EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES SOBRE A INSERÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA REDE ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.17765/1518-1243.2020v22n2p195-206Palabras clave:
Criança com deficiência, Educação, Inclusão, Rede escolarResumen
O interesse pelo tema se concretiza a partir dos debates intermináveis sobre o processo de inclusão na rede básica de ensino no município de Três Rios no Estado do Rio de Janeiro, assim como conhecê-lo na prática, de maneira que possa levar as experiências alcançadas através da pesquisa. Esta será realizada via levantamento bibliográfico e pesquisa a campo, tendo como intuito a maior aproximação com a realidade das crianças com deficiência mental, assim como com os atores que fazem parte dessa trajetória de inclusão. Outro aspecto levado em consideração são os dados obtidos nacionalmente, que enfatizam os crescentes números de crianças portadoras de necessidades mentais que vêm sendo matriculadas nas classes de ensino regular das escolas anualmente. Para além disso a pesquisa tem como objetivo promover o reconhecimento da realidade e das interferências do meio social e ambiental no processo ensino/aprendizado da criança com deficiência mental, bem como trazer os diagnósticos da realidade do aluno com deficiência, e enfim contribuir para os enfretamentos junto as dificuldades no processo de inclusão das crianças com deficiência mental.Citas
ALMEIDA, N. L. T. O Serviço Social na Educação. Revista Inscrita, Brasília, n. 6, p. 19-24, 2000.
AMARANTE, N. C. A questão da deficiência na sociedade contemporânea: possibilidades e limites da intervenção do serviço social. Rio de Janeiro: CIEE/RJ, 2014.
BATISTA, C. A. M.; FERNANDES, A. C.; FIGUEIREDO, R. V.; GOMES, A. L. L.; MANTOAN, M. T. E.; SALUSTIANO, D. A. Formação continuada a distância de professores para o atendimento educacional especializado. Brasília: SEESP; SEED; MEC, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_dm.pdf. Acesso em: 04 jun. 2020.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pessoas com deficiência. 2010. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/criancas/brasil/nosso-povo/19622-pessoas-com-deficiencia.html Acesso em: 05 jun. 2020.
IBGE. Pesquisa Nacional de Saúde: 2013: acesso e utilização dos serviços de saúde, acidentes e violências: Brasil, grandes regiões e unidades da federação. IBGE, Coordenação de Trabalho e Rendimento. Rio de Janeiro: IBGE, 2015. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv94074.pdf Acesso em: 23 jun. 2020.
INEP. Resumo Técnico: Censo da Educação Básica Estadual 2019. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2020. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/0/Notas+Estat%C3%ADsticas+-+Censo+da+Educa%C3%A7%C3%A3o+B%C3%A1sica+2019/43bf4c5b-b478-4c5d-ae17-7d55ced4c37d?version=1.0. Acesso em: 23 jul. 2020.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Apresentação Fundeb. Site. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/fundeb Acesso em: 24 set. 2020.
MONTOYA, A. O. D. Piaget e a criança favelada: epistemologia genética, diagnóstico e soluções. Petrópolis: Vozes, 1996.
PÁEZ, C. S. M. A integração em processo: da exclusão à inclusão. In: ESCRITOS da criança. n. 06. Porto Alegre: Centro Lydia Coriat, 2001.
PAULON, S. M.; FREITAS, L. B. L.; PINHO, S. G. Documento Subsidiário à Política de Inclusão. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Especial, 2005.
SANCHES, I.; TEODORO, A. Da integração à inclusão escolar: cruzando perspectivas e conceitos. Revista Lusófona de Educação, 2006, 8, p. 63-83.
SAVIANI, D. A nova lei da educação. LDB, trajetória, limites e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 1997.
SOARES, M. C. C. Banco Mundial: políticas e reformas. In: TOMMASI, L.; WARDE, M. J.; HADAD, S. (org.). O Banco Mundial e as políticas educacionais. São Paulo: Cortez: PUC-SP, 1996. p. 15-40.
SOUZA, H. G.; SILVA, G. M. M. Política e Legislação da Educação. 2016. Disponível em: https://md.uninta.edu.br/geral/politicas_e_legislacao_da_educacao/pdf/Politicas%20Educacionais_Livro.pdf. Acesso em: 23 mai. 2020.
TORRES, R. M. Melhorar a qualidade da educação básica? As estratégias do Banco Mundial. In: TOMMASI, L.; WARDE, M. J.; HADAD, S. (org.). O Banco Mundial e as políticas educacionais. São Paulo: Cortez: PUC-SP, 1996. p. 125-193
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.