Governança e Gestão Internacional: Financiamentos de Empresas Multinacionais Brasileiras na América do Sul

  • Thiago Manolo Mautone Monteagudo UNIGRANRIO - Rio de Janeiro, (RJ)
  • Ana Lucia Malheiros Guedes Professora Doutora PPGA / UNIGRANRIO. PhD em Relações Internacionais, LSE. Rio de Janeiro - RJ
  • Amanda Nieto de Almeida Graduanda Relações Internacionais - UFF - Rio de Janeiro - RJ
Palavras-chave: Banco de Desenvolvimento, Gestão Internacional, Governança Internacional, Multinacionais Brasileiras.

Resumo

A pesquisa que originou este artigo visava dar prosseguimento ao refinamento do modelo interdisciplinar de governança e gestão internacional (GUEDES, 2010) que reconhece as interfaces entre os âmbitos de governança e gestão, que resultam da crescente influência de organizações (governamentais) internacionais e de empresas multinacionais na América do Sul. Neste artigo, especificamente, a influência do âmbito político/governamental está representada pelo papel de fomento assumido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na América do Sul no financiamento de empresas multinacionais brasileiras. Desta forma, este artigo objetiva apresentar os resultados da coleta e análise de dados realizada no período de novembro de 2013 a junho de 2014, por meio de pesquisa documental. Os resultados indicam que as três empresas selecionadas (Odebrecht, Andrade Gutierrez e OAS) se beneficiaram de financiamentos do BNDES para execução de projetos nos seguintes países: Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Peru, Venezuela, Paraguai e Uruguai. Estes projetos refletem também o estreitamento das relações governo-governo e governo-empresa na região.

Biografia do Autor

Thiago Manolo Mautone Monteagudo, UNIGRANRIO - Rio de Janeiro, (RJ)
Graduando Administração Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO), Rio de Janeiro (RJ); Bolsista de Iniciação Científica do CNPq.
Ana Lucia Malheiros Guedes, Professora Doutora PPGA / UNIGRANRIO. PhD em Relações Internacionais, LSE. Rio de Janeiro - RJ
Docente Adjunta do Programa de Pós-graduação em Administração na Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO), Rio de Janeiro (RJ); PhD em Relações Internacionais na London School of Economics and Political Science (LSE); Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq.
Amanda Nieto de Almeida, Graduanda Relações Internacionais - UFF - Rio de Janeiro - RJ
Graduanda Relações Internacionais Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro (RJ); Bolsista de Apoio Técnico a Pesquisa do CNPq.
Publicado
2015-06-30
Seção
Publicações Temáticas