Análise dos Saberes Necessários para a Inclusão de Alunos com Dediciência Visual Dispostos na Série Saberes e Práticas da Inclusão no Ensino Fundamental

  • Hellen de Carvalho Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Célia Regina Vitaliano Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Educação Especial, Formação de Professores, Alunos com Deficiência Visual

Resumo

O objetivo do presente trabalho consistiu em identificar no fascículo da Série Saberes e Práticas da Inclusão: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos cegos e de alunos com baixa visão (BRASIL, 2006), as recomendações pertinentes à formação dos professores para inclusão dos alunos com deficiência visual no ensino regular, considerando as três dimensões apresentadas por Rodrigues (2008), que são: os saberes, o saber fazer e as atitudes. O método utilizado consistiu em uma análise documental no portal da Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação. Identificamos que a Série analisada prescreve que os professores tenham formação específica, conheçam as especificidades de seus alunos, os recursos necessários para sua escolarização, às estratégias pedagógicas para atender adequadamente os alunos que apresentam baixa visão e os cegos. Também é destacada a necessidade do trabalho em equipe com o professor especializado. Consideramos que embora o fascículo analisado tenha apresentado orientações aos professores para atuar com os alunos deficiência visual, percebemos que o mesmo necessita esclarecer melhor o papel do professor de classe comum e do professor especializado no atendimento as necessidades educacionais especiais desses alunos.

Biografia do Autor

Hellen de Carvalho, Universidade Estadual de Londrina - UEL
Discente do 4º ano do curso de Pedagogia, pela Universidade Estadual de Londrina - UEL; E-mail: hellen-miga@hotmail.com
Célia Regina Vitaliano, Universidade Estadual de Londrina
Docente da Universidade Estadual de Londrina - UEL, no Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), Departamento de Educação - Pedagogia.
Publicado
2012-11-27
Seção
Publicações Temáticas