Uma análise do ensino da língua padrão no 3º ano do ensino médio

  • Silvia de Souza Fregieri CESUMAR
  • Ludhiana Ethel Kendrick Bertoncello CESUMAR
  • Júnior Cezar Castilho CESUMAR

Resumen

Considerando a problemática atual do domínio do uso da Língua Portuguesa nos espaços acadêmicos, neste estudo busca-se verificar o grau de conhecimento e domínio da linguagem padrão pelos alunos do 3º (terceiro) ano do ensino médio em uma escola pública e outra privada, para compreender os elementos conflitantes do processo metodológico de ensino/aprendizagem e sua relação com a competência comunicacional do sujeito educando. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, no que concerne às competências pretendidas apontadas nos PCNs de língua portuguesa para o ensino médio, bem como pesquisa de campo cujos sujeitos foram 24 alunos de ambas as escolas. A eles foi aplicado um questionário composto por 15 questões abertas que versaram sobre a prática da leitura para produção de textos orais e escritos, que visou levantar dados que apontem uma possível origem do problema. Também efetivou-se um estudo acerca das práticas de linguagem, leitura e produção e como essa polifonia pode auxiliar na elaboração dos textos, sejam eles orais ou escritos.

Biografía del autor/a

Silvia de Souza Fregieri, CESUMAR
Acadêmica do Curso de Letras do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR. Bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Científica do Cesumar (PROBIC).
Ludhiana Ethel Kendrick Bertoncello, CESUMAR
Orientadora da pesquisa, docente do Curso de Letras do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR
Júnior Cezar Castilho, CESUMAR
Orientador da pesquisa, docentes do Curso de Letras do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR
Publicado
2007-07-23
Sección
Artigos Originais