O Consumo Infantil de Aparelhos Eletroeletrônicos: Análise de Filmes Publicitários de uma Empresa de Telefonia Celular
Palavras-chave:
Aparelhos Eletroeletrônicos, Capitalismo Contemporâneo, Celulares, Publicidade InfantilResumo
Este artigo buscou analisar o discurso sociopolítico e os valores presentes em filmes publicitários voltados ao público infantil e se esta comunicação influencia o consumo de aparelhos eletroeletrônicos por crianças. Para tanto, é efetuada uma revisão de literatura acerca do Capitalismo Contemporâneo, da Sociedade de Consumo e da Infância, desde a publicidade infantil e sua autorregulamentação até os benefícios e malefícios do uso de aparelhos eletroeletrônicos. Assim, foram efetuadas duas análises de filmes publicitários de uma operadora de telefonia celular veiculados na televisão aberta e elaborado um questionário, aplicado em 114 pais com filhos de zero a doze anos, com o objetivo de identificar o que leva as crianças a consumir aparelhos eletroeletrônicos, com dados como razão de compra, solicitação de aparelhos, entre outros. O trabalho identifica a responsabilidade da comunicação publicitária, que possuiu um discurso sociopolítico muito incisivo, e disserta sobre a necessidade da regulamentação ou mesmo banimento deste tipo de comunicação. Ao final do estudo, apresentam-se as considerações finais da autora, obtidas através da revisão bibliográfica e das interpretações das análises dos filmes e dos resultados quantitativos do questionário aplicado, levando à ideia de que a publicidade possui grande responsabilidade social, e, portanto, o debate sobre a extinção da publicidade infantil, ou mesmo forte regulamentação, deve estar sempre presente na sociedade. Porém, este tipo de comunicação não pode ser considerada a influenciadora primária do consumo de determinados aparelhos pelo público infantil, uma vez que outras situações sociais também são grandes fomentadoras do consumo por crianças.Downloads
Publicado
2015-11-18
Como Citar
Almeida, M. S. (2015). O Consumo Infantil de Aparelhos Eletroeletrônicos: Análise de Filmes Publicitários de uma Empresa de Telefonia Celular. Iniciação Científica Cesumar, 17(2), 133–143. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/iccesumar/article/view/3287
Edição
Seção
Artigos Originais
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