O Consumo Infantil de Aparelhos Eletroeletrônicos: Análise de Filmes Publicitários de uma Empresa de Telefonia Celular

  • Mariana Springer Almeida Fatec - Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo
Palavras-chave: Aparelhos Eletroeletrônicos, Capitalismo Contemporâneo, Celulares, Publicidade Infantil

Resumo

Este artigo buscou analisar o discurso sociopolítico e os valores presentes em filmes publicitários voltados ao público infantil e se esta comunicação influencia o consumo de aparelhos eletroeletrônicos por crianças. Para tanto, é efetuada uma revisão de literatura acerca do Capitalismo Contemporâneo, da Sociedade de Consumo e da Infância, desde a publicidade infantil e sua autorregulamentação até os benefícios e malefícios do uso de aparelhos eletroeletrônicos. Assim, foram efetuadas duas análises de filmes publicitários de uma operadora de telefonia celular veiculados na televisão aberta e elaborado um questionário, aplicado em 114 pais com filhos de zero a doze anos, com o objetivo de identificar o que leva as crianças a consumir aparelhos eletroeletrônicos, com dados como razão de compra, solicitação de aparelhos, entre outros. O trabalho identifica a responsabilidade da comunicação publicitária, que possuiu um discurso sociopolítico muito incisivo, e disserta sobre a necessidade da regulamentação ou mesmo banimento deste tipo de comunicação. Ao final do estudo, apresentam-se as considerações finais da autora, obtidas através da revisão bibliográfica e das interpretações das análises dos filmes e dos resultados quantitativos do questionário aplicado, levando à ideia de que a publicidade possui grande responsabilidade social, e, portanto, o debate sobre a extinção da publicidade infantil, ou mesmo forte regulamentação, deve estar sempre presente na sociedade. Porém, este tipo de comunicação não pode ser considerada a influenciadora primária do consumo de determinados aparelhos pelo público infantil, uma vez que outras situações sociais também são grandes fomentadoras do consumo por crianças.

Biografia do Autor

Mariana Springer Almeida, Fatec - Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo
Discente do curso de MBA Executivo em Gestão Empresarial pela Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec).
Publicado
2015-11-18