Fatores Pós-Abate que Influenciam a Qualidade da Carne de Frango

  • Amanda Teigão Muller UNICESUMAR - Centro Universitário de Maringá
  • Eliane Cuaglio Paschoal UNICESUMAR - Centro Universitário de Maringá
  • José Maurício Gonçalves dos Santos Cesumar
Palavras-chave: Armazenamento, Características Sensoriais, Congelamento

Resumo

A cadeia da carne de frango no Brasil é um importante setor do agronegócio, ocupando a terceira maior produção mundial e o primeiro lugar nas exportações. Este setor, na tentativa de satisfazer novas tendências de consumo vem buscando alternativas para atender rapidamente a demanda crescente por carnes e o fornecimento de produtos que tenham características desejáveis aos consumidores. A qualidade da carcaça e da carne de frango é cada vez mais exigida, devido a uma série de mudanças no hábito de consumo, como cortes e produtos desossados de carne que estão sendo mais procurados para o processamento e crescimento do consumo de produtos de preparo rápido, facilitando a vida do consumidor. O seguinte estudo visa avaliar os fatores pós-abate que influenciam na qualidade da carne de frango e relacionar os efeitos da temperatura, congelamento e armazenagem sobre a carne. Características sensoriais desejáveis pelo consumidor, como cor, brilho, aroma, suculência, maciez e textura, são afetadas durante os processos de congelamento, descongelamento e armazenamento, resultando em produtos com baixa aceitação pelos consumidores, proporcionando um dos maiores desafios para a indústria de carnes.

Biografia do Autor

Amanda Teigão Muller, UNICESUMAR - Centro Universitário de Maringá
Discente do Curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR; Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq - UNICESUMAR)
Eliane Cuaglio Paschoal, UNICESUMAR - Centro Universitário de Maringá
Discente do Curso de Medicina Veterinária do Departamento de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR
José Maurício Gonçalves dos Santos, Cesumar
O
Publicado
2013-11-26
Seção
Publicações Temáticas