Utilização de Jogos Didáticos: Um Recurso que Favorece o Processo de Ensino e a Aprendizagem

  • Leila Rosa Menechini Faculdade Integrado de Campo Mourão - PR
  • Morgana Claudia da Silva Faculdade Integrado de Campo Mourão – PR
Palavras-chave: Jogos, Dificuldades, Ensino-aprendizagem.

Resumo

O ensino-aprendizagem, no decorrer dos anos, vem sofrendo mudanças na metodologia de ensino, buscando formas que facilitem o trabalho do professor neste processo. As mudanças referentes aos recursos didáticos, principalmente os pedagógicos, incluem os jogos didáticos que, quando usados adequadamente tornam a aprendizagem menos mecânica, mais significativa e prazerosa para o aluno. A presente pesquisa objetivou identificar se os professores da Rede Estadual do município de Quinta do Sol – PR se sentem preparados para utilizarem os jogos didáticos como meio de processo-aprendizagem em suas aulas. Utilizou-se como instrumento um questionário contendo seis questões, sendo uma fechada e cinco abertas, aplicadas aos professores que foram abordados na escola para responderem o instrumento. Desta forma, identificou-se que os professores apontaram como as principais dificuldades para a aplicação dos jogos didáticos terem uma carga horária curta de aula, um número excessivo de alunos em sala e, principalmente, se sentem despreparados para trabalhar seus conteúdos através dos jogos didáticos. Tomando como base estes apontamentos se torna necessário que a escola possua um material de apoio de qualidade para dar suporte ao educador e esclarecer as dúvidas dos mesmos em relação aos jogos didáticos. Dentre os professores entrevistados, os únicos que fazem a utilização dos jogos em suas aulas são da disciplina de Educação Física, pois faz parte da natureza da mesma. Sendo assim, pode-se apontar que, apesar das dificuldades encontradas, se os professores fossem preparados estariam utilizando o jogo didático como mais um elemento de ensino em suas aulas Os jogos didáticos podem ser então mais um instrumento de ensino que pode auxiliar professores no processo ensino-aprendizagem da escola.

Biografia do Autor

Leila Rosa Menechini, Faculdade Integrado de Campo Mourão - PR
Discente do curso de pós-graduação em Docência do Ensino Superior da Faculdade Integrado de Campo Mourão - PR. E-mail: leilarosamene@hotmail.com
Morgana Claudia da Silva, Faculdade Integrado de Campo Mourão – PR
Docente do colegiado de Educação Física da Faculdade Integrado de Campo Mourão – PR. E-mail: morgana.silva@grupointegrado.br
Publicado
2011-07-18
Seção
Artigos Originais