EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES SOBRE A INSERÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA REDE ESCOLAR

Palavras-chave: Criança com deficiência, Educação, Inclusão, Rede escolar

Resumo

O interesse pelo tema se concretiza a partir dos debates intermináveis sobre o processo de inclusão na rede básica de ensino no município de Três Rios no Estado do Rio de Janeiro, assim como conhecê-lo na prática, de maneira que possa levar as experiências alcançadas através da pesquisa. Esta será realizada via levantamento bibliográfico e pesquisa a campo, tendo como intuito a maior aproximação com a realidade das crianças com deficiência mental, assim como com os atores que fazem parte dessa trajetória de inclusão. Outro aspecto levado em consideração são os dados obtidos nacionalmente, que enfatizam os crescentes números de crianças portadoras de necessidades mentais que vêm sendo matriculadas nas classes de ensino regular das escolas anualmente. Para além disso a pesquisa tem como objetivo promover o reconhecimento da realidade e das interferências do meio social e ambiental no processo ensino/aprendizado da criança com deficiência mental, bem como trazer os diagnósticos da realidade do aluno com deficiência, e enfim contribuir para os enfretamentos junto as dificuldades no processo de inclusão das crianças com deficiência mental.

Biografia do Autor

Ricardo William Guimarães Machado, Faculdade Redentor - UniRedentor
Docente do Curso de Graduação em Serviço Social da Faculdade Redentor (Unidade Paraíba do Sul). Mestre em Serviço Social pela PUC-RIO, Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
Elisângela de Freitas Ferreira, Faculdade Redentor - UniRedentor
Graduanda em Serviço Social na Faculdade Redentor (Unidade Paraíba do Sul), Paraíba do Sul (RJ), Brasil.

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Publicado
2020-12-21
Seção
Artigos Originais