Presença da teoria de registros de representação semiótica em produtos educacionais: um estudo da Região Sul do Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9184.2026v26.e14079

Palabras clave:

Teoria dos Registros de Representação Semiótica, Produtos Educacionais, Programas Pós-Graduação Profissionais em Ensino

Resumen

O presente estudo objetivou investigar a presença e a utilização da Teoria de Registros de Representação Semiótica em Produtos Educacionais oriundos de dissertações e/ou teses produzidas em Programas de Pós-Graduação Profissionais da Região Sul do Brasil. Para tanto, a pesquisa identificou os programas e examinou os materiais produzidos nos últimos anos. De natureza qualitativa, a análise do corpus, constituído de 15 Produtos Educacionais, seguiu os pressupostos da Análise de Conteúdo, consolidando 6 categorias definidas a priori: C1) registros utilizados, C2) tipologia do Produto Educacional, C3) nível de ensino, C4) conteúdo específico, C5) instituição de implementação e C6) referenciais teóricos associados à TRRS. As análises mostraram grande utilização da língua natural, algébrica e numérica nesses materiais, sendo todos os produtos classificados como materiais Material didático/instrucional (PTT1), além de pouca aplicação para o Ensino Superior e associação com outros referenciais tais como: Múltiplas Representações, Tecnologias da Informação e Comunicação, Ensino Híbrido, Sala de Aula Invertida, Rotação por Estações, Modelagem Matemática e Teoria das Situações Didáticas.

Biografía del autor/a

Samuel Fernandes de Araújo, UENP/ Graduando de Matemática

Graduando de Matemática pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Jacarezinho, Paraná, Brasil.

Daniel Trevisan Sanzovo, UENP/Profesor

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor Associado da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) do Colegiado de Matemática do Campus de Jacarezinho e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) do Campus de Cornélio Procópio, Paraná, Brasil.

Citas

AINSWORTH, S. DeFT: A conceptual framework for considering learning with multiple representations. Learning and instruction, v. 16, n. 3, p. 183-198, 2006.

ALMEIDA, L. M. W.; BRITO, D. O conceito de função em situações de Modelagem Matemática. Zetetiké, Campinas, v.12, n.23, 2005.

ARENA, K. N. Atividades dinâmicas para o ensino de vetores na plataforma GeoGebra. Produto Educacional (Mestrado e Doutorado Profissionais) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias, PPGECMT. Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC. Joinville, 2021. 180p.

AYOUB, S. M.; LOPES, M. C. Função Afim: Sequência Didática com base no Ensino Híbrido. Produto Educacional (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, PPGDR. Universidade Regional de Blumenau, FURB. Blumenau, 2021. 49p.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora, 1994.

BOSZKO, L.; TRENTIN, M. A. S. Jogando com Frações: sequência didática. Produto Educacional – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, PPGECM. Universidade de Passo Fundo, UPF. Passo Fundo, 2018. 65p.

BRANDL, E.; SILVA, V. C. Desenvolvendo sistemas lineares para o ensino médio, com base nos registros de representação semiótica de Duval. Produto Educacional (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, PPGDR. Universidade Regional de Blumenau, FURB. Blumenau, 2018. 91p.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Ficha de Avaliação – Programas Acadêmicos e Profissionais: Área 46 – Ensino. Brasília: CAPES, 2020.

BRASIL, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Documento de Área – Ensino. Brasília: CAPES, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BROUSSEAU, G. Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. Ática, 2008.

CARNIÉLL, A. F.; CARGNIN, C. Jogos Didáticos: Um Olhar Inclusivo para o Ensino de Números Complexos a Autistas. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, PPGMAT. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR. Londrina, 2022. 85p.

CHRISTENSEN, C. M.; HORN, M. B.; STAKER, H. Ensino Híbrido: uma Inovação disruptiva? Uma introdução a teoria dos híbridos. Clayton Christensen Institute, Instituto Península, v. 1, n. 1, p. 1-52, 2013.

COUTINHO, D. M.; CARGNIN, C. Atividades para Ensinar Multiplicação e Divisão de Polinômios. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, PPGMAT. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR. Londrina, 2019. 24p.

DALTO, J. O.; SILVA, K. A. P. Dez anos de PPGMAT: trajetórias traçadas e avanços para a contemporaneidade. Ensino e Tecnologia em Revista, v. 9, n. 3, p. 1-10, 2025.

DE GOES, A. L.; SANZOVO, D. T. Análise de uma atividade de Trigonometria para o Ensino Médio pautada na Teoria dos Registros de Representação Semiótica e Múltiplas Representações. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, v. 8, n. 2, p. 944-961, 2024a.

DE GOES, A. L.; SANZOVO, D. T. Sequência de Atividades de Trigonometria com base nas Múltiplas Representações e na Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Ensino) – Programa de Pós-graduação em Ensino, PPGEN. Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP. Cornélio Procópio, 2024b. 64p.

DE GOES, A. L.; SANZOVO, D. T.; LUCAS, L. B.; LUCCAS, S. A Teoria dos Registros de Representação Semiótica e Múltiplas Representações na Educação Matemática: uma Revisão Sistemática de Literatura. Ensino, Educação e Ciências Humanas, v.25, n.2, 2024.

DUVAL, R. Registros de representações semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. In: MACHADO, S. D. A. Aprendizagem em matemática: registros de representação semiótica. 8. ed., Campinas: Papirus, 2011. p.11-34.

DUVAL, R. Semiosis y pensamiento humano: registros Semióticos y aprendizajes Intelectuales. Universidad del Valle: Peter Lang, 2004.

FORTES, L. B. Ensino de sistemas lineares usando modelagem matemática e registros de representação semiótica em uma turma do 9° ano do ensino fundamental. 2021. 92f. Dissertação (Mestrado Profissional) – Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021.

HORN, M. B.; STAKER, H. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

KISNER, M. C. F.; CARGNIN, C. Tarefas para o Desenvolvimento da Visualização em Geometria. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, PPGMAT. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR. Londrina, 2022. 75p.

KORALESKI, L. G.; PASA, B. C.; SCHEFFER, N. F. A Teroria dos Registros de Representação Semiótica em atividades do Geogebra: um estudo com a função quadrática. Revista Eletrônica de Educação Matemática, v.20, p.1-19, 2025.

KRESS, G. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. Routledge, 2010.

NUNOMURA, A. R. T.; SILVA, K. A. P.; PIRES, M. N. M. Explorando a Escola: Possibilidades de Atividades de Modelagem Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, PPGMAT. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR. Londrina, 2021. 93p.

RANGEL, F. S.; AMADO, M. V.; TERRA, V. R. Produtos Educacionais da formação de professores em Ciências e Matemática: tipologia de produção em um programa stricto sensu do Espírito Santo. Educitec-Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 11, n. jan./dez., p. e257225, 2025.

SANTOS, R. A.; CARGNIN, C. Prismas e Pirâmides: Uma Sequência Didática. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, PPGMAT. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR. Londrina, 2021. 32p.

SANZOVO, D. T. Níveis Interpretantes alcançados por estudantes de licenciatura em ciências biológicas acerca das Estações do Ano por meio da utilização da estratégia de Diversidade Representacional: uma Leitura Peirceana para sala de aula. 2017. 192 p. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2017.

SCHULZ, M. A.; SILVA, V. C. Números racionais e suas representações com base no ensino híbrido. Produto Educacional (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, PPGDR. Universidade Regional de Blumenau, FURB. Blumenau, 2017. 49p.

TOZO, G. A.; SANZOVO, D. T.; LUCAS, L. B. Teoria dos Registros de Representação Semiótica e Diversidade Representacional para o ensino de derivada de uma função: um mapeamento sistematizado de produtos educacionais. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática, v.10, n.1, p.1-15, 2026.

VOLCE, C. J.; CARGNIN, C. Decolagem e Pouso de um Avião: Embarque nesse Voo com Destino a uma Aplicação de Números Complexos. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, PPGMAT. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR. Londrina, 2022a. 55p.

VOLCE, C. J.; CARGNIN, C. Trincas Complexas: Um Jogo para Representar Graficamente Operações Algébricas com Números Complexos. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, PPGMAT. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR. Londrina, 2022b. 25p.

WAIDEMAN, A. C. Caderno de Questões para o Estudo de Derivadas. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, PPGMAT. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR. Londrina, 2018b. 38p.

WAIDEMAN, A. C. Do Papel à Tela do Celular: Um Aplicativo para os Estudos de Derivadas. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, PPGMAT. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR. Londrina, 2018a. 23p.

Publicado

2026-08-18

Cómo citar

Araújo, S. F. de, & Sanzovo, D. T. (2026). Presença da teoria de registros de representação semiótica em produtos educacionais: um estudo da Região Sul do Brasil. Iniciação Científica Cesumar, 28, e14079. https://doi.org/10.17765/2176-9184.2026v26.e14079

Número

Sección

Artigos de Revisão