<b>O Atual Currículo de Matemática: Ecos da Geometria Euclidiana e Seu Contexto Sócio-Cultural-Histórico

  • Cristiane Coppe de Oliveira Universidade Guarulhos – UnG
  • Flávia de Fátima Santos Silva Universidade Guarulhos - UnG
Palavras-chave: História de Alexandria, Geometria Euclidiana, Currículo, History of Alexandria, Euclidian Geometry, Study program.

Resumo

Diante de inquietações, surgidas na licenciatura em Matemática, questionava-nos sobre a história da matemática e o seu ensino. Essas inquietações eram direcionadas no sentido de entender se a mesma nos auxiliaria em nosso enriquecimento cognitivo/intelectual ou em nossa futura prática docente. Desse modo, nasceu à idéia deste projeto de Iniciação Científica, o qual tem nos proporcionado respostas concretas e desafios, levando-nos a crer que a história da Matemática é de suma importância para as duas vertentes. O conjunto de idéias e costumes que contextualizaram a história de Alexandria, que se inicia no período Helenístico, e os marcos geométricos sistematizados pelos gregos dessa época, objetivam a essência deste projeto.Tendo o conhecimento histórico sobre quais eram feitos os questionamentos do período, helenístico, vislumbramos algumas perguntas tais como: o que é, de onde vem, e prá que serve a Geometria? As quais tornaram-se dúvidas freqüentes no processo de ensino e de aprendizagem da geometria. Cabe aos educadores matemáticos, trabalharem esses conteúdos de forma a contextualizá-los em sua prática docente. A conclusão desse trabalho nos ocasionou alusões para que a história da geometria auxilie como um instrumento facilitador no processo de ensino e de aprendizagem da geometria, por meio de seu atual currículo.

Biografia do Autor

Cristiane Coppe de Oliveira, Universidade Guarulhos – UnG
Mestre em Educação Matemática pela Universidade do Estado de São Paulo – UNESP; Doutora em Educação Matemática pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP; Docente do Curso de História da Matemática da Universidade Guarulhos – UnG. E-mail: criscoppe@uol.com.br
Flávia de Fátima Santos Silva, Universidade Guarulhos - UnG
Graduada e bolsista PIBIC em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Guarulhos – UnG; Pós-graduanda em Educação Matemática pela Universidade Guarulhos – UnG. E-mail: flavia_fss@terra.com.br; flavia_vitruviano@hotmail.com
Publicado
2009-06-15
Seção
Artigos de Iniciação Científica