Os resultados obtidos revelaram a presença de lesões ateroscleróticas na parede da aorta associadas a alterações na túnica íntima do ramo intraventricular anterior, s quais variaram desde um leve espessamento até à formação de placas de ateroma. Conclui-se que existe relação entre a aterosclerose aórtica e a coronariana, e que as lesões das artérias coronárias são mais acentuadas que as alterações apresentadas na parede da aorta.

Biografía del autor/a

Priscilla da Costa Martins, CESUMAR
Acadêmica do Curso de Fisioterapia do CESUMAR - Centro Universitário de Maringá, Bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Científica do CESUMAR/PROBIC)
Sônia Maria Marques Gomes Bertolini, CESUMAR / UEM
Orientadora, Docente do CESUMAR - Centro Universitário de Maringá e Universidade Estadual de Maringá
Publicado
2007-07-19
Sección
Artigos Originais